Total de visualizações de página

terça-feira, maio 31, 2011

Idesp apresentará pesquisas na Semana do Meio Ambiente

Desmatamento, gestão de resíduos sólidos, indicadores de qualidade ambiental. Esses são alguns dos temas que serão tratados no ciclo de debates realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), no próximo dia 09 (quinta-feira), a partir das 8h. O evento integra a programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que reúne diversas entidades para divulgar e debater a importância da preservação ambiental, sobretudo para as futuras gerações.
O Idesp apresentará projetos e estudos que envolvem a questão do meio ambiente no Pará. Entre eles, a pesquisa “Indicadores de Qualidade Ambiental dos Municípios Paraenses”, voltada à gestão municipal. Trata-se de um sistema de 17 indicadores ambientais, a partir da análise de variáveis econômicas, sociais, institucionais e ambientais dos 143 municípios paraenses, que pode ser utilizada como uma ferramenta para avaliar a qualidade ambiental do Estado, levando em consideração as realidades locais. Esses indicadores são instrumentos que ajudarão na reflexão sobre as realidades locais, apontando como acontecem os processos de apropriação dos recursos naturais e seus reflexos na natureza.
Da programação consta a divulgação do estudo sobre o “Diagnóstico da Gestão Ambiental das Empresas do Estado do Pará”, que visa traçar um perfil ambiental das empresas, para identificar as possibilidades de mitigação dos impactos ambientais que provocam, assim como os avanços já alcançados nessa área em todo o Estado. O diagnóstico está sendo desenvolvido em cooperação técnica com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal do Pará (UFPA), Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) e Federação da Agricultura do Pará (Faepa).
Mercado - Em debate estarão ainda os produtos extraídos da floresta, que estão gerando renda no mercado paraense e conquistando consumidores nacionais e internacionais. É o que mostra o estudo “Cadeias de Comercialização de Produtos Florestais Não-Madeireiros (PFNM)”, desenvolvido pelo Idesp em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal (Ideflor).
O estudo contém análises socioeconômicas das cadeias de comercialização dos PFNM para as regiões do Tocantins e Baixo Amazonas. Também foram coletados dados nas áreas dos rios Guamá, Caeté e Xingu, e no Arquipélago do Marajó, que ainda estão sendo analisados por pesquisadores do Instituto.
Todos os resultados estão no banco de dados mantido pelo Idesp: o Serviço de Informação do Estado (SIE), que já reúne mais de um milhão de informações sobre o Pará. As informações estão disponíveis, gratuitamente, na internet.
Na Semana do Meio Ambiente também será montada, nos dias 06 e 7, uma grande feira sobre o tema no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O Idesp participará com um estande, mostrando o trabalho realizado pela instituição.
Será possível conhecer ações e projetos via online, e por meio de visita monitorada e publicações disponíveis ao público. 
Serviço: Programação do Idesp na Semana de Meio Ambiente - Ciclo de palestras no dia 09 de junho, das 8 às 13h, no auditório do Instituto (Rua Municipalidade, 1.461, bairro Umarizal, prédio anexo ao Sebrae).
 PROGRAMAÇÃO
8h30 – Abertura - presidente do Idesp, Adelina Braglia e o diretor de Pesquisa e Estudos Ambientais, Jonas Veiga
8h45 – Palestra: Indicadores de Qualidade Ambiental dos Municípios Paraenses, com Sabrina Forte
09h05 - Desmatamento nos Municípios do Estado do Pará com Termo de Ajuste de Conduta: Uma retrospectiva dos últimos 10 anos, com Magno Macedo
09h25 - Contribuições dos Produtos Florestais Não-Madeireiros para um Pará Sustentável, com Marly Matos
09h45 - Diagnóstico da Gestão Ambiental das Empresas no Estado do Pará, com Marta Amorim
10h05 -Debate sobre temas apresentados
10h20 – Intervalo
10h40 - Plano de Habitação no Estado do Pará, com Andréa Pinheiro
11h - Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos no Estado do Pará, com Sabrina Forte
11h20 - Mapa de Exclusão Social do Pará, com Geovana Pires
11h40 - Serviço de Informação do Estado do Pará (SIE), com Paulo Bastos
12h - Debate sobre temas apresentados
12h15 - Encerramento
Yvana Crizanto – Idesp

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...