Total de visualizações de página

quinta-feira, maio 26, 2011

Concurso miss caipira gay 2011 terá 30 candidatos

O concurso miss caipira gay 2011, da Fundação Cultural de Belém - Fumbel, terá 30 participantes. O evento está confirmado para o dia 26 de junho,  a partir de 19h, na Praça Waldemar Henrique. Os candidatos se reuniram nesta quarta-feira(25) com a direção da Fumbel para conhecer o regulamento. O concurso está inserido no calendário oficial do festival junino da Prefeitura Municipal de Belém, que este ano será realizado de 17 de junho a 03 de julho.
O miss caipira gay é um concurso tradicional da época e existe há 14 anos. O diretor técnico da Fumbel, Rui Martins, destaca a disputa pelo título como um momento para fortalecer a participação gay num evento cultural, erguendo sempre a bandeira de luta contra o preconceito. "É um concurso de nível, que tem respaldo e que insere de forma muito natural o movimento no festival", disse. Antes, segundo ele, o movimento gay participava do concurso nos bastidores, nas funções de costureiro e coreógrafo. "Agora não, eles brincam, participam de fato e estão inseridos no festival de forma destacada", explicou Rui.
A quebra do preconceito também é o objetivo dos candidatos. O vencedor do ano passado, Lauanda Branche, por exemplo, faz questão de destacar sua partipação pela segunda vez no concurso dentro de um contexto positivo. "Vou participar com seriedade mais uma vez, expressando alegria e não vulgaridade. A gente leva a sério mesmo e as pessoas gostam, tanto que o dia de maior público no festival junino sempre foi no dia do concurso caipira gay", enalteceu.
O mais antigo participante do concurso, Raissa Gorbachof, confirmou presença mais uma vez. O candidato disputou todas as versões até aqui e diz que a cada ano o evento ganha mais força. Raissa é do tempo em que os homossexuais eram meros coadjuvantes dos festivais juninos em Belém. Segundo ele, as quadrilhas que colocavam gays vestidos de mulher, por exemplo, eram desclassificadas. "A gente só participava por baixo do pano, sem valor na sociedade. Hoje não, estamos bricando de verdade, sem preconceito", destacou.

Texto: Gilson Faria
Fotos: Elivaldo Pamplona
Edição:Comus

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...