Total de visualizações de página

sexta-feira, maio 27, 2011

CURTINHAS: Foca-bebê perdida é resgatada na Alemanha

Um filhote de foca abandonado foi resgatado no norte da Alemanha nesta sexta-feira (27). O animal orfão foi batizado de Waldemar e receberá cuidados na estação de Friedrichskoog, antes de ser devolvido ao mar do Norte.
Polícia Civil prende acusado
de matar soldado
Na manhã desta sexta-feira (27), a Divisão de Homicídios da Policia Civil cumpriu o mandado de prisão contra Pablo Henrique Santos da Silval, vulgo “Pablo Preto”, de 20 anos, acusado de participar da morte do de Thiago Baracho, soldado da Aeronáutica assassinado em 8 de dezembro do ano passado.
(DOL, com informações de J.R Avelar)
Ação cidadã leva assistência
ao município de Bannach
Em execução desde o dia 7 de maio, a agenda do Projeto Cidadania já promoveu mutirões sociais em diversos municípios do estado, entre eles Ananindeua, Ipixuna do Pará, Eldorado dos Carajás, Xinguara, Sapucaia e Rio Maria. Desta vez, o município de Bannach, no sudeste paraense, recebe a ação cidadã da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos. O atendimento será realizado até esta sexta-feira, 27.
Carteiras de identidade e profissionais serão emitidas durante o evento. Além de trabalhar no interior do estado, o projeto, que busca levar cidadania a todos os paraenses, atua em vários bairros na Região Metropolitana de Belém. Telégrafo, Guamá, Una são alguns dos que já foram assistidos pela ação.
Eleição da Comissão de Fiscalização
das obras do PAC em Icoaraci
A Cohab vai realizar, no dia 6 de junho, uma assembléia geral, em Icoaraci, para eleger os novos membros da Comissão de Fiscalização das obras do Projeto PAC, na área do Taboquinha , em Icoaraci. A comissão será eleita por membros da comunidade envolvida na área de construção das unidades habitacionais que integram o PAC, com a missão de fiscalizar o andamento e execução das diversas etapas do projeto. A Cohab, por meio do seu setor de assistência social, está fazendo a mobilização da população da comunidade do Taboquinha para que participe da assembleia.
Data da pauta: 06/05/2011 09:00:00
Data de expiração: 06/05/2011 11:00:00
Local: Sede Social do Pinheirense Sport Club
Endereço: Rua Manoel Barata, 130 - Icoaraci – Belém
1° Encontro Estadual de
Controle Preventivo
A Auditoria Geral do Estado (AGE) estará realizando no próximo dia 15 de junho, no Auditório do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o 1° Encontro estadual de Controle Preventivo do Estado do Pará, que terá como foco a capacitação do agente público de controle dos órgãos e entidades, junto ao instrumento via web, que irá lhe auxiliar no acompanhamento preventivo das dispensas e inexigibilidades de licitações do Estado.
Para tal, a Auditoria Geral lançará, na ocasião, o Sistema de Controle Preventivo (Siconp) que trata-se de um software que possibilitará ao órgão, via web, obter um maior acompanhamento preventivo e controle das dispensas e inexigibilidades de licitações, contratos e convênios, por meio das publicações no Diário Oficial do Estado, através da web, auxiliando de forma mais eficiente, os agentes públicos de controle e os gestores dos órgãos. Durante o encontro, que contará com a presença do governador do Estado, Simão Jatene, e de secretários de Estado, a AGE assinará quatro termos de cooperação, com os seguintes órgãos: Tribunal de Contas dos Municípios – TCM; Empresa de Processamento de Dados do Pará - Prodepa; Escola de Governo - EGPA e Secretaria de Obras Públicas – Seop, na presença de seus respectivos gestores.
Data da pauta: 15/06/2011 08:00:00
Data de expiração: 15/06/2011 13:00:00
Local: Tribunal de Contas dos Municípios
Endereço: Tv. Magno de Araújo, 474, Telégrafo, CEP 66113- 055
Setran fará terraplenagem na PA-242
Em resposta aos protestos de moradores do distrito de Mirasselvas, em Capanema, que ontem interditaram a BR-308, solicitando a recuperação da PA-242, a Secretaria de Estado de Transportes informa que na próxima segunda-feira, 30, será iniciado um trabalho de terraplenagem nos trechos críticos da referida rodovia que liga Mirasselvas até a BR-308.
A informação foi repassada na última quinta-feira, durante a manifestação dos moradores, pelo chefe do segundo núcleo da Setran, com sede em Capanema, Marcelo Barros. Logo em seguida, os populares desobstruíram a BR, que por algumas horas isolou as cidades de Bragança, Augusto Corrêa e Viseu.
Ação rápida dos Bombeiros evitou o
 pior em incêndio na Terra Firme
Na noite da quinta-feira, 26, um grande incêndio destruiu várias casas na passagem Vitória Régia, na Terra Firme. O Centro Integrado de Operações (Ciop) foi acionado por volta das 21h e logo deslocou 25 bombeiros em cinco viaturas, que atuaram no sinistro que consumiu completamente sete residências. O fogo foi controlado e uma hora depois as equipes fizeram o rescaldo com auxílio de Caminhões Auto-Tanques de 30 mil litros para evitar o retorno das chamas.
Segundo o major BM Augusto Ribeiro não houve vítimas fatais ou feridas, apenas perdas materiais das residências diretamente atingidas. "São muitas casas na vila, casas pequenas, todas de madeira e muito geminadas, algumas de dois pavimentos, o que facilitou a propagação do fogo e se não fosse o rápido combate, os estragos seriam piores". A Defesa Civil Municipal esteve no local para realizar cadastramento das famílias que ficaram desabrigadas e os peritos do Corpo de Bombeiros farão levantamento das possíveis causas. O laudo será divulgado em 15 dias.
Programa Estadual de Qualificação
pretende capacitar 1500 jovens e adultos
Qualificar jovens e adultos paraenses propiciando sua inserção ou reinserção no mercado de trabalho. Esse é o objetivo do Plano Territorial de Qualificação (Planteq) e do Plano Setorial de Qualificação (Planaseq), financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que são executados pelo governo feral em parceria com o governo estadual. No Pará, o Programa Estadual de Qualificação é coordenado pela Secretaria de Trabalho Emprego e Renda (Seter) e pretende capacitar, a partir do segundo semestre deste ano, cerca de 1500 pessoas, em 17 municípios paraenses.
O programa será direcionado para trabalhadores inscritos no Sistema Público de Emprego (Sine), trabalhador doméstico, rural, pescador, piscicultor pessoas portadoras de necessidades especiais, jovens em situação de risco, mulheres vítimas de violência, índios e quilombolas, trabalhadores libertos do trabalho escravo e pessoas com mais de 40 anos.
Os municípios que farão parte do programa de qualificação foram escolhidos de acordo com alguns critérios, como os que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que estão situados onde grandes projetos com potencial de trabalho e renda estão instalados e os que fazem parte da Agenda Mínima do governo. “O grande desafio é conseguir condições para que o povo do Pará, em especial, os trabalhadores que fazem e fortalecem este estado todos os dias, possam usufruir dos mais de 150 mil empregos que serão gerados nos próximos anos, de modo que o desejo da melhoria da qualidade de vida se realize pelo trabalho decente de todos e de cada um”, disse  Rodivan Nogueira, diretor de qualificação profissional da Seter.
A meta do programa é qualificar trabalhadores, fechar parcerias, aumentar a empregabilidade e encaminhar 20% de trabalhadores qualificados ao mercado de trabalho.
Bruna Campos – Secom
Sema e parceiros discutem ações de
proteção às unidades de conservação do Pará
Diagnosticar pressões e ameaças, e planejar ações de proteção de quatro unidades de conservação para o ano de 2011 são os objetivos da 1ª Oficina de Proteção e Fiscalização das Unidades de Conservação Estaduais da Região Metropolitana de Belém (RMB), que acontece até esta sexta-feira, 27, no auditório do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), na capital paraense. São unidades de conservação da RMB a Área de Proteção Ambiental da Ilha do Combu, Parque Estadual do Utinga (Peut), APA Metropolitana de Belém (que envolve áreas do entorno do Peut e da Embrapa, UFPA e Ufra), e o Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia (antiga Fazenda da Pirelli).
De acordo com Pedro Baía, gerente do Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, a participação de todas essas instituições e atores na oficina vai permitir aos gestores da Sema identificarem as questões mais críticas das Unidades de Conservação. “Assim, poderemos listar os problemas e discutir juntos a melhor saída para cada um. A partir das experiências compartilhadas, faremos o planejamento de 2011, que irá determinar a rotina da fiscalização da Sema”, explicou Baía.
Participam do encontro a Sema (pelas Diretorias de Áreas Protegidas e de Fiscalização), o BPA, a Polícia Rodoviária Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretarias de Meio Ambiente dos municípios, as equipes de gestão das Unidades de Conservação (UC) da Sema, membros dos conselhos gestores das UC´s (Universidade Federal do Pará, Universidade do Estado do Pará, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e moradores do entorno das UC´s).
Data da pauta: 27/05/2011 08:00:00
Data de expiração: 27/05/2011 18:00:00
Local: Auditório do Batalhão de Polícia Ambiental - Belém
Endereço: Avenida João Paulo II
AGE lança sistema para controle
das ações dos órgãos públicos
Em consonância com as diretrizes do Governo Simão Jatene, a Auditoria Geral do Estado do Pará (AGE) tem atuado de forma preventiva no acompanhamento da aplicação dos recursos públicos, no âmbito do Poder Executivo Estadual, dentro também de uma política de fortalecimento da figura do Agente Público de Controle Interno - APC. Neste sentido, a AGE realizará, no próximo dia 15 de junho, no Auditório do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o 1° Encontro Estadual de Controle Preventivo do Estado do Pará. O Encontro visa principalmente divulgar e capacitar os Agentes Públicos de Controle e os Gestores, junto ao Sistema de Controle Preventivo (Siconp), software via web, desenvolvido pela AGE, que terá atuação no controle e acompanhamento preventivo das dispensas e inexigibilidades de licitações, dos contratos e convênios, por meio das publicações no Diário Oficial do Estado.
O Siconp irá atender diretamente os servidores integrantes do Controle Interno, subsidiando os APC’s na realização de suas atividades preventivas de controle, assim como apoiar os gestores dos órgãos jurisdicionados. Trata-se de padronização de procedimentos para análise dos processos a serem aplicados pelos APC’s, de forma que se evitem impropriedades e, quando detectadas, seja possível saná-las tempestivamente, contribuindo para garantir a otimização, efetividade e a transparência na aplicação dos recursos públicos, em prol da Sociedade Paraense.
Pará participa de evento que
discutirá a Economia Verde
Tecnologias mais limpas e inteligentes estão construindo um novo modelo econômico – A Economia Verde. E desafio dos países em implantá-las nos seus modelos de gestão será discutido no BGC/RIO Global Green Business, que acontecerá no Rio de Janeiro, de 1 a 3 de junho, onde estarão presentes representantes governamentais, empresas de finanças, infraestrutura e de tecnologia e instituições que estão construindo uma economia verde nas cidades.O evento fará parte das atividades da conferência ONU Rio 2012 e estarão presentes governadores de todo o Brasil, mais seis países, além de empresas mundiais e grupos financeiros, todos voltados para a economia verde.
Na abertura da programação também será lançado o Bright Green Book, o “Livro Verde do Século 21”, contendo as 100 iniciativas mais importantes do mundo na consolidação da Economia Verde nos últimos 10 anos. Na programação, haverá um evento chamado “21 RG”, que abordará os desafios dos governos regionais para fazer com que a economia e meio ambiente comecem a caminhar juntos para o desenvolvimento no século XXI. O governo do Pará deve participar apresentando as melhores oportunidades de desenvolvimento no Estado sob o tema “Um Brasil chamado Amazônia”, que descreverá sobre as oportunidades de desenvolvimento sustentável da Amazônia. Essa nova forma de pensar a economia e desenvolvimento cria grandes oportunidades, movimenta as finanças globais gerando milhões de empregos, e ainda produz impacto positivo na sociedade e no ambiente.
CTBel revitaliza sinalização
de várias ruas da cidade

A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) deu inicio à revitalização da sinalização horizontal e vertical das ruas da cidade.
O trabalho só foi possível após a escolha de empresa vencedora do processo licitatório feito pela Prefeitura Municipal de Belém, após vários recursos de empresas que se sentiam prejudicadas pelo certame.
Já estão sinalizadas as avenidas Nazaré em toda a sua extensão, a Gentil Bittencourt até a avenida  José Bonifácio, e dando sequência , as avenidas Gov. José Malcher, Magalhães Barata, José Bonifácio, Conselheiro Furtado, e as travessas João Balby ; Pariquis e Mundurucus.
Neste sábado (28) e no domingo (29), começam os trabalhos de sinalização das ruas do bairro do Jurunas, iniciando pela travessa Tupinambás, avenida Roberto Camelier ;Honório José dos Santos , Carlos de Carvalho,Bom Jardim , Monte Alegre , Travessa de Breves e avenida Bernardo Sayão,  seguindo depois pelos bairros da Cidade Velha, Campina, Guamá e  Distrito de Icoaraci.
Em ruas muito movimentadas e com grande fluxo de veículos, principalmente ônibus, o serviço de sinalização está sendo realizado pela parte da noite para evitar problemas de circulação e segurança no trânsito. Vale ressaltar, que a execução do projeto de sinalização só é possível em função do tempo, com chuva, se torna inviável realizar o serviço de sinalização.

Texto: Ascom CTBel
Edição: Comus
Congresso no Hangar movimenta
mais de 1.200 participantes
Duas universitárias foram as premiadas com aparelho Ipad na tarde desta quinta-feira, 26, no estande da Fundação Hemopa, durante o primeiro dia do III Congresso Pan Amazônico de Hematologia e Hemoterapia, que está sendo realizado no Hangar até às 18h desta sexta-feira, 27. As duas sortudas foram as estudantes Joze Carla Leite, do curso de Enfermagem do Centro de Estudos Superiores do Pará (Cesupa); e Elisa Chaves Oliveira, da Escola de Ensino Superior da Amazônia (Esamaz). Hoje será realizado o segundo sorteio, às 16h, de outro aparelho Ipad.
Os dois equipamentos foram patrocinados pela empresa Fujicom, através de seu gerente Geral Comercial, Celso Rodrigues. Durante o sorteio, o estande do Hemopa ficou completamente tomado por congressistas concorrentes. No estande do Hemopa, o visitante tem à disposição dois notebooks com acesso livre à internet; dois monitores de TV LCD com exibição de vídeos institucionais e outras peças publicitárias para a captação de doadores e demonstração de outros produtos e serviços oferecidos pela instituição aos seus usuários.
Para quem não conhece o Hemopa, um monitor de LCD exibe o vídeo “Hemotur”, com fotos do "Ciclo do Sangue", que mostra desde a captação de doadores até a distribuição do produto para a rede hospitalar pública e privada do estado, que atualmente é composta por 218 casas de saúde. Mas, o visitante também pode conhecer, pelo mesmo sistema, o atendimento médico especializado a pacientes portadores de doenças do sangue; além do Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP) e a engrenagem da hemorrede no interior do Estado. Mas isso não é tudo, durante todo o dia, uma equipe de funcionários repassam informações gerais sobre os serviços, além da distribuição de sachês com cheiro do Pará, biscoitos regionais, bombons, canetas com logo do Hemopa e material educativo.
Vera Rojas - Ascom Hemopa
Comunidade da escola Eneida de Moraes
comemora aniversário com ação social
A Escola Estadual Eneida de Moraes completará 15 anos de fundação e em comemoração a data promoverá a Ação Social e Cidadã, que disponibilizará para a comunidade consultas pediátricas, palestras, oficinas, entre outros serviços. Na ocasião também haverá a implementação do Projeto Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. A programação acontecerá neste sábado, 28, de 8h às 14h, na escola Eneida de Morais, em Ananindeua.
O projeto “Ação Social e Cidadã” e “Observatório Nacional da Criança e do Adolescente” é uma parceria da escola com a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e tem o objetivo de aproximar a escola da comunidade. A programação prevista incluirá desde atendimentos médicos ofertados a comunidade até uma série de apresentações culturais e desportivas, envolvendo escolas da 14ª e 18ª Unidades “Seduc na Escola”.
Data da pauta: 28/05/2011 08:00:00
Data de expiração: 28/05/2011 14:00:00
Local: Escola Eneida de Moraes
Endereço: localizada no conjunto Júlia Seffer, rua Coletora Leste, S/N, final da linha do ônibus Júlia Seffer – Ananindeua

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...