Total de visualizações de página

quinta-feira, maio 26, 2011

Hemorrede brasileira precisa ser autosuficiente

“Precisamos aumentar a coleta de sangue para podermos atingir a autosuficiência no abastecimento da hemorrede brasileira”. A afirmação é do presidente da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH), Dr. Cármino Antônio de Souza, que abriu os trabalhos do “III Congresso Pan Amazônico de Hematologia e Hemoterapia” e “IV Encontro Anual de Glóbulos Vermelhos e do Ferro”, que começou hoje e se estenderá até esta sexta-feira, 27, no Hangar, de 8h as 18h. O evento está sendo promovido pela ABHH com apoio da Fundação Hemopa.
Cármino agradeceu e parabenizou a presidente da Fundação Hemopa, Dra. Luciana Maradei, e sua equipe pelo empenho e apoio na organização do evento científico, que reúne mais de mil congressistas, contabilizando a exibição de 200 trabalhos em pôsteres de profissionais da Região Norte e de outras regiões do país, que concorrerão ao prêmio de “João Carlos Pina Saraiva”, cuja premiação será entregue hoje, às 19h, durante a solenidade de abertura oficial do evento. “O Congresso Pan Amazônico já faz parte do calendário oficial de eventos da ABHH e tem alcançado  sucesso nas seguidas edições. Mas este Pan superou todas expectativas”, afirmou o médico.
Sobre o cenário da doação voluntária de sangue no Brasil, Cármino pontuou a imperativa elevação da quantidade e qualidade das coletas efetivadas no País para minimizar, entre outras situações, a dependência da importação de hemoderivados industrializados, que são usados para o tratamento das coagulopatias hereditárias, como Hemofilias, por exemplo
Ainda sobre o panorama nacional da captação de doadores, a responsável pela atividade no Ministério da Saúde (MS), a assistente social Vânia Melo, informou que atualmente a média nacional de doação é de aproximadamente 1.9%, sendo que em algumas regiões brasileiras o índice chega a 2.5%. No Pará essa marca é de 1.7%. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere como parâmetro de 3% a 5% dos habitantes brasileiros doadores.
No entanto, ela destaca que cada estado tem suas peculiaridades e complexidade da rede hospitalar. Ou seja, cada hemocentro estadual só coleta de acordo com sua necessidade. “Para incentivar a doação voluntaria no Brasil, o MS investe na divulgação das ações estratégicas em âmbitos nacional, regional e municipal”.
Segundo a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social Juciara Farias, quase 70% das coletas efetivadas no Pará são do tipo espontâneas. “Isso reflete uma atitude que incentiva o exercício de cidadania nos jovens, tendo em vista que mais de 50% dessas coletas são desse segmento”, revelou. A programação do III Congresso Pan Amazônico de Hematologia e Hemoterapia prossegue nesta sexta, 27, de 9h as 17h, no Hangar.

Vera Rojas - Ascom/Hemopa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...