Total de visualizações de página

terça-feira, maio 31, 2011

Escola Gonçalo Duarte já está em plena atividade educativa

A direção da escola presta homenagem na nova fachada
com um desenho de Gonçalo Duarte. A comunidade gostou
Desde o último dia 9 de maio passado, a Escola de Ensino Estadual de Ensino Fundamental Vereador Gonçalo Duarte já está em plena atividade escolar, apesar das obras que vêm ainda se realizando. O Jornal CORREIO JURUNENSE, esteve visitando as dependências daquela unidade de ensino às proximidades do Complexo de Abastecimento do Jurunas e constatou que as obras ainda continuam em sua fase final. E mesmo ainda em plena complementação das obras, os alunos estão em intensa atividade, inclusive nesta terça-feira eles realizaram eleições para escolher os representantes de turmas e do Conselho Escolar. O secretário de Educação do Pará, Nilton Pinto ainda irá entregar oficialmente a Escola aos alunos e à comunidade em geral, em data ainda ser confirmada. A escola presta uma homenagem ao saudoso vereador que deixou saudades à Naçao Jurunense: Gonçalo Duarte.
Escola e Meio Ambiente:
Cuidar para Preservar
A nova quadra da escola recebendo os retoques finais
A Escola vem realizando desde o último dia 30 de maio e se estende até este dia 2 de junho, a I Semana do Meio Ambiente. A programação é diversa: haverá palestras, oficinas de materiais recicláveis, apresentação de peça teatral, jardinagem, concurso de poesias, exposição e apresentação de trabalhos entre outros. As atividades são destinadas a alunos e professores.
O tema deste ano é “Escola e Meio Ambiente: Cuidar para Preservar”. O objetivo do evento é fazer com que a comunidade escolar se preocupe mais com preservação do ambiente escolar e o meio em que vive, buscando enxergar, imediatamente, soluções para uma escola e um mundo melhor.
Programação:
Dia 30/05: Os professores trabalharam com suas turmas específicas inclusive com sessão de vídeos;
Dia 31/05: Os professores trabalharam com suas turmas específicas; sessão de vídeos e oficinas de vassouras (materiais recicláveis);
Hoje, dia 1º de junho, haverá palestras sobre o meio ambiente ministrado por especialistas da SESAN; e no dia 2º de junho, a culminância com a apresentação dos trabalhos. Os alunos também irão preparar um jardim numa área específica próximo às salas de aulas.
O clima de festa nas eleições na escola para escolha do Conselho Escolar
Programa Mais Educação
O Programa Mais Educação é uma iniciativa do Governo Federal instituído pela Portaria Interministerial Nº 17/2007 que integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral, e que tem como prioridade contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, articulando, a partir do projeto escolar, diferentes programas, projetos e ações nos Estados, Distritos e Municípios.
Uma aluna votando na escolha dos representantes do Conselho
O Programa Mais Educação trata da construção de uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira.
Esta estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesses e de possibilidade das crianças, adolescentes e jovens.
O ideal da Educação Integral traduz a compreensão do direito de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária e como condição para o próprio desenvolvimento de uma sociedade republicana e democrática. Por meio da Educação Integral, se reconhece as múltiplas dimensões do ser humano e a peculiaridade do desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.
A nova visão da área interna da escola
Objetivos
Apoiar a realização, em escolas e outros espaços socioculturais, de ações socioeducativasescolar, incluindo atividades de aprendizagem, culturais e artísticas, esportivas e de lazer, de direitos humanos, de meio ambiente, de inclusão digital e de saúde e sexualidade.
Contribuir para a formação e atenção integral de crianças, adolescentes e jovens.
Foco:
  • Melhoria do rendimento do aluno e do aproveitamento do tempo escolar com realizações no contra-turno;
  • Com a idéia, pretende-se reduzir evasão, reprovação e distorções de idade-série. Ações educativas, artísticas, culturais, esportivas e de lazer.
  • Alunos com defasagem série/idade.
  • Alunos de anos, onde são detectados índices de evasão e/ou repetências.
Alunos e coordenadores da escola preparando para
enfrentar as diversas atividades da Semana do Meio Ambiente
Macrocampos para a
Implementação do Programa:

1 – Acompanhamento Pedagógico: Matemática e Letramento.
2 – Meio Ambiente: Conceitos e práticas em Educação ambiental na escola.
3 – Esporte: Voleibol, Futsal.
4 – Cultura: Dança.
5 – Inclusão Digital: Informática e tecnologia da informação;
6 – Saúde,  Alimentação e Prevenção: Direitos sexuais e reprodutivos.
Monitores: André, Aritanã, Dejanira Arnoud, Denis, Jussara Batista, Leidiane Leal, Márcio Veigas, Marta Santos, Solange Tavares, Thalis Rodrigues, Thiani Tavares e Vaniellen.
Observação Importante: A Coordenação do Programa Mais Educação informa que os integrantes do Mais Educação devem seguir as normas da Escola onde o mesmo funciona (Gonçalo Duarte).
Que a participação às atividades deve ser de 100%, e que serão toleradas, no máximo, três faltas sem justificativas; e
Que o não cumprimento de alguma dessas observações implica no desligamento do aluno do programa.

DIREÇÃO DA ESCOLA CHAMA
 A COMUNIDADE
Os pais dos alunos assim como a comunidade em geral estão sendo convidados para participarem todos os sábados, de diversas atividades sócias educativas e laser na Escola. Os interessados devem procurar a direção. Os cursos e as demais atividades estão no quadro abaixo:
Os cursos que estão à disposição da
comunidade aos sábados

Escola Vereador Gonçalo Duarte
Diretora: Professora Rosângela da Rosa Lobo
Coordenação: Professora Mara Goreth da C. Rodrigues

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...