Total de visualizações de página

quinta-feira, maio 26, 2011

Para encerrar as comemorações pelos seus três anos de fundação, a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) promove neste sábado (28), das 08h00 às 14h00, uma ação de cidadania e saúde na Aldeia Amazônica David Miguel, bairro da Pedreira.
A ação faz parte do projeto Participação Cidadã, que este ano tem como tema “Juventude, Comunidade e Cidadania”. O projeto é desenvolvido por alunos do Projovem Urbano de Belém. “Os alunos discutem situações presentes no dia a dia de sua comunidade como, gravidez precoce, educação ambiental, combate a dengue. A partir dessas discussões é que eles partem para ações efetivas para a solução desses problemas, e são essas ações e outros serviços que estarão sendo colocados à disposição dos moradores do entorno da secretaria neste fim de semana”, explica o secretário de Esporte do Município, João Amaral.
Os beneficiários do programa também vão oferecer à comunidade serviços como auto-exame de mama; verificação de Pressão Arterial ; corte de cabelo; maquiagem; manicure; exposição de produtos de limpeza e higiene pessoal (extraídos da natureza); degustação de alimentos (feitos a partir de oficinas de reaproveitamento de alimentos) como resultado do aprendizado nos cursos profissionalizantes do Projovem Urbano. “O programa não apenas permite que o aluno conclua o ensino fundamental, como também o qualifica para ser inserido no mercado de trabalho. Ele pode escolher um dos diversos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Projovem Urbano, nas áreas de saúde, serviços pessoais, construção e reparos e metal-mecânica”, conclui o gestor da Sejel.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), parceira no evento, também estará  presente  com a distribuição de cerca de 10 mil preservativos, 500 doses de vacinas para pessoas de 19 a 29 anos, escovódromo, testes de sífilis, glicemia, hepatite B e HIV. Além de orientação contra o Tabagismo, aconselhamento nutricional e triagem oftalmólogica.
Outros serviços também serão oferecidos à comunidade do bairro como orientação jurídica fornecida pela Associação Jurídica da UFPA (Cadel); o projeto Maria do Pará, que atua na defesa da mulher no Estado; Delegacia da Mulher, com orientação da população sobre a importância da denúncia em casos de agressão e estupro; distribuição de cerca de 300 mudas de plantas, inclusive ornamentais, fornecidas pela Embrapa e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e alguns espaços voltados para a criança como o Brinca Belém, com brinquedos infláveis e jogos educativos. Haverá ainda exibição de vídeos e o jogo de estratégia, “Mercenários” dedicado a pessoas a partir de 08 anos de idade.
A animação do evento também ficará a cargo dos alunos do Projovem Urbano. Eles estarão se apresentando em grupos folclóricos, danças de hip hop, e em bandas de tecno melody e Calypso Cover. A programação cultural será aberta por alunos da Escola Municipal de Dança e terá ainda a apresentação de um grupo de palhaços da Semma.
O Projovem Urbano é um programa de inclusão social, com duração de um ano e oito meses. Nele, o jovem entre 18 e 29, em situação de risco social, conclui o ensino médio e aprende uma profissão entre as quatro opções oferecidas, que são: serviços pessoais, como cabeleireiro e esteticista; construção e reparos, como eletricista; metal-mecânica, entre eles funilaria e saúde, como atendente de consultório. Em Belém, cerca de três mil jovens estão incluídos no programa que ainda concede uma bolsa de R$ 100,00 a eles.
A programação de aniversário da criação da Sejel começou no dia 07 de maio com a luta internacional de boxe entre o paraense Tadeu Pantoja e o argentino Carlos Rodrigues no Ginásio Altino Pimenta. O paraense levou o título de Campeão Latino Americano na categoria Mosca da Organização Mundial de Boxe (OMB). A programação alusiva ao aniversário da Sejel continuou com a final do torneio de futsal dos alunos do Projovem Urbano e a reapresentação do espetáculo de dança "Traços, Cores e Sons" da Escola e da Companhia de Dança, na última terça-feira, dia 24, no Teatro Gasômetro.

Texto: Ieda Ferreira-Ascom Sejel

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...