Total de visualizações de página

terça-feira, maio 31, 2011

Companhia Municipal de Dança apresenta hoje espetáculo que questiona os padrões de beleza

O belo é ser magro, alto e branco? Porque a sociedade nos impõe padrões de beleza e de comportamento? Essa discussão que começou em um seminário com os alunos da Companhia Municipal de Dança da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) acabou virando tema de peça teatral.
Para tratar sobre o assunto, o espetáculo  “Formatos” conta a história da lenda grega de “Procrusto”. Ele era um bandido que vivia na serra Elêusis, uma espécie de guardião, e que só liberava a passagem pela estrada para quem se encaixava na sua cama de ferro. Se os hóspedes fossem grandes, ele amputava os membros e se fossem pequenos ele os esticava até alcançarem as medidas do móvel. A lenda representa a intolerância do homem em relação ao seu semelhante e, na peça, foi comparada às exigências da sociedade em relação aos padrões de beleza e de comportamento.
No espetáculo, onze bailarinos interpretam os diversos padrões de beleza e de comportamento. “O conceito de feio, lindo, gordo, magro, alto e baixo são tratados na peça. E as diversas situações que essas pessoas acabam vivenciando, como perder um emprego porque é considerada acima do peso, ou ter que manter a magreza ao extremo pelo mesmo motivo”, conta José Félix.
O espetáculo marca os cinco anos de existência da Companhia Municipal de Dança, completados no último dia 18. Serviço: O espetáculo “Formatos” será reapresentado nesta terça-feira, às 20h00, no Teatro Claúdio Barradas da UFPA. A entrada é um quilo de alimentos não perecível.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...