Total de visualizações de página

sábado, maio 28, 2011

Guarda Municipal de Belém conquista excelência em aperfeiçoamento técnico

A Guarda Municipal de Belém formou a 7ª turma do Estágio de Atualização de Procedimentos Táticos Operacionais – APTO. O curso, de seis dias, reuniu 48 guardas de 11 municípios do Pará e de outros estados, como Manaus, São Luiz, Macapá, Salvador e Aracaju. A parceria reforça a credibilidade que a guarda de Belém conquistou nos últimos anos com o trabalho de aperfeiçoamento por meio do Grupamento de Ações Operacionais – GAT, responsável pelo curso.
O treinamento, que iniciou com guardas de Belém, ganhou projeção nacional nos últimos três anos. Hoje o curso é um agente multiplicador, o que deixa a Guarda de Belém como referência em todo o Brasil. Segundo avaliação da Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp, órgão do Ministério da Justiça, a Guarda Municipal de Belém está entre as seis melhores do Brasil e a 2ª que paga melhor. “Esse é o reflexo do investimento na guarda e as conquistas estão surgindo naturalmente por causa da excelência que a corporação vem adquirindo e, com isso, ganhando o respeito da sociedade”, diz a Inspetora Geral, Ellen Margareth.
O chefe da Divisão de Operações da Guarda Municipal de Manaus, Maram Valério, participou do 7º APTO e diz que o nivelamento de técnicas e procedimentos é do mais alto nível e que ficou impressionado com a estrutura da Guarda de Belém, principalmente com o Grupamento de Ações Táticas. “Estão todos no mesmo patamar de qualidade. Viemos adquirir conhecimento e vamos levar algo mais. O GAT está entre os melhores do Brasil”, enalteceu Maram.
A mesma avaliação faz o guarda Jussiê Araújo, de São Luiz. Ele classifica o curso como de alto nível e diz que aprendeu com os melhores instrutores. “O Guarda Municipal tem que estar preparado para enfrentar seus desafios diários. E para estar preparado tem que ter capacitação e é para isso que viemos a Belém. O cidadão exige o máximo do físico e do psicológico e o GAT de Belém tem excelência em ensinar”, elogiou.
O Prefeito de Belém, Duciomar Costa, esteve presente na solenidade de formatura e destacou a importância do intercâmbio entre as Guardas Municipais. Para o Prefeito, o treinamento dá a oportunidade de interação, fortalecendo a corporação de Belém. “A Guarda de Belém procura em cada momento a excelência no serviço para buscar o respeito da comunidade. O aperfeiçoamento é peça importante para a credibilidade”, disse.
O Grupamento de ação Tática tem como objetivo apoiar os serviços operacionais da Guarda Municipal de Belém. Criado, de fato, em janeiro de 1993, o GAT começou com 35 homens voluntários ou indicados por inspetores, recrutados dentro do efetivo da corporação e submetidos a um processo de seleção que consistia em teste de avaliação física, aplicados por professores de Educação Física da corporação; teste de avaliação psicológica em situações de pressão, aplicados pelo Setor Psicossocial, e teste de avaliação técnico-operacional, aplicados por inspetores. A formação dos integrantes era realizada através do Curso de Apoio Tático. Em 27 de outubro de 1995, o GAT foi criado de direito.

Texto: Gilson Farias
Edição: Comus

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...