Total de visualizações de página

sexta-feira, maio 27, 2011

Pará Rural participa de apresentação do Apipará 2011

Técnicos do Programa Pará Rural, vinculado à Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos, estiveram nesta semana em Igarapé-Açu, nordeste do Estado, para participar da apresentação do Apipará 2011, que será realizado de 8 a 11 de dezembro no município. A apresentação foi feita na Câmara de Vereadores para sensibilizar o Poder Legislativo local.
O presidente da Federação das Associações de Apicultores do Estado (Fapic), Gerson Moraes, explicou em detalhes a importância do evento, considerado hoje o maior da Cadeia Produtiva da Apicultura e Meliponicultura do Estado. Moraes aproveitou para informar que a entidade foi a primeira a se reunir com o gerente executivo do Pará Rural, Antônio Carlos da Rocha, na gestão atual do programa. “Acreditamos que o Pará Rural possa ser para nós um projeto amplo de desenvolvimento”, esclareceu, complementando que ele passou a ser fundamental e precisa ser ampliado. “Nós precisamos da parceria de todos para que o evento seja realmente grandioso”, ressaltou a Prefeita de Igarapé-Açu, Sandra Uesugi Nogueira. De acordo com a prefeita, o Apipará vai movimentar toda a economia do município e expor a cultura local.
O gerente da Fazenda Escola, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Arquimedes Leopoldino, aproveitou o evento para apresentar também a versão revisada do Plano de Desenvolvimento Municipal, organizado pelo Fórum de Desenvolvimento Municipal, que congrega várias entidades do município com o incentivo e participação do Pará Rural. Em missão no Pará, a ambientalista das Organizações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Kátia Medeiros, explicou no lançamento sobre a presença do órgão e do Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) para visitar os Projetos de Investimento Produtivo (PIPs), financiados pelo Acordo de Empréstimo entre o Banco Mundial e o Governo do Estado, por meio do Pará Rural.
No município de Igarapé-Açu, Kátia Medeiros, e a representante do Banco Mundial, Ana Paula Gutierrez, visitaram as três comunidades que fazem parte do PIP da Associação Vila União. Estiveram ainda presentes à apresentação os secretários municipais de Meio Ambiente (Semma), Herivelton Paiva, e de Agricultura e Abastecimento (Semaab), Paulo Nogueira, além da agrônoma da Semabb, Rosa Oliveira; a coordenadora geral da Associação de Criadores e Criadoras de Abelhas Melíferas do município de Igarapé-Açu (Amiga), Wilza Pinto; os pesquisadores da Embrapa – Amazônia Oriental, Osvaldo Kato e o da Universidade Federal do Pará (Ufpa), Plácido Magalhães; o presidente da Câmara de Vereadores de Igarapé-Açu, Aluísio Paraíba; os vereadores Arlete Macedo e o vereador Francisco.
Giovanna Zanni - Ascom/Sepe

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...