Total de visualizações de página

sexta-feira, maio 27, 2011

AMA BELÉM: TAREFA EXECUTADA: Limpeza do Canal São Joaquim traz tranquilid​ade aos moradores


ANTES



Em pouco mais de 20 dias da mega ação de limpeza realizada pela Prefeitura de Belém em toda a extensão do Canal São Joaquim, a população já sente o impacto dos trabalhos. A área de ação possui aproximadamente 13 km, indo da Júlio César até o canal do Uma, que compreende áreas dos bairros de Val-de-Cans e Barreiro. Pneus, cadeiras, garrafões plásticos de água, poltronas e sofás são alguns dos objetos encontrados nos cerca de cinco mil metros cúbicos de lixo e entulho retirados do canal até agora do local, que também passa por capina das áreas de margem.
As famílias moradoras do entorno do canal comemoram a ação da Prefeitura de Belém. É o caso da dona de casa Samara dos Santos, que mora no bairro há 15 anos. Ela diz já ter visto várias limpezas no canal, mas confirma que dessa vez está diferente. “Antes era só matagal e agora a gente pode ver o outro lado do canal”, enaltece.  Essa visibilidade só é possível porque o trabalho da PMB consiste, também, na podagem das árvores e na retirada dos entulhos. “Está valendo a pena”, comemora Samara.
Os moradores contam que era comum a captura de cobras no canal. Graciete de Souza, que tem um pequeno comércio na área, diz que sentar à porta de casa era um perigo. Ela lembra que há dois meses encontraram uma sucuri de quatro metros próximo a casa dela. “Com essa limpeza, estamos mais à vontade”. Feliz, Graciete agora tenta conscientizar os vizinhos. “É hora de a população fazer a sua parte não jogando mais lixo no canal, o que é muito comum por aqui”, defende.
A operação integrada da Prefeitura de Belém trabalha também a conscientização. Agentes municipais batem de porta em porta fazendo a sensibilização da sociedade sobre o manuseio do lixo, horários da coleta de lixo e de entulho e como evitar doenças. Ao todo a Prefeitura conta nesta ação com mais de dois mil agentes, entre os de saúde, ambientais e endêmicos, para educar a população.
O prefeito Duciomar Costa, que já visitou o local da ação, garantiu que toda população do entorno será beneficiada. “A mega ação trará uma gama diversificada de serviços aos moradores, mas nosso objetivo é também conscientizar de que a limpeza deve se mantida” ressaltou.
Para o trabalho de limpeza e roça, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) destacou cem profissionais que contam com o auxílio de duas pás mecânicas e 18 caçambas para recolher os entulhos.


DEPOIS









Texto: Gilson Faria
Fotos: Adriano Magalhães e CORREIO JURUNENSE
Edição: Comus

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...