Uma comissão de moradores da Rua Timbiras foi recebida pela equipe do Programa de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova (Promaben) na manhã desta quarta-feira (25), para conhecer melhor o Projeto Executivo do programa que vai beneficiar moradores da Av. Bernardo Sayão, nos trechos que vai da Veiga Cabral até a Rua Fernando Guilhon.
Durante a apresentação, o engenheiro civil, Urbano Machado, falou da obra que vai trazer melhorias no sistema de drenagem urbana, infra-estrutura sanitária e melhoria das ruas. “Além dos benefícios de infra-estrutura das ruas, o projeto vai trabalhar também a sustentabilidade social da área, oferecendo cursos sobre meio ambiente, reciclagem e também capacitação, conforme a necessidade dos moradores”, explicou Urbano.
O engenheiro explicou como era o projeto executivo inicialmente e as alterações que foram realizadas para que houvesse o menor impacto possível aos moradores da área, na Rua dos Timbiras. “De acordo com o plano diretor, procuramos ter o menor impacto possível nas moradias existentes, com intervenções mínimas, evitando inclusive o remanejamento de pessoas das suas casas”, disse Urbano.
Ainda segundo ele, toda obra traz um pouco de transtorno. “É como na nossa casa, quando vamos fazer alguma reforma, tem transtorno, certo? Mas estamos montando um plano de desenvolvimento para evitar ao máximo mudar a rotina dos moradores. Por isso pedimos também o apoio dos moradores, para nos ajudar nessa etapa da obra”, concluiu o engenheiro.
A especialista social, Sônia Moura, falou sobre o cadastro que será realizado na Rua Timbiras. “Precisamos agendar uma data para entrar na área e realizar o cadastro sócio-econômico, que será imprescindível para a elaboração do plano de desenvolvimento da obra. Durante a visita nas casas dos moradores, será possível mostrar quais as intervenções das obras no imóvel, caso haja. É importante lembrar que todas as benfeitorias que serão retiradas, também serão indenizadas”, explica Sônia.
Após a apresentação do projeto e os esclarecimentos de todas as dúvidas, a moradora Bernadete Souza ficou mais tranquila. “Nós sabemos que todas as obras causam transtorno, mas estávamos preocupados com o impacto que teria na vida de cada um. Fiquei muito feliz em ver o projeto todo e ter a certeza de muitas melhorias na nossa área e que isso será positivo também para outros moradores de Belém, que não sofrerão mais com os alagamentos constante daquela área”, disse a moradora que mora há mais de 40 anos na Timbiras.
Outro integrante da comissão de moradores da Timbiras, Miguel Silva, falou que o programa contempla todas as expectativas dele. “Agora vejo que o projeto só trará benefícios para nós moradores. Apesar do sacrifício que teremos, causados pelo transtorno das obras, sabemos que é para uma melhora significativa da nossa rua”, falou Miguel.
Sobre o Promaben - As obras na Sub-Bacia 1, na Bacia da Estrada Nova, fazem parte de um grande projeto da Prefeitura de Belém (PMB), com recurso municipal e parte financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio de empréstimo contraído pela PMB.
Serão executadas obras de recuperação e implantação dos sistemas de drenagem, abastecimentos de água, coleta e disposição de águas servidas, construção de vias, educação sanitária e ambiental. O programa prevê ainda ações de melhoria das condições de moradia, através de ordenamento urbano, regularização da posse da terra e implementação de áreas de recreação, além das ações voltadas para a sustentabilidade social e institucional do programa. Será construída também uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Texto: Ana Cláudia Martins- Assessoria de Imprensa/Promaben
Fotos: Assessoria de Imprensa/Promaben
Edição: Comus
Nenhum comentário:
Postar um comentário