Total de visualizações de página

sexta-feira, maio 27, 2011

Economia do Sul e Sudeste do Pará pode ser modelo de gestão para o Estado



“A região Sul do Pará é a grande locomotiva de desenvolvimento do Estado”. A afirmação proferida durante palestra a cerca de 150 pessoas na cidade de Marabá, no sudeste do Pará, resume a impressão do Vice-Governador Helenilson Pontes, após visitar as duas maiores indústrias da região: a Companhia Vale e a Sinobras.
Durante dois dias o Vice-Governador conheceu todas as instalações da Vale, em Parauapebas, Carajás e Marabá, e o mais recente projeto da Companhia, a Alpa – Aços Laminados do Pará, que poderá atuar em parceria com a empresa Sinobras, instalada em Marabá,  prometendo movimentar a economia da região com a fabricação e exportação de aço, garantindo a criação de um polo siderúrgico no Pará. Para Helenilson Pontes, as duas empresas são hoje um exemplo de verticalização econômica bem-sucedida, “um modelo que talvez nós tenhamos que perseguir”, disse o vice-governador, acreditando ainda que o trabalho desenvolvido por estas indústrias na região sudeste, “é uma amostra de que é possível o desenvolvimento sustentável no Estado”.
Qualificação e oportunidades
Os projetos apresentados pela Vale e Sinobras, prometem gerar mais de 80 mil empregos, e colocar o Brasil no concorrido mercado exportador de ferro laminado, gerando produtos não apenas para o setor de construção civil, como já é feito hoje pela Sinobras, mas também para a chamada linha branca, como geladeiras, fogões e demais utensílios domésticos; além de movelaria tubolar e de aço.
A Alpa também será importante para a movimentação dos demais setores empresariais de Marabá e adjacências.  De acordo com o conselheiro da Associação Comercial de Marabá, Gilberto Leite, hoje existem cerca de 100 empresas interessadas em se instalar no Distrito Industrial de Marabá, processo diretamente atrelado à construção do projeto, que atualmente encontra-se em processo de licenciamento. Toda essa movimentação econômica está ligada também à qualificação técnica dos profissionais da indústria. Hoje 70% do quadro da Sinobras é formado por moradores da região, e só não chega a 100% pelo fato de ainda não haver mão de obra especializada em siderurgia.
Durante a palestra realizada na Acim, o Vice-Governador enfatizou ser necessário um grande pacto pelo desenvolvimento do Estado, entre todos os setores da sociedade. “Não criaremos renda se não andarmos em parceria com a iniciativa privada, pois é o espírito empreendedor que desafia e cria revolucionários negócios, como os que estão acontecendo agora em Marabá”, ressaltou Helenilson.
Sobre a Alpa e Sinobras
Primeira usina de produção de aço em Marabá, a Siderúrgica Norte Brasil S/A (Sinobras), é integrante do Grupo Aço Cearense. Instalada há quatro anos no município, a indústria gera 12 mil empregos (diretos e indiretos) na região, e produz 300 mil toneladas de aço por ano, direcionados para a construção civil.
Com a conclusão da Aços Laminados do Pará – Alpa, da Companhia Vale, a Sinobras passará a atuar em parceria com a mineradora num projeto denominado “Aline”, que poderá produzir materiais em aço, além das barras de ferro utilizadas em construções. Com a Alpa, a Vale poderá utilizar internamente os minérios de ferro de Carajás, que hoje são exportados; e a Sinobras terá toda a matéria-prima de seus produtos exclusivamente do Pará.
Helenilson acredita que todos os governantes devem conhecer a fundo os projetos econômicos em andamento. Segundo ele, “nenhum governo tem um modelo pronto, e o desenvolvimento não é simplesmente uma questão de governo, e sim uma questão de Estado”, afirmou. O Vice-Governador ressaltou também que é necessário, principalmente, esclarecer a classe empresarial empreendedora sobre a reforma dos incentivos fiscais e que se faz urgente levar ao Governo Federal as insatisfações do Estado. Para Helenilson, “as soluções são um processo de construção coletiva entre o governo e a sociedade”.



Dani Franco - Assessora de Comunicação Vice-Governadoria

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...