Total de visualizações de página

segunda-feira, maio 30, 2011

Sespa abre programação pelo Dia Mundial sem Tabaco

Com o tema “Convenção - Quadro para o Controle do Tabaco”, o Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer, da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) iniciou, nesta segunda-feira, 30, uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial sem Tabaco, que transcorre nesta terça-feira, 31 de maio.
O primeiro momento da programação aconteceu no hall de Cardiologia da Unidade de Referência (URE) Presidente Vargas, onde funciona o Centro de Referência em Abordagem do Tratamento do Fumante, que atende diariamente de 50 a 100 pessoas que procuram os serviços da Unidade para tentar parar de fumar. Apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros, depoimentos de pessoas que largaram o vício, distribuição de preservativos, orientações e exames de pressão arterial e glicemia foram realizados no local.
De acordo com a diretora do Centro de Referência em Abordagem do Tratamento do Fumante, Fátima Amine, o resultado desse tipo de evento, em geral, é bom. “Muitos chegam aqui querendo dar o seu depoimento e falar o quanto a vida deles mudou depois que parou de fumar”, conta. Segundo ela, as abordagens contra a indústria do cigarro e a favor de ambientes livres do tabaco são hábitos diários de quem milita no setor. "Muitos fumantes desejam parar, mas apenas 3% conseguem se livrar da nicotina por conta própria, sem recorrer a nenhum tipo de ajuda médica ou terapêutica", explica.
Para a assistente social Raquel dos Anjos, coordenadora estadual do Programa de Controle do Tabagismo da Sespa, não resta dúvidas que a nicotina cria dependência química. “Ela vicia mais que o álcool, a cocaína e a morfina. E por isso é difícil o fumante parar sozinho. A maioria precisa de ajuda e nem todos conseguem largar o cigarro na primeira tentativa. Parar de fumar não é uma simples mudança de hábito”, diz. A diretora orienta que quem decidir parar de fumar, pode se inscrever no próprio Centro, sem necessidade de ser referenciado por unidade de saúde. Para demais orientações, o fumante pode procurar dicas pelo 0800-611997.
Caso opte por procurar logo o Centro, o paciente será submetido à avaliação de uma equipe multiprofissional composta por médicos psiquiatra e pneumologista, enfermeiro, psicólogo, farmacêutico e apoio nutricional. Primeiro, os interessados passarão por uma avaliação individual. Durante a avaliação, os profissionais identificarão o grau de dependência química pela nicotina. Atualmente 3.150 pessoas estão cadastradas e em tratamento no local.
O funcionário público Raimundo Serrão, um dos pacientes do Centro, fumou por quase 40 anos. Depois de várias tentativas, se sente aliviado por ter largado o vício que se prolongava desde a adolescência. "Com o tempo, minha média passou a ser um maço por dia. Fumava em todas as situações. Fumava até a hora de dormir e já acordava pensando em cigarro".
A programação em torno do Dia Mundial sem Tabaco prossegue nesta terça-feira (31), a partir das 8h, com o “II Fórum Paraense de Mobilização Social para Controle do Tabaco”, no auditório da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), com a presença de gestores estaduais e municipais das áreas de Saúde e Educação, legisladores estaduais e municipais, organizações governamentais e não governamentais, empresas privadas e outros segmentos sociais.
Na mesma manhã haverá atividades das 8 às 12 horas na Praça D. Pedro II, com apresentação de bandas de música e vídeos educativos, medição de monóxido de carbono, realização de exercícios físicos (como alongamento e caminhada na praça), distribuição de panfletos e orientação sobre prevenção e promoção do controle do tabagismo.

Mozart Lira - Ascom/Sespa.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...