Total de visualizações de página

segunda-feira, maio 30, 2011

Educação de ribeirinho​s ganha mais investimen​tos

A educação de crianças e jovens das ilhas de Belém ganha novos investimentos a partir desta quarta-feira, dia primeiro de junho. É que a Prefeitura receberá do Governo Federal, por meio da Marinha do Brasil, a doação de três embarcações, com capacidade para 30 pessoas, para transportar alunos da educação infantil e ensino fundamental que moram e estudam na área insular da capital. Além disso, na mesma manhã, o prefeito Duciomar Costa inaugura mais uma escola ribeirinha, desta vez a Unidade Pedagógica Jutuba II, próximo a Outeiro.
As três lanchas que serão doadas fazem parte do programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O projeto foi criado em 2007 pela Presidência da República, em parceria com a Marinha, com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando o acesso e a permanência na escola dos matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.
Com as embarcações, o transporte escolar da região idas ilhas ganha reforço para transportar mais de mil estudantes de 4 a 14 anos, diariamente, nos turnos matutino e vespertino. Atualmente a Prefeitura realiza o serviço com 30 barcos, atendendo a 16 unidades da Secretaria Municipal de Educação (Semec) localizadas nas ilhas de Paquetá, Jutuba, Cotijuba, Combu, Mosqueiro, Ilha Grande e Várzea.
Cada barco utilizado hoje em dia pelo município foi vistoriado pela Capitania dos Portos e possui todos os dispositivos de segurança exigidos pelas normas brasileiras de navegação, como coletes e salva-vidas. Um piloto e um ajudante trabalham conduzindo os alunos pelos rios. Antes disso, eles passam por um curso de capacitação oferecido pela Semec e Capitania.
Mais de 70 alunos na nova unidade de educação
Paralelo à entrega das lanchas, o prefeito inaugurará oficialmente a Unidade Pedagógica Jutuba II, na Ilha do mesmo nome. A escola já funciona há algum tempo e, atualmente, atende mais de 70 estudantes dos ensinos infantil e fundamental, divididos em dois turnos.
A unidade dispõe de 2 salas de aula, uma sala de leitura, ampla área de recreação, banheiros feminino e masculino, incluindo banheiro de uso exclusivo de funcionários, cozinha e dispensa.
Na escola as crianças desenvolvem projetos de consciência ambiental, como a Horta do Conhecimento, elaborado pela Escola Bosque, de Outeiro. A partir deste projeto, hortas suspensas foram construídas em meio ao bosque onde fica a unidade.   

Um comentário:

Anônimo disse...

Prefeito Duciomar, quero lhe parabenizar pelo presente que Belém (Através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Capitânia dos Portos) recebeu do Governo Federal .
As 03 lanchas com capacidade para 30 alunos que habitam e estudam na Região Insular de Belém.Momento este que irá marcar de forma positiva sua Administração.
Os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.Agradecem.

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...