O Programa de Formação inicial para professores em exercício na educação Infantil (Proinfantil) está qualificando 467 professores de 23 municípios, por meio das Agências Formadoras (AGF's) de Belém, Marabá, Capanema e Santarém. A abertura oficial do IV Módulo de Formação - fase presencial, teve início no dia (26), no Auditório de Ciências Políticas da Universidade Federal do Pará (Ufpa) para cursistas de Belém, no dia 2 de fevereiro em Capanema e Santarém e nesta quinta-feira (4) foi a vez dos cursistas de Marabá.
O Proinfantil é uma parceria do Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Universidade Federal do Pará (Ufpa). O Programa é um curso de magistério, com duração de dois anos, direcionado para professores da educação infantil em exercício nas creches e pré-escolas das redes públicas municipais e estaduais. O objetivo é valorizar o magistério e oferecer condições de crescimento profissional ao professor.
Com material pedagógico específico para a educação à distância, o curso tem a metodologia de apoio à aprendizagem em um sistema de comunicação que permite ao professor cursista obter informações, socializar seus conhecimentos, compartilhar e esclarecer dúvidas, recebendo assim uma formação consistente.
Segundo a coordenadora adjunta do Proinfantil, Karina Barbosa Bordalo, são atendidas em todo o Estado cerca de 10 mil crianças na educação infantil. "A meta do programa para este grupo é proporcionar formação inicial dos docentes cursistas e também a formação continuada de 52 servidores do estado, entre professores AD-4 e técnicos em educação", explicou. Este é o último módulo da formação, que teve início em julho de 2009. Ao final do curso, os professores receberão certificados de formação de magistério.
Maísa Portal - Ascom/Seduc
Nenhum comentário:
Postar um comentário