Total de visualizações de página

terça-feira, maio 31, 2011

BANCO DA AMAZÔNIA INTENSIFICA AJUDA AO PARAVIDDA NA LUTA CONTRA DST/AIDS QUE CONTINUA CRESCENDO NO NORTE DO BRASIL E EM ESPECIAL, NO PARÁ

Tendo com principal parceiro, o Banco da Amazônia que chegou para somar com o Governo Federal, em prol das pessoas portadoras do vírus DST/AIDS do Paravidda, foi lançado na tarde desta terça-feira (dia 30 de maio), na Escola Estadual Acy de Jesus Santos Pereira, no bairro da Sacramenta o projeto “Arte de Prevenir”, do próprio Paravidda. O projeto consiste em levar informações e prevenção a jovens e adultos, com idade entre 15 e 33 anos. O projeto  Arte de Prevenir ensina a prática do sexo seguro, que evita gravidez de risco,  DSTs e contribui com a redução de contaminação pelo vírus HIV/Aids. Assim, os belos exemplos serão mostrados para serem imitados por quem ama a vida, assim como o Paravidda.
Jair Santos, presidente do Paravidda
O apoio do BASA visa em fornecer o principal material da campanha: o material de publicidade, cujo o custo é bastante alto, e por si só o Paravidda não conseguiria colocar em prática o projeto de suma importância para a população que vive nesta área de risco. Na Abertura do projeto na Escola Acy de Jesus Santos Pereira, na Sacramenta, consistiu de palestra de prevenção sobre a DST/HIV/Aids, colagem de cartazes e apresentação de um monólogo sobre como se prevenir das DST/AIDS. A música, o teatro e a dança fazem a vida muito feliz. Esse é o poder da arte. Por meio dela, vivemos histórias e passamos mensagens que chegaram ao coração das pessoas.
Para o presidente do Paravidda, Jair Santos, o “Arte de Prevenir”, é de suma importância, e a principal arma para combater e diminuir o alto índice de infecções do vírus da Aids, que ainda continua em alta no Norte do Brasil, segundo dados fornecidos pelo Departamento Nacional das DSTs, em encontro regional de ONG, realizado no último final de semana, na cidade de Boa Vista,em Rondônia, onde o Paravidda esteve presente, representando o Estado do Pará. “Portanto, sem uma ajuda direta como a do BASA jamais poderíamos de imediato, após esse encontro, colocar em prática a campanha de prevenção, através do ‘Arte de Prevenir”, agradeceu Jair.
Essa parceria deveria ser estendida as demais empresas do Pará, para que incrementem ainda mais seus projetos sociais, no combate a essa que de pode considerar se nada for feito, uma epidemia que vem ganhando corpo. Ao mesmo tempo, Jair renova o apelo à estas empresas de Belém, para ajudar o Paravidda, e dividir um pouco de seu  investimento na responsabilidade social e se votar em lutar para diminuir o avanço da AIDS no Estado, “é de suma importância. A responsabilidade não é só do Governo, em combater a propagação da Adis e sim de todos nós”, conclamou Jair.
O projeto se estende até o dia 7 de julho, em várias escolas da rede pública municipal e estadual assim como associações e centros comunitários da Região Metropolitana de Belém.

OBRAS NA SEDE DO PARAVIDDA
As obras de revitalização da sede do Paravidda, que começou em janeiro continuam em fase conclusão. Na reinauguração do prédio, prevista para o próximo dia 03 de julho, haverá uma grande festa, com a presença da comunidade em geral, amigos do Paravidda e autoridades. Para Jair, essa revitalização da sede do Paravidda chegou em boa hora, uma vez que em quase 20 anos de atividades, essa é a primeira vez que acontece obra deste porte no prédio. “A obra se mais do que necessário, pois assim,  com a nova visão da sede, as pessoas e famílias assistidas pelo Paravidda, terão mais comodidade para prosseguir sendo assistida e também os amigos do Paravidda se sentirem mais a vontade e acreditar em nosso trabalho”, concluiu Jair Santos, dizendo “que durante o ano são assistidas mais de 1.500 pessoas portadoras do vírus HIV e com número crescendo paulatinamente. Além destas pessoas que chegam inclujsive também do interior do Estado, distribuímos mensalmente 500 cestas básicas para famílias que estão vivendo este dilema”, finalizou.







Aprovado plebiscito para criação do Tapajós

A população paraense poderá opinar, ainda este ano, a respeito da divisão do Pará para a criação do estado de Tapajós, pois projeto que prevê a realização de plebiscito sobre a questão foi aprovado pelos senadores nesta terça-feira (31). A matéria precisa ser promulgada pelo presidente do Senado, José Sarney.
O substitutivo da Câmara ao Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 19/99 estabelece a realização de plebiscito sobre a criação do estado do Tapajós a partir do desmembramento da área onde atualmente se situam 27 municípios localizados na parte oeste do Pará, onde vivem, aproximadamente, 1,7 milhão de pessoas. Ele corresponderá a mais de 50% do atual território paraense.
Pelo texto, o plebiscito deverá ser realizado no prazo de seis meses, contados a partir da promulgação do decreto legislativo. Quem organizará o questionamento e fará a apuração e proclamação do resultado será o Tribunal Regional do Pará, instruído pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Dois meses após a proclamação do resultado do plebiscito, caso se aprove a criação de Tapajós, a Assembleia Legislativa do Pará deverá submeter a medida aos parlamentares para então informar o resultado desse procedimento, em três dias úteis, ao Congresso Nacional.
Os municípios que formarão o novo estado, caso a divisão seja aprovada, são: Almeirim, Prainha, Monte Alegre, Alenquer, Óbidos, Oriximiná, Faro, Juruti, Belterra, Santarém, Porto de Moz, Vitória do Xingu, Altamira, Medicilânia, Uruará, Placas, Aveiro, Itaituba, Trairão, Jacareacanga, Novo Progresso, Brasil Novo, Curuá, Rurópolis, Senador José Porfírio, Terra Santa e Mojuí dos Campos. O projeto original é de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), mas sofreu modificações na Câmara e retornou ao Senado para esta nova análise.
Debates - Todos os parlamentares que discutiram o projeto para a criação do estado de Tapajós defenderam a realização do plebiscito, por ser um direito da população manifestar-se a respeito do tema, mas consideraram um erro a criação de mais um ente federado. A senadora Marinor Brito (PSOL-PA) lembrou que o plebiscito precisa ocorrer nos marcos da Constituição, e que a população tem direito a todas as informações sobre as possibilidades econômicas, políticas e sociais resultantes dessa divisão.
Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) fez um apelo para que a população do Pará mantenha a integridade do estado, e afirmou que, se faltam políticas para o desenvolvimento local, isso se deve à ausência e incompetência dos governos estaduais e do próprio Estado brasileiro, que passa por uma crise federativa. Já Mario Couto (PSDB-PA) disse que a decisão da população é que será a soberana, e não a vontade de governantes ou políticos. O senador João Pedro (PT-PA) disse que, em vez da divisão territorial, todos os habitantes do estado deveriam ter acesso às políticas públicas que garantam seu desenvolvimento.
Carajás - Neste mesmo plebiscito, os paraenses deverão concordar ou não com a criação de outro estado, o de Carajás, a ser criado com o desmembramento de municípios ao sul e sudeste do Pará. O PDS 52/07, já aprovado pelos senadores, é de autoria do então ex-senador Leomar Quintanilha. Carajás reunirá 39 municípios atualmente do Pará, caso sua criação seja aprovada.

Fonte: Agência Senado

Escola Gonçalo Duarte já está em plena atividade educativa

A direção da escola presta homenagem na nova fachada
com um desenho de Gonçalo Duarte. A comunidade gostou
Desde o último dia 9 de maio passado, a Escola de Ensino Estadual de Ensino Fundamental Vereador Gonçalo Duarte já está em plena atividade escolar, apesar das obras que vêm ainda se realizando. O Jornal CORREIO JURUNENSE, esteve visitando as dependências daquela unidade de ensino às proximidades do Complexo de Abastecimento do Jurunas e constatou que as obras ainda continuam em sua fase final. E mesmo ainda em plena complementação das obras, os alunos estão em intensa atividade, inclusive nesta terça-feira eles realizaram eleições para escolher os representantes de turmas e do Conselho Escolar. O secretário de Educação do Pará, Nilton Pinto ainda irá entregar oficialmente a Escola aos alunos e à comunidade em geral, em data ainda ser confirmada. A escola presta uma homenagem ao saudoso vereador que deixou saudades à Naçao Jurunense: Gonçalo Duarte.
Escola e Meio Ambiente:
Cuidar para Preservar
A nova quadra da escola recebendo os retoques finais
A Escola vem realizando desde o último dia 30 de maio e se estende até este dia 2 de junho, a I Semana do Meio Ambiente. A programação é diversa: haverá palestras, oficinas de materiais recicláveis, apresentação de peça teatral, jardinagem, concurso de poesias, exposição e apresentação de trabalhos entre outros. As atividades são destinadas a alunos e professores.
O tema deste ano é “Escola e Meio Ambiente: Cuidar para Preservar”. O objetivo do evento é fazer com que a comunidade escolar se preocupe mais com preservação do ambiente escolar e o meio em que vive, buscando enxergar, imediatamente, soluções para uma escola e um mundo melhor.
Programação:
Dia 30/05: Os professores trabalharam com suas turmas específicas inclusive com sessão de vídeos;
Dia 31/05: Os professores trabalharam com suas turmas específicas; sessão de vídeos e oficinas de vassouras (materiais recicláveis);
Hoje, dia 1º de junho, haverá palestras sobre o meio ambiente ministrado por especialistas da SESAN; e no dia 2º de junho, a culminância com a apresentação dos trabalhos. Os alunos também irão preparar um jardim numa área específica próximo às salas de aulas.
O clima de festa nas eleições na escola para escolha do Conselho Escolar
Programa Mais Educação
O Programa Mais Educação é uma iniciativa do Governo Federal instituído pela Portaria Interministerial Nº 17/2007 que integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral, e que tem como prioridade contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, articulando, a partir do projeto escolar, diferentes programas, projetos e ações nos Estados, Distritos e Municípios.
Uma aluna votando na escolha dos representantes do Conselho
O Programa Mais Educação trata da construção de uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira.
Esta estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesses e de possibilidade das crianças, adolescentes e jovens.
O ideal da Educação Integral traduz a compreensão do direito de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária e como condição para o próprio desenvolvimento de uma sociedade republicana e democrática. Por meio da Educação Integral, se reconhece as múltiplas dimensões do ser humano e a peculiaridade do desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.
A nova visão da área interna da escola
Objetivos
Apoiar a realização, em escolas e outros espaços socioculturais, de ações socioeducativasescolar, incluindo atividades de aprendizagem, culturais e artísticas, esportivas e de lazer, de direitos humanos, de meio ambiente, de inclusão digital e de saúde e sexualidade.
Contribuir para a formação e atenção integral de crianças, adolescentes e jovens.
Foco:
  • Melhoria do rendimento do aluno e do aproveitamento do tempo escolar com realizações no contra-turno;
  • Com a idéia, pretende-se reduzir evasão, reprovação e distorções de idade-série. Ações educativas, artísticas, culturais, esportivas e de lazer.
  • Alunos com defasagem série/idade.
  • Alunos de anos, onde são detectados índices de evasão e/ou repetências.
Alunos e coordenadores da escola preparando para
enfrentar as diversas atividades da Semana do Meio Ambiente
Macrocampos para a
Implementação do Programa:

1 – Acompanhamento Pedagógico: Matemática e Letramento.
2 – Meio Ambiente: Conceitos e práticas em Educação ambiental na escola.
3 – Esporte: Voleibol, Futsal.
4 – Cultura: Dança.
5 – Inclusão Digital: Informática e tecnologia da informação;
6 – Saúde,  Alimentação e Prevenção: Direitos sexuais e reprodutivos.
Monitores: André, Aritanã, Dejanira Arnoud, Denis, Jussara Batista, Leidiane Leal, Márcio Veigas, Marta Santos, Solange Tavares, Thalis Rodrigues, Thiani Tavares e Vaniellen.
Observação Importante: A Coordenação do Programa Mais Educação informa que os integrantes do Mais Educação devem seguir as normas da Escola onde o mesmo funciona (Gonçalo Duarte).
Que a participação às atividades deve ser de 100%, e que serão toleradas, no máximo, três faltas sem justificativas; e
Que o não cumprimento de alguma dessas observações implica no desligamento do aluno do programa.

DIREÇÃO DA ESCOLA CHAMA
 A COMUNIDADE
Os pais dos alunos assim como a comunidade em geral estão sendo convidados para participarem todos os sábados, de diversas atividades sócias educativas e laser na Escola. Os interessados devem procurar a direção. Os cursos e as demais atividades estão no quadro abaixo:
Os cursos que estão à disposição da
comunidade aos sábados

Escola Vereador Gonçalo Duarte
Diretora: Professora Rosângela da Rosa Lobo
Coordenação: Professora Mara Goreth da C. Rodrigues

Tarifa de ônibus deve voltar a custar R$ 1,85

O juiz Elder Lisboa Costa, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Belém, determinou, nesta terça-feira (31), que o valor da passagem do transporte coletivo na região metropolitana de Belém volte a custar R$ 1,85. A tutela antecipada foi concedida até o julgamento do mérito da Ação Civil Pública.
Para o juiz, a diferença nos valores das tarifas de Belém e Ananindeua causa humilhação aos usuários. 'Ao usar os serviços de transportes em Ananindeua, o usuário deve, imediatamente, tentar pagar a tarifa e passar a catraca para não ter o constrangimento de chegar próximo ao Shopping Castanheira e ser obrigado a pagar R$ 2,00, simplesmente porque está no limite entre os municípios de Ananindeua e Belém', diz no despacho.
O valor da tarifa do ônibus deve ser imediatamente alterado. A decisão vale para os ônibus da região metropolitana de Belém e os que fazem as linhas Belém-Mosqueiro-Belém e Belém-Cotijuba-Belém. Para Mosqueiro, o valor da tarifa do ônibus urbano volta para R$ 3,05. Já as passagens fluviais para Cotijuba retornam para o valor de R$ 1,85 (segunda a sexta-feira) e R$ 3,70 (sábado, domingo e feriados).
O juiz Elder Costa também estipulou multa diária no valor de R$ 50 mil, a ser pago pelo prefeito Belém, Duciomar Costa, por cada dia de não cumprimento da decisão.
Em entrevista ao Portal ORM, o economista Roberto Sena, integrante do Conselho de Transportes de Belém, ressaltou que, do ponto de vista técnico, o reajuste da tarifa do transporte coletivo na capital, aprovado pelo conselho, é indiscutível. 'Esse aumento para R$ 2 está, inclusive, abaixo do índice de inflação no período de fevereiro de 2010 a abril de 2011', explica.
Mas, ele acredita que a decisão deve ser cumprida. 'Juridicamente, é outro ponto, que não podemos discutir. E decisão judicial deve ser cumprida', finalizou.
Outro lado - O Portal ORM entrou em contato com a assessoria de comunicação da CTBel (Companhia de Transportes de Belém), que informou que ainda não foi notificada sobre a decisão, mas garantiu que, assim que a companhia for informada oficialmente, será feita a alteração no valor cobrado.



Redação Portal ORM


Prefeitura de Belém realiza ação conjunta na Praça Dom Macedo Costa

A Praça Dom Macedo Costa, uma das mais antigas de Belém, está localizada em um ponto estratégico de resistência paraense à Adesão do Pará. Foi onde revolucionários liderados pelo capitão Boaventura da Silva travaram combate decisivo com os homens do então governador José Maria Moura e grupos religiosos ligados a Portugal, até a ocupação do convento de Santo Antônio (hoje colégio Santo Antônio) em 1835 pelo movimento cabano.
Atualmente poucos conhecem a importância histórica da Praça Dom Macedo Costa, dona de uma área arborizada de aproximadamente 850 m2 esquecida pela população. E foi justamente para resgatar a visitação e atenção da população para o espaço que o local se tornou alvo de uma força tarefa envolvendo vários órgãos da prefeitura de Belém, na manhã desta terça-feira, 31.
“Nós acreditamos que ações como essa, com a parceria de várias secretarias, darão um melhor resultado na manutenção e recuperação do espaço público”, afirma a diretora do Departamento de Projeto e Paisagismo (DPP) da Semma, Daniela Duñas, que completa defendendo que a colaboração da população será fundamental para preservar o local limpo e organizado.




A ação de manutenção e recuperação da Praça Dom Macedo Costa promoveu serviços de paisagismo, limpeza, lavagem da praça, recolhimento de entulho, varrição, capinação e manutenção de iluminação pública, entre outros e teve a participação das secretarias municipais de Meio ambiente (Semma), Saneamento (Sesan), Urbanismo (Seurb) e também da Guarda Municipal de Belém (GMB). 
Moradores de rua são
alvo de mapeamento
Representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e da Fundação Papa João XXI (Funpapa) também participaram da ação de resgate da Praça Dom Macedo Costa com atenção especial ao público morador de rua do local. Eles são foram alvo de um mapeamento e diagnóstico social e puderam usufruir de serviços de saúde e assistência social disponibilizados pela prefeitura.
Texto: Ana Paula - Ascom Semma
Fotos: Comus

Prefeitura recupera Orla de Icoaraci

 Os diversos estragos provocados na Orla de Icoaraci pelas fortes chuvas do chamado inverno paraense agora recebem atenção e reparos da prefeitura de Belém.  O trabalho já começou a ser executado por uma empresa contratada na área da praia do Cruzeiro, próximo á Concha Acústica.
Segundo Francisco de Oliveira Brito, mestre de obras responsável pelo serviço, uma área cedeu no local e, por isso, será necessário retirar toda a cobertura de concreto de uma extensão de aproximadamente cinco metros para poder fazer o aterramento do terreno, a compactação e posteriormente, uma nova concretagem.
O maior problema causado pelas chuvas foi a infiltração da água na estrutura da orla provocando o afundamento da parte de concreto. “Este bueiro entupido também contribuiu para o agravamento da situação”, acusou o mestre de obras, que explicou ainda que a parte da estrutura que fica em contato com a água da baia do Guajará também vai ganhar um reforço de concreto.
Outro ponto crítico que vai receber a atenção dos trabalhadores contratados será próximo do Pontão do Cruzeiro, onde uma pequena cratera se formou também devido à ação das chuvas.   “Essa parte vai ser mais fácil de resolver”, afirmou Brito, que esclarece que a obra não tem prazo para ser concluída.
Texto: Ronaldo Quadros

Edição: Comus

ESSE É O CARA: O PROJETO DE LEI N.º 480, QUE CERTAMENTE IRÁ MUDAR OS RUMOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

INTERESSANTE: PROJETO DE
LEI DO SENADO N.º 480, DE
 2007, DETERMINA A
 OBRIGATORIEDADE DE
 OS AGENTES PÚBLICOS
ELEITOS MATRICULAREM
 SEUS FILHOS E DEMAIS
 DEPENDENTES
 EM ESCOLAS PÚBLICAS ATÉ 2014
Projeto obriga políticos a matricularem seus filhos em escolas públicas. Uma idéia muito boa do Senador Cristovam Buarque. Ele apresentou um projeto de lei propondo que todo político eleito (vereador, prefeito, Deputado, etc.) seja obrigado a colocar os filhos na escola pública.
As conseqüências seriam as melhores possíveis. Quando os políticos se virem obrigados a colocar seus filhos na escola pública, a qualidade do ensino no país irá melhorar. E todos sabem das implicações decorrentes do ensino público que temos no Brasil. SE VOCÊ CONCORDA COM A IDÉIA DO SENADOR, DIVULGUE ESSA MENSAGEM. Ela pode, realmente, mudar a realidade do nosso país. O projeto PASSARÁ SE HOUVER A PRESSÃO DA OPINIÃO PÚBLICA. Ainda que você ache que não pode fazer nada a respeito, pelo menos passe adiante essa idéia.

Idesp apresentará pesquisas na Semana do Meio Ambiente

Desmatamento, gestão de resíduos sólidos, indicadores de qualidade ambiental. Esses são alguns dos temas que serão tratados no ciclo de debates realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), no próximo dia 09 (quinta-feira), a partir das 8h. O evento integra a programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que reúne diversas entidades para divulgar e debater a importância da preservação ambiental, sobretudo para as futuras gerações.
O Idesp apresentará projetos e estudos que envolvem a questão do meio ambiente no Pará. Entre eles, a pesquisa “Indicadores de Qualidade Ambiental dos Municípios Paraenses”, voltada à gestão municipal. Trata-se de um sistema de 17 indicadores ambientais, a partir da análise de variáveis econômicas, sociais, institucionais e ambientais dos 143 municípios paraenses, que pode ser utilizada como uma ferramenta para avaliar a qualidade ambiental do Estado, levando em consideração as realidades locais. Esses indicadores são instrumentos que ajudarão na reflexão sobre as realidades locais, apontando como acontecem os processos de apropriação dos recursos naturais e seus reflexos na natureza.
Da programação consta a divulgação do estudo sobre o “Diagnóstico da Gestão Ambiental das Empresas do Estado do Pará”, que visa traçar um perfil ambiental das empresas, para identificar as possibilidades de mitigação dos impactos ambientais que provocam, assim como os avanços já alcançados nessa área em todo o Estado. O diagnóstico está sendo desenvolvido em cooperação técnica com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal do Pará (UFPA), Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) e Federação da Agricultura do Pará (Faepa).
Mercado - Em debate estarão ainda os produtos extraídos da floresta, que estão gerando renda no mercado paraense e conquistando consumidores nacionais e internacionais. É o que mostra o estudo “Cadeias de Comercialização de Produtos Florestais Não-Madeireiros (PFNM)”, desenvolvido pelo Idesp em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal (Ideflor).
O estudo contém análises socioeconômicas das cadeias de comercialização dos PFNM para as regiões do Tocantins e Baixo Amazonas. Também foram coletados dados nas áreas dos rios Guamá, Caeté e Xingu, e no Arquipélago do Marajó, que ainda estão sendo analisados por pesquisadores do Instituto.
Todos os resultados estão no banco de dados mantido pelo Idesp: o Serviço de Informação do Estado (SIE), que já reúne mais de um milhão de informações sobre o Pará. As informações estão disponíveis, gratuitamente, na internet.
Na Semana do Meio Ambiente também será montada, nos dias 06 e 7, uma grande feira sobre o tema no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O Idesp participará com um estande, mostrando o trabalho realizado pela instituição.
Será possível conhecer ações e projetos via online, e por meio de visita monitorada e publicações disponíveis ao público. 
Serviço: Programação do Idesp na Semana de Meio Ambiente - Ciclo de palestras no dia 09 de junho, das 8 às 13h, no auditório do Instituto (Rua Municipalidade, 1.461, bairro Umarizal, prédio anexo ao Sebrae).
 PROGRAMAÇÃO
8h30 – Abertura - presidente do Idesp, Adelina Braglia e o diretor de Pesquisa e Estudos Ambientais, Jonas Veiga
8h45 – Palestra: Indicadores de Qualidade Ambiental dos Municípios Paraenses, com Sabrina Forte
09h05 - Desmatamento nos Municípios do Estado do Pará com Termo de Ajuste de Conduta: Uma retrospectiva dos últimos 10 anos, com Magno Macedo
09h25 - Contribuições dos Produtos Florestais Não-Madeireiros para um Pará Sustentável, com Marly Matos
09h45 - Diagnóstico da Gestão Ambiental das Empresas no Estado do Pará, com Marta Amorim
10h05 -Debate sobre temas apresentados
10h20 – Intervalo
10h40 - Plano de Habitação no Estado do Pará, com Andréa Pinheiro
11h - Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos no Estado do Pará, com Sabrina Forte
11h20 - Mapa de Exclusão Social do Pará, com Geovana Pires
11h40 - Serviço de Informação do Estado do Pará (SIE), com Paulo Bastos
12h - Debate sobre temas apresentados
12h15 - Encerramento
Yvana Crizanto – Idesp

Nota Secon: Boxe​s do Arraial Junino na Praça Waldem​ar Henrique

A Secretaria Municipal de Economia (Secon) informa que foi adiada a entrega dos 14 boxes que serão instalados na Praça Waldemar Henrique, tendo em vista a realização do arraial junino de Belém. A entrega dos primeiros boxes estava programada para o final da manhã de hoje. Como forma de padronização, vamos aguardar a chegada dos outros 14 equipamentos para a entrega definitiva. Em breve estaremos informando a nova data.
Ascom Secon
Nota de Esclarecimento sobre
a greve dos servidores da Cosanpa
A Cosanpa esclarece que, diante da decisão de greve tomada pelo Sindicato dos Urbanitários ajuizou uma ação cautelar com o pedido de liminar, processo nº. 1371-69.2011.5.08.0000, solicitando a manutenção dos serviços de abastecimento de água à população e a garantia do livre acesso dos empregados aos seus locais de trabalho.
Na noite desta terça-feira, (30), a Justiça do Trabalho decidiu atender aos pedidos da Cosanpa e determinou que o Sindicato dos Urbanitários garanta o mínimo de 70% do quadro de pessoal da empresa, o que corresponde 899 empregados, quantitativo necessário para garantir o abastecimento de água no Estado, sob pena de multa diária de 25 mil reais em caso de descumprimento da ordem judicial.
Escola Souza Franco promove
“Semana da Cidadania”
A Escola Estadual de Ensino Médio “Visconde de Souza Franco” promove, a partir desta quarta-feira, 1º, a Semana da Cidadania, que este ano terá como tema “Soufran por uma Cultura de Paz”. A partir desta temática serão implementadas palestras, mesas de debates, mostras de vídeo, além da emissão de documentos para a comunidade do entorno da escola.
Esta ação faz parte do Projeto Político Pedagógico da escola e tem como objetivo promover a reflexão sobre o respeito às diferenças presentes no contexto escolar e social, com vistas ao exercício da cidadania. Além de oportunizar pesquisas, estudos e discussões sobre temáticas de grande relevância nos cenários educacional e social.
Na Ação Cidadã deste ano serão abordados os seguintes subtemas: bullying, intolerância religiosa, violência, homofobia e outros, os quais serão apresentados por meio de atividades como textos (produção dos alunos), exibição de vídeos, mostra fotográfica, palestras, revista em quadrinhos, paródias, danças, poesias e etc.

Sead realiza Oficina Planejamento
Estratégico Balanced Scored Card
Nos dias 1, 2 e 3 de junho, na Sala de Treinamento do Hemopa, a Secretaria de Estado de Administração (Sead), dando início ao Novo Modelo de Gestão, realizará a Oficina Planejamento Estratégico com Balanced Scorecard. A Oficina com base no modelo de gestão BS, objetiva capacitar técnicos e gestores compartilhando a metodologia através da utilização de fundamentos e instrumento para uma gestão estratégica. A Oficina é organizada pelo Núcleo de Planejamento, Monitoramento e Avaliação da Sead (NPMA/SEAD),
Dia 01 - Escola Fazendária (Av. Conselheiro Furtado, 548)
Dias 2 e 3 - Sala de Treinamento do Hemopa (3º andar)
Lucro do Banpará cresce
37,3% no quadrimestre
O Banpará registrou lucro líquido de R$ 24.885 milhões no primeiro quadrimestre do ano, equivalente ao crescimento de 37,3% frente aos R$ 18.122 mil apresentados no mesmo período do ano passado. De acordo com o diretor-presidente Augusto Costa, esse resultado é reflexo do crescimento de 26,0% da carteira comercial, que passou de R$ 742.481 mil, em 30.04.2010, para R$ 935.578 mil ao final de abril deste ano.
O Patrimônio Líquido deste primeiro quadrimestre cresceu 31,5% alcançando R$ 289.025 mil sobre os R$ 219.882 mil do mesmo período de 2010.
O bom desempenho da carteira comercial proporcionou, neste primeiro quadrimestre, receitas acumuladas no valor de R$ 126.224 mil, superior 33,2% se comparadas com as do mesmo período de 2010. O ativo total do Banco atingiu o patamar de R$ 2.322.172 mil, crescimento equivalente de 30,7% frente os R$ 1.777.319 mil de abril de 2010.
Rock no Gasômetro
O rock, que esteve ausente dos espaços públicos por algum tempo, está de volta graças a parceria da Associação Pró-Rock com a Secretaria de Cultura. A parceria marca o retorno do gênero musical ao teatro com a banda Álibi de Orfeu, que fará show no dia 3 de junho (sexta), no Teatro Gasômetro, às 20h. O show, em homenagem aos Mutantes e Secos e Molhados, busca homenagear esses grandes nomes do rock nacional, mostrando ao público a importância das bandas. Os ingressos custam R$ 10,00.

Policial Civil ferido em confronto passa bem
Já está em Belém o investigador da Polícia Civil Kleber Santiago Machado. Ele foi transferido para a capital no helicóptero do Corpo de Bombeiros nesta terça-feira, 31, por volta das 10h30, e agora recebe cuidados médicos em um hospital particular. O policial foi ferido no rosto durante uma troca de tiros com traficantes, em Marabá, sudeste paraense.
O acidente ocorreu na madrugada do último domingo. Imediatamente o investigador foi socorrido e levado ao Hospital Regional de Marabá, onde permaneceu internado até hoje. Segundo o boletim médico, ele não corre risco de morte. Tudo está sendo acompanhado de perto pela Diretoria de Atendimento ao Servidor (DAS), da Polícia Civil, que disponibilizou atendimento médico, psicológico e social extensivos também aos familiares do investigador.

O POVO NÃO QUER A DIVISÃO DO PARÁ

Há cerca de 20 dias, o Jornal CORREIO JURUNENSE, através do Blog, realizou uma enquete se o povo quer ou não a divisão do Estado do Pará. A pergunta foi a seguinte: Você concorda com a divisão do Pará? O resultado foi o seguinte: 75% das pessoas disseram sim enquanto 24% disseram sim. Isso é uma decisão inteligente, porque da forma como o País vem sendo conduzindo, corrupções espocando por todas as partes, faltam de educação e saúde, alguns políticos vêm tentando onerar mais o Brasil ao invés de reverter toda essas dinheiramas que serão gastas com plebiscito e criações de mais cargos políticos, deveriam sim, investir nos principais pontos que podem mudar o futuro do Brasil pra melhor, que são a Educação, Saúde e geração de empregos.
Parabéns aos leitores do Blog pela sua votação.
Fizemos nossa parte

Companhia Municipal de Dança apresenta hoje espetáculo que questiona os padrões de beleza

O belo é ser magro, alto e branco? Porque a sociedade nos impõe padrões de beleza e de comportamento? Essa discussão que começou em um seminário com os alunos da Companhia Municipal de Dança da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) acabou virando tema de peça teatral.
Para tratar sobre o assunto, o espetáculo  “Formatos” conta a história da lenda grega de “Procrusto”. Ele era um bandido que vivia na serra Elêusis, uma espécie de guardião, e que só liberava a passagem pela estrada para quem se encaixava na sua cama de ferro. Se os hóspedes fossem grandes, ele amputava os membros e se fossem pequenos ele os esticava até alcançarem as medidas do móvel. A lenda representa a intolerância do homem em relação ao seu semelhante e, na peça, foi comparada às exigências da sociedade em relação aos padrões de beleza e de comportamento.
No espetáculo, onze bailarinos interpretam os diversos padrões de beleza e de comportamento. “O conceito de feio, lindo, gordo, magro, alto e baixo são tratados na peça. E as diversas situações que essas pessoas acabam vivenciando, como perder um emprego porque é considerada acima do peso, ou ter que manter a magreza ao extremo pelo mesmo motivo”, conta José Félix.
O espetáculo marca os cinco anos de existência da Companhia Municipal de Dança, completados no último dia 18. Serviço: O espetáculo “Formatos” será reapresentado nesta terça-feira, às 20h00, no Teatro Claúdio Barradas da UFPA. A entrada é um quilo de alimentos não perecível.

Fundação Carlos Gomes leva cidadania aos bairros da Grande Belém através da música

Ultrapassar as barreiras sociais e utilizar a música como ferramenta de transformação na vida de jovens de diversos bairros. Essa é a meta do projeto Música e Cidadania, desenvolvido há 13 anos pela Fundação Carlos Gomes na Região Metropolitana de Belém. O projeto de extensão trabalha com a educação musical para crianças e adolescentes de comunidades carentes, em polos conveniados à Fundação. “Esta foi a forma que encontramos para levar a música a lugares distantes, para uma camada da sociedade que não tem condições de ir até a Fundação e, dessa forma, contribuir com a disseminação da educação musical na região”, explica Reginaldo Viana, coordenador do projeto Música e Cidadania.
Além das aulas de música, oferecida aos alunos, a Fundação desenvolve nos polos um trabalho focado na formação de plateia, através do contato do público com a obra em si. “Essa é uma ação metodológica, que dá continuidade ao processo de musicalização desenvolvido nos polos atendidos pelo projeto. Em paralelo ao trabalho educacional, damos oportunidade à população, de uma maneira geral, em se aproximar da música, e da cultura”, afirma Reginaldo Viana.
São quatro etapas desenvolvidas com o objetivo de aproximar a população da música em suas mais diferentes formas. No primeiro momento, o polo recebe as apresentações de “Cinema Mudo”, uma exibição diferente onde o próprio superintendente da Fundação, Paulo José Campos de Melo, reproduz ao vivo a trilha sonora de clássicos filmes de Charles Chaplin, revivendo os áureos tempos do início do Cinema.
No segundo momento, o mesmo polo recebe a apresentação de música brasileira, com apresentação de um dos mais de 60 grupos formados por alunos da Fundação. E o terceiro momento consiste na apresentação de música vocal com grupo de coral ou cantores líricos e na última etapa o polo recebe a apresentação de música de câmara. “Esta é uma dinâmica que utilizamos para fazer com que esse público tenha contato com o universo mais trabalhado da música. A ideia de formação de plateias reforça até mesmo outros projetos da Fundação, que precisam dessa formação, como o Festival Internacional de Música”, explica Reginaldo.
Para o coordenador, este tipo de ação vai além da formação de plateia. O projeto Música e Cidadania acaba ultrapassando seus limites de inclusão social ou de entretenimento, para tornar-se um caminho para a profissionalização. “Nesse momento sentimos que desperta interesse na população, inclusive faz com que muitos pais acabem matriculando seus filhos para terem aulas de música”. Desta forma, o número de profissionais que iniciam a carreira aumenta. “Muitos alunos que iniciaram um estudo da música são oriundos do projeto. A grande maioria que começa por influência dos pais, hoje já tem nível superior e muitos deles já até saíram do país. A música torna-se uma possibilidade em um mundo muitas vezes escasso de oportunidades”, afirma o coordenador.
O projeto atende cerca de 900 alunos em seis polos conveniados com a Fundação: Sociedade Beneficiente Cristo Redentor (Coqueiro), Lar de Maria (São Brás), Cidade de Emaus (Benguí), República do Pequeno Vendedor (Condor), Lions Club (Benevides), Associação Paraense de Deficientes – APPD (São Braz).
Na prática
Na última segunda-feira, 30, o polo da Sociedade Beneficente Cristo Redentor, no Coqueiro, participou de mais uma etapa do projeto e recebeu a apresentação do grupo de choro “So Nata”, formado por alunas do Conservatório Carlos Gomes. Os alunos e a comunidade local tiveram a oportunidade de participar de uma tarde com muita música e troca de experiência.
Para a coordenadora do polo, Estela Cruz, esta é uma oportunidade única para a formação das crianças e adolescentes. “Esse é um projeto muito importante para nossos alunos, pois dá a eles uma visão diferente de mundo. Trata-se de um projeto que tem uma continuação, uma formação profissional. Tanto que temos muitos alunos que continuaram seus estudos na Fundação, muitos foram pra universidade e temos até casos de alunos que iniciam uma carreira internacional”. Como Thiago Costa, que iniciou seus estudos através do projeto no polo Cristo Redentor e hoje realiza pós-graduação na Espanha.
Para quem está iniciando os sonhos também são ambiciosos. Como é o caso de Paulo Roberto Barra, de 17 anos. Há cinco anos no projeto, o jovem não tem vergonha em revelar que iniciou seus estudos por pressão da família, mas hoje sabe exatamente onde quer chegar. “Me apaixonei pela música desde o primeiro dia de aula. Hoje já ampliei meus estudos e inicio a formação técnica pela Fundação. Mas meu sonho é me tornar doutor em música para poder ajudar minha comunidade e ajudar a outros jovens a oportunidade que tive”, afirma.
O coordenador do projeto reforça o compromisso da Fundação com a disseminação da música entre a sociedade. “Somos fomentadores de cultura e precisamos cada vez mais investir em questões didáticas, educacional e oportunizar o contato da população com esse universo musical”.
Angélika Freitas – Secom

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...