Total de visualizações de página

sexta-feira, maio 13, 2011

Mangueirão está pronto para receber feras do atletismo





O Estádio Olímpico do Pará – Mangueirão está pronto para receber as feras do atletismo, que desembarcam em Belém na tarde desta quinta-feira, 12, para disputar as provas do GP Internacional de Atletismo no próximo domingo, 15, com entrada franca para o público em geral. O GP é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), com apoio da Caixa Econômica Federal e Governo do Estado do Pará. Mais de 100 nomes de 26 nacionalidades diferentes vão disputar 16 provas de força, resistência física e coordenação motora. Daqui vão sair campeões com índices para o Campeonato Mundial de Atletismo, na Koréia do Sul, e os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, e as Olimpíadas de 2012, em Londres.
A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) está com esquemas especiais de segurança, hospedagem, alimentação, transporte, segurança entre outros, completamente definidos. O secretário Marcos Eiró acompanhou desde cedo as obras de limpeza, capinação, pintura e operação tapa-buraco no anel viário do estádio. As sarjetas de sinalização, assim como todo o grande pátio da praça de acesso ao estádio estão sendo limpas e recuperadas. “Queremos deixar tudo impecável para que o público possa chegar ao estádio com tranquilidade”, disse.
Os portões do Mangueirão vão estar abertos a partir das 8h da manhã de domingo. Serão 42 catracas eletrônicas registrando a presença do público. Os ambulantes terão acesso pelo portão A-3 em horários diferenciados. O secretário alerta de que a entrada é franca. O ingresso que está sendo distribuído dá direito ao sorteio do carro zero quilômetro. “Queremos deixar claro que a entrada é totalmente livre independentemente de ingresso, ou seja, mesmo quem não tem ingresso vai entrar. Nós queremos a participação de toda comunidade de Belém e das cidades vizinhas como Ananindeua e Marituba. A festa do GP é nossa. É um presente que o governador Simão Jatene devolve ao povo do Pará”, informa Marcos Eiró.
Obras: Para receber o Grande Prêmio de Atletismo, o Mangueirão precisou passar por nova etapa de obras como lavagem da pista de atletismo, que possui 400 metros com oito raias em tamanho oficial, caixas de salto em distância e triplo, além das zonas de lançamento do disco e do arremesso do peso. Foram duas semanas de trabalho, que incluiu ainda serviços de pintura e demarcação da pista e adaptação do vestiário para funcionamento da sala de controle antidoping, além dos serviços de montagem de sala de acompanhamento das largada das provas e a sala especial de secretaria e imprensa do evento.
O diretor do Mangueirão, Saulo Aflalo, ressalta que a situação do estádio era lastimável. Até o início do ano, o Mangueirão estava interditado por apresentar pontos críticos em dois pilares de sustentação. “Hoje, felizmente a realidade é outra. O estádio voltou a funcionar e está com agenda de eventos até o final do ano. E nós ainda temos os jogos do Campeonato Paraense”, disse o diretor.
Para o público que ainda não viu o Mangueirão recuperado, o GP é uma boa oportunidade. O diretor Saulo Aflalo também quer reabrir o espaço para visitação pública de comunidades e escolas públicas e particulares. Para domingo, a expectativa da Seel é de quebra do recorde de público, registrado em 2005 com 42.640 pessoas.

Ascom/Seel

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...