![]() |
Durante a cerimônia, Heitor Pinheiro, presidente do IAP,
fez abertura oficial das inscrições e assinou o edital
que estabelece as regras do prêmio.
|
![]() |
O secretário de comunicação, Ney Messias,
ressaltou a importância de políticas
de incentivo à cultura no
resgate dos valores
mais autênticos de todos
os municípios do Pará.
|
Na ocasião, o presidente do IAP, Heitor Pinheiro, assinou o edital do prêmio, que estabelece as regras do concurso, e abriu oficialmente as inscrições. “Neste momento, o IAP está cumprindo uma de suas missões, que é valorizar o artista de nosso Estado”, ressaltou Heitor Pinheiro, que também destacou o trabalho desenvolvido pelo Instituto. As inscrições ao prêmio começam nesta sexta-feira (06) e prosseguem até 5 de junho.
“É uma honra fazer parte de um governo que incentiva a cultura do nosso Estado, resgatando os valores mais autênticos de todos os municípios do Pará. Parabenizo o Heitor por mostrar, em apenas quatro meses, a realização do Governo Jatene, incentivando e promovendo a cultura. Também me sinto muito feliz ao anunciar que em agosto teremos o relançamento do Terruá Pará, em São Paulo", declarou o secretário de Estado de Comunicação, Ney Messias Jr., que representou o governador Simão Jatene.
Além do secretário de Comunicação e do presidente do IAP, fez parte da mesa oficial o empresário Lutfala Bitar, conselheiro do Instituto, que destacou a importância da cultura em um país cuja dimensão econômica é cada vez maior. Um dos homenageados, o escritor e pesquisador Vicente Salles, não pode comparecer à cerimônia, mas deixou registrado em vídeo seu agradecimento.
Também participaram do lançamento Adelaide Oliveira, presidente da Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa), Nilson Chaves, presidente da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, e Dina Oliveira, superintendente da Fundação Curro Velho.
![]() |
Cerimônia de lançamento do
Prêmio IAP de Literatura 2011,
no auditório do Instituto de
Artes do Pará, na noite
desta quinta-feira (5).
|
Pioneirismo - O Prêmio IAP de Literatura, criado em 2002, é pioneiro na publicação das obras dos autores contemplados. Até hoje, 28 títulos de diversos gêneros - conto, romance, poesia, teatro, literatura infantil, dramaturgia, ensaios, auto popular e história em quadrinhos - foram editados graças a essa iniciativa do governo do Estado.
Cada um dos homenageados dá nome ao prêmio de uma das categorias contempladas este ano: Nazareno Tourinho (Dramaturgia), Maria Lúcia Medeiros (Conto), Haroldo Maranhão (Romance), Vicente Salles (Ensaio) e Max Martins (Poesia). O Prêmio IAP de Artes Literárias já laureou escritores como Vicente Salles, João Bosco Maia, Nilson Oliveira, Paulo Maués Corrêa, Walter Freitas e Eduardo Meira.
Os originais de cada participante serão submetidos a uma comissão julgadora, que escolherá os vencedores. O IAP publicará, em formato de livro tradicional, até 10 obras, dentro da coleção especial “Edições Culturais”, com tiragem de 500 exemplares para cada título, podendo ser escolhidas no máximo duas obras de cada categoria.
A primeira tiragem de cada obra premiada será dividida entre o IAP e os autores vencedores, na proporção de 40% para o Instituto e 60% para os artistas. Os exemplares pertencentes ao Instituto serão destinados à divulgação institucional da obra e doação às bibliotecas públicas.
O edital está publicado nos sites do IAP - www.iap.pa.gov.br - e do governo do Estado - www.pa.gov.br.
Manuela Viana (Secom) e Jeferson Medeiros (Ascom/IAP)



Nenhum comentário:
Postar um comentário