Total de visualizações de página

quinta-feira, maio 05, 2011

Jornal veicula informações erradas sobre produção da mina Nova Serra Pelada


05/05/2011 - Na última 3ª feira (3/5) o jornal O Liberal, do Pará, divulgou notícia com informações equivocadas sobre a produção de minérios na mina Nova Serra Pelada, em Curionópolis (PA).

Segundo a direção da empresa SPCDM - Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, responsável pelo empreendimento, a produção de ouro, platina e paládio ocorrerá em escala industrial em meados de 2012 e não "dentro de onze meses", como informou o jornal O Liberal. Na reportagem, tal informação é atribuída ao diretor da SPCDM, Darci Lindenmayer. No entanto, ele nem concedeu entrevista ao jornal e nem a qualquer outro veículo de comunicação sobre o assunto.
Outra informação equivocada da reportagem, também atribuída de forma inconsequente ao diretor Lindenmayer, diz respeito à extração de ouro da chamada "montoeira", que é o rejeito do antigo garimpo de Serra Pelada. Em nenhum momento o diretor da SPCDM falou ao jornal sobre o tema, embora O Liberal tenha informado que serão extraídas 16 toneladas de ouro da "montoeira" e que a "Coomigasp receberá antes de dezembro o ouro" supostamente existente naquele detrito.

A SPCDM informa que a Colossus Mineração Ltda., a pedido da Coomigasp - Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, realizou alguns estudos sobre o rejeito do antigo garimpo.  Até o momento, esses estudos não mostraram teores de ouro que propiciassem um aproveitamento economicamente viável, embora o assunto não esteja ainda esgotado.
Mais um erro da reportagem é sobre a expectativa de extração de ouro na área de 100 hectares onde está sendo desenvolvida a mina Nova Serra Pelada. A estimativa oficial é extrair 50 toneladas somando ouro, platina e paládio. A reportagem diz que a "expectativa é a retirada de 51 toneladas de ouro" (o jornal erra na quantidade e ignora a platina e o paládio) e ainda informa que "há previsão de uma quantidade ainda maior na área dos 100 hectares", o que não é correto afirmar sem os estudos técnicos necessários.

A SPCDM lamenta os equívocos da reportagem, sendo o mais grave o de não ter entrado em contato com a empresa para que confirmasse as informações, embora já tenha se colocado à disposição daquele jornal para este fim.
Para mais informações, basta enviar e-mail para a Assessoria de Imprensa da SPCDM: ptexto@gmail.com

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...