Total de visualizações de página

sexta-feira, maio 13, 2011

Projeto Limpa Belém começou nesta sexta 13, no Canal São Joaquim com a presença do prefeito de Belém

O prefeito Duciomar Costa mandando o recado à população

Em busca de uma cidade mais limpa e de uma sociedade mais conscientizada, o Programa de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova-Ama Belém, em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesma) e com a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) está realizando o projeto Limpa Belém.
Em reunião com os agentes comunitários, no auditório da Secretaria de Esporte Juventude e Lazer (Sejel) a coordenadora do Ama Belém, Duty Monteiro, realizou a primeira etapa de capacitação dos agentes na manhã da última sexta feira,6. Ao todo são cinco etapas.
O projeto começou nesta sexta-feira, 13, no bairro da Sacramenta, com a presença do prefeito Duciomar Costa. O prefeito pede à população para que observe bem os dias e horários das coletas dos lixos e que antes de qualquer coisa, partir do princípio de “que se você ama Belém, não deve sujá-la”.
Belém foi dividida em regiões, nas quais estão previstas a realização do projeto. Segundo Duty Monteiro, a prefeitura realiza o Limpa Belém desde 2009 com o objetivo de conscientizar a população sobre o manuseio do lixo, para que assim a população possa desfrutar de uma cidade mais limpa.
O projeto foi dividido em cinco etapas. A primeira é de capacitação dos agentes comunitários que irão trabalhar no projeto. A segunda etapa é a de sensibilização, onde os agentes irão bater de porta em porta fazendo a conscientização da sociedade sobre o manuseio do lixo, como evitar doenças e os horários da coleta de lixo.
O trabalho não será fácil mas a equipe está preparada

À margem do canal começou aparecer com a limpeza
Na terceira etapa equipes irão fazer a limpeza de canais e retiradas de entulhos, o primeiro canal a receber o serviço será o São Joaquim com a Julio Cézar, no bairro do Barreiro. A quarta etapa é a de monitoramento do trabalho e a quinta de avaliação de tudo que já foi feito. As últimas duas etapas serão feitas pelo serviço de Call Center que será disponibilizado à sociedade.
Dona Maria das Graças Macedo, 61 anos, trabalha como agente comunitária de saúde há 11 anos. Esse foi o seu primeiro emprego com carteira assinada e tudo começou para melhorar as condições do conjunto onde morava. Foi daí que surgiu a paixão pela profissão e por ajudar ao próximo.
“Desde 2000 eu trabalho como agente, quando mudei pro CDP e vi as condições em que o conjunto estava quis trabalhar como agente comunitária, me inscrevi, fiz a prova e hoje ainda estou visitando de porta em porta as pessoas, conscientizando e ajudando no que está ao meu alcance”, diz dona Maria.
Ao todo a prefeitura conta com mais de dois mil agentes, entre os de saúde, ambientais e endêmicos. O projeto deve ficar mais de 15 dias na Sacramenta, realizando todas as etapas antes de seguir para outra região.

Texto: Amanda Valente e atualizada pelo CORREIO JURUNENSE
Fotos: CORREIO JURUNENSE
 ***********
Prefeitura já retirou 300 caçambas de lixo
e entulho do Canal São Joaquim
 Mais de dois mil metros cúbicos, o equivalente a 300 caçambas cheias de lixo e entulho, foram retirados do Canal São Joaquim nos primeiros cinco dias da mega ação de limpeza realizada pela Prefeitura de Belém em toda a extensão do curso d’água que compreende áreas dos bairros de Val-de-Cans e Barreiro.
O mato tomou conta do canal
 
 Nesta sexta-feira, 13, o prefeito Duciomar Costa fez uma visita ao local da ação e garantiu que toda população do entorno do canal será beneficiada. “A mega ação trará uma gama diversificada de serviços aos moradores, mas nosso objetivo é também conscientizar de que a limpeza deve se mantida” ressaltou.
 Até agora, cerca de trezentos metros do perímetro entre a Avenida Júlio César e a travessa Alferes Costa foram capinados e roçados. Os trabalhos começaram na última segunda-feira, 09, com objetivo de limpar toda a área marginal do são Joaquim da Júlio César até o Canal do Una.
Dois mil profissionais, entre agentes de saúde, ambientais e endêmicos, participam do trabalho de educação em saúde e meio ambiente. Eles tem a missão de bater de casa em casa para orientar moradores sobre como preservar a área e se proteger contra doenças como a dengue.
Para o trabalho de limpeza e roça, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) destacou cem profissionais que contam com o auxílio de duas pás mecânicas e 18 caçambas para recolher pneus, garrafões de água mineral, sacos plásticos, restos de construção, televisores e até móveis identificados como a maior parte dos componentes do entulho despejado no local.
A estimativa do Diretor do Departamento de Resíduos Sólidos da Sesan, Raimundo Beltrão, os serviços de limpeza em toda a extensão do canal sejam concluídos em 70 dias. “Estamos trabalhando com bastante intensidade, porém a extensão do canal é relativamente grande, o que torna o trabalho dificultoso e demorado” explica.

 Texto: Izabelle Mesquita
Edição: Comus

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...