Novo furto de cabos de fio de cobre foi detectado nesta quarta-feira, 4, pelas equipes de eletricistas da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). Desta vez a ação dos marginais ocorreu na Estrada da Maracacuera, antes do Distrito Industrial de Icoaraci, de onde 120 metros cabos foram levados.
Oito luminárias estão apagadas e o restabelecimento da iluminação no local deve ser feito somente após aquisição do material, que está em falta pela especificidade dos cabos.
Este é o quarto grande furto de materiais registrado neste ano pela Seurb e que já ultrapassam os prejuízos contabilizados aos cofres públicos com relação a todo o ano de 2010. No ano passado, aproximadamente 8,2 mil metros de cabos de fio de cobre foram retirados ilicitamente, gerando um custo de cerca de 200 mil reais ao município pela reposição do que foi levado.
Nestes primeiros meses a despesa já superou o valor de 300 mil reais, com a reinstalação de 3 mil metros de cabos que foram retirados ilicitamente no mercado do Ver-o-Peso; de 120 metros de cabos no cemitério de Santa Izabel e de 45 metros de cabos de fios de cobre de 16 milímetros, de tubos galvanizados utilizados na descida dos cabos e de uma chave conectora responsável pela ligação do circuito de 15 luminárias, do entorno do Museu Emílio Goeldi, pela lateral da avenida Alcindo Cacela.
De acordo com o diretor da Divisão de Iluminação Pública, Guilherme Sanches, este dinheiro poderia ser revertido em obras de revitalização em cinco pequenas vias. Por isso ele pede a colaboração da população no sentido de denunciar qualquer pessoa que esteja em atitude suspeita próximo aos pontos de iluminação. “Somente estão autorizados a realizar qualquer serviço nos pontos de iluminação os funcionários da prefeitura, que devem estar devidamente uniformizados e identificados com crachás. Além de estarem nas viaturas adesivadas com o emblema da PMB”, alerta.
Texto: Cristiane Paiva -Ascom Seurb
Edição:Comus
Nenhum comentário:
Postar um comentário