Total de visualizações de página

segunda-feira, maio 02, 2011

Curso sobre controle de qualidade de leite humano é realizado na Santa Casa

O Pará é referência nacional na política de incentivo ao aleitamento materno graças ao Banco de Leite Humano mantido pela Fundação Santa Casa de Misericórdia, em Belém. A qualidade desse serviço levou o Estado a ser escolhido para iniciar uma série de cursos destinados à formação de Tutores em Controle de Qualidade e Processamento do Leite Humano no Norte e Nordeste. O evento, iniciado nesta segunda-feira (2), é promovido pela Rede Brasileira, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Profissionais dos Bancos de Leite Humano do Pará, Amapá e Maranhão participam do curso na Santa Casa até a próxima sexta-feira (06).
O Banco de Leite Humano (BLH) é um centro especializado, obrigatoriamente vinculado a um hospital materno e/ou infantil, responsável pela promoção e incentivo ao aleitamento e execução de coleta, processamento e controle de qualidade do colostro, leite de transição e leite humano maduro, para distribuição sob prescrição médica  ou de nutricionista.
Danielle Aparecida da Silva, consultora da Rede Brasileira de BLH/ Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), engenheira de alimentos e doutora em Saúde da Mulher e da Criança, informa que o curso busca formar multiplicadores capazes de difundir o conhecimento da Rede para outros profissionais. “É a terceira vez que venho a Belém e fico muito feliz em saber que o BLH da Fundação Santa Casa está indo muito bem. Acredito que é o maior e melhor banco de leite da Região Norte”, ressalta.
Segundo a coordenação do Banco de Leite Humano da Santa Casa, o evento favorece a descentralização das atividades de ensino da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano e fortalece tecnicamente os centros de referência estaduais. O curso faz parte de uma cooperação técnica entre a Sespa e a Fiocruz.
Programação - Com aulas teóricas  e práticas, ministradas no espaço do BLH da Santa Casa, os novos tutores aprendem a fazer o controle físico-químico, microbiológico e a pasteurização do leite humano, além das normas corretas de recepção, seleção e classificação, reenvase e embalagem, controle de qualidade, armazenamento e distribuição.
De janeiro a abril deste ano, o Banco de Leite Humano da Santa Casa, em parceria com o projeto Bombeiros da Vida, arrecadou e distribuiu cerca de 1.600 litros de leite humano, que ajudaram milhares de bebês nascidos com dificuldades para alimentação direta nas mães.
Quem quiser doar leite pode entrar em contato com o Banco de Leite Humano da Santa Casa, ligando para 0800-7272057 ou 4009-2311/2212. Integrantes do projeto Bombeiros da Vida irão às residências buscar os frascos com leite.
Alessandro Borges - Fundação Santa Casa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...