Promover o fortalecimento dos laços familiares entre o adolescente que cometeu ato infracional e sua família, durante o processo socioeducativo, é fundamental para reintegrar o jovem à convivência familiar e comunitária. Com esse objetivo, a Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Funcap) realizou, na manhã desta terça-feira, 3, o “I Encontro de Famílias de Adolescentes que Cumprem Medidas Socioeducativas” reunindo, além de familiares, gestores e técnicos da Fundação, representantes do Juizado da Infância e Juventude da Capital, Companhia Independente de Policiamento Assistencial (Ciepas), Universidade da Amazônia (Unama) e do Instituto Universidade Popular (Unipop), no auditório da Escola de Governo do Pará (EGPA), em Belém.
O acompanhamento da família e sua responsabilidade no processo socioeducativo, dispostos no artigo 19 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e no artigo 227, da Constituição Federal, foram reforçados pela presidente da Funcap, Ana Célia Cruz, durante o evento. “As pessoas mais importantes da vida são os familiares e esse é um momento em que os adolescentes precisam do apoio familiar”, disse.
Peça teatral encenada por duas assistentes sociais da fundação, enfatizando a participação familiar durante o cumprimento das medidas socioeducativas, fez parte da programação do evento. Os familiares também participaram de grupos de discussões com gestores e técnicos que trabalham diretamente com os socioeducandos. O ECA, fases do atendimento das medidas socioeducativas, conceito de família e a importância que eles têm durante o cumprimento das medidas foram discutidos entre os participantes, entre eles, três adolescentes atendidos pela Funcap.
O fortalecimento dos laços familiares é uma das prioridades que a atual gestão da Funcap vem colocando em prática com encontros, reuniões e palestras que envolvem a família e o adolescente. Hoje a Fundação assiste 328 adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas nas unidades da Funcap.
Rui Costa Pena - Ascom Funcap
Nenhum comentário:
Postar um comentário