Total de visualizações de página

segunda-feira, maio 16, 2011

Funpapa mobiliza para o Dia Nacional contra Exploração Sexual Infantil

Com o objetivo de mobilizar a sociedade quanto à importância de denunciar a exploração sexual de crianças e adolescentes, uma blitz educativa  marcará na quarta-feira (18) o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A blitz educativa promovida pela Prefeitura de Belém por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) trabalhará em quatro pontos da cidade: em frente aos shoppings Castanheira e Pátio Belém,Complexo do Ver-o-Peso e Terminal Rodoviário em São Brás. Nesses locais serão distribuídos materiais educativos incentivando a sociedade a denunciar qualquer tipo de violação dos direitos das crianças e adolescentes por meio do Disque 100.
A ação, que é feita em conjunto com o Governo Federal,acontece de 8h às 12h e contará com 80 profissionais trabalhando em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
Com o slogan “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e Adolescentes”, a campanha tem uma flor como símbolo do enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil.
Durante o dia, outras ações de conscientização também estarão sendo realizadas. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) contará com o apoio da Funpapa na distribuição de informativos, na Praça Batista Campos.
Em Mosqueiro, a Funpapa realiza uma caminhada que começará às 8h, partindo da UEI Rotary Clube, no Ramal DNER. O trajeto passará pela Escola Estadual Abelardo Conduru, Escola Municipal Abel Martins e Escola Estadual Carananduba. Após o término, a concentração final acontecerá na Praça do Carananduba, onde haverá o pronunciamento dos representantes dos órgãos que integram o Fórum Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra criança e Adolescente (FMEVS).
Participam da caminhada a Agência Distrital de Mosqueiro, Conselho Tutelar, diretores das escolas participantes e integrantes de todos os programas do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Bolsa-Família e ProJovem. A caminhada tem parceria com a Polícia Militar que ficará responsável pela segurança dos 350 participantes,público estimado para a ação.
A partir de terça-feira,17, a equipe técnica do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) Comércio fará visitas institucionais aos órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos: Promotoria da Infância e Juventude, Juizado da Infância e Juventude, Conselho Tutelar I e Defensoria Pública.
O objetivo das visitas é divulgar e esclarecer as atividades desenvolvidas no Creas Comércio às vítimas de violência sexual, assim como intensificar a campanha nacional sobre exploração sexual de crianças e adolescentes.
Caminhada II – Na terça-feira (17), o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) – Jurunas promoverá uma caminhada para dar maior visibilidade ao dia 18 de maio. Às 8h30, a caminhada sairá do Cras, situado na Tv. Honório José dos Santos, 2672, e seguirá pela Passagem São Silvestre, Tv. Bom Jardim e Rua Timbiras, retornando ao Cras.
Durante o percurso, alunos, pais e equipe de ensino da Creche Educacional Infantil vão aderir à caminhada. Segundo a coordenadora do Cras, Gilvana Andrade, desde o ano passado, os pais dos alunos se interessaram pela causa e resolveram participar este ano.
A caminhada acontece com o apoio da equipe técnica do Cras-Jurunas e da Funpapa.

Texto: Luana Santos-Ascom Funpapa
Edição:Comus



Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...