Total de visualizações de página

quinta-feira, maio 26, 2011

Rede Estadual repassa informações para o EducaCenso

As informações detalhadas sobre o rendimento, aprovação, conclusão e a movimentação dos cerca de 722 mil alunos matriculados nas escolas da rede estadual de ensino durante o ano de 2010 foram repassadas ao Sistema Nacional de Censo Escolar durante esta quarta-feira (25). O “raio x” da situação de cada estudante, professor, turma e escola da rede estadual foi repassado por meio da migração de dados durante o chamado 'Dia D', data nacional do Censo Escolar, que dá início a construção do diagnóstico da educação básica em todo país, e se refletirá diretamente nos investimentos futuros na educação pública.
Na rede estadual paraense, a transmissão de dados para o EducaCenso 2011 é feita pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), sob o acompanhamento da Assessoria de Planejamento (Asplan) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O setor que coordena o Censo Escolar na Seduc escalou uma equipe direcionada para acompanhar e corrigir possíveis dados, juntamente com as 40 Unidades Seduc na Escola e Unidades Regionais de Ensino – dentro do prazo estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Entre os dias 26 de maio e 13 de agosto será o período de manutenção e correção das informações no sistema EducaCenso. O sistema será fechado no dia 14 de agosto e ficará indisponível para acesso de 15 a 30 do mesmo mês. Para melhorar o funcionamento do processo na Rede Estadual, a Seduc organizou as atividades em quatro processos: alimentação, retificação da alimentação, da avaliação e estudos estatísticos e a comunicação e disseminação. “Além disso, fizemos um contato com todos os gestores dando um suporte técnico e acadêmico”, explicou assessor de Planejamento, Augusto Menezes.
O Censo é peça fundamental para que as Redes de Ensino possam acessar as políticas públicas para a educação. As informações do Educacenso são consideradas no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e influenciam diretamente na hora de definir valores de investimentos em todos os programas de nível federal, como os do transporte e alimentação escolar, em reforma e construção de escolas, implementação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, entre outros.
Para o secretário de estado de Educação, professor Nilson Pinto, o processo é de suma importância por duas questões: “A primeira porque nos permite avaliar o quanto avançamos anualmente em termos de oferta educacional nos mais diferentes níveis e com isso estabelecemos novas metas de investimento. Segundo, ele fornece os dados sobre os quais se assentam os investimentos em educação básica no Brasil”, defendeu o secretário.
O Censo Escolar começa no momento da matrícula do estudante. A cada ano letivo, os dados referentes à matrícula, aprovação e reprovação, conclusão para aqueles que estavam nos anos finais do ensino fundamental ou do médio, e o movimento – transferência e frequência – de cada estudante são atualizados.
Serviço: Mais informações em www.sitio.educacenso.inep.gov.br. Na Rede Estadual, dúvidas e esclarecimentos podem ser feitos por meio do número 3201 5061.
Mari Chiba - Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...