Total de visualizações de página

segunda-feira, maio 16, 2011

Apicultores debatem estratégias para aumentar produção de mel no Pará

O II Fórum Paraense de Comercialização dos Produtos das Abelhas será realizado nos dias 17 e 18, na Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), com o objetivo de debater e buscar alternativas para o mercado, a comercialização e o estímulo à produção com qualidade e sustentabilidade. O Fórum começa nesta terça-feira, às 09h, no auditório da Sagri, reunindo produtores e representantes de órgãos estaduais e federais, para discutir alternativas de incentivo ao crescimento do setor apícola no Pará.
A comercialização dos produtos apícolas é, atualmente, um dos maiores entraves ao crescimento da atividade no Estado, devido à falta de mercado. Apesar das campanhas de incentivo ao consumo e vendas diretas ao consumidor, ainda são necessárias ações estratégicas para estimular o desenvolvimento do setor.
A falta de investimento, especialmente em infraestrutura, as questões sanitária e fiscal, o crédito aos produtores e a assistência técnica são desafios que precisam ser superados. 
O Pará desponta como importante fronteira apícola e já é o maior produtor de mel da Região Norte, com 1.000 toneladas/ano. Por seu grande potencial de produção, o Estado será sede do 20º Congresso Brasileiro de Apicultura e 6º de Meliponicultura, que serão realizados em Belém, em 2014.
Com 3 mil apicultores, a criação de abelhas no Pará está associada principalmente à agricultura familiar, contribuindo para a geração de renda e fixação do homem no campo, além da conservação ambiental. A atividade também experimenta crescimento significativo no âmbito empresarial, com empresas e marcas se consolidando no mercado.
Leni Sampaio – Sagri

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...