O Guamá registra um dos maiores índices de violência na capital paraense e com freqüência crianças e adolescentes figuram nas ocorrências policiais do bairro. Por esse motivo, foi escolhido pela Fundação Papa João XXIII para receber aproximadamente dois mil atendimentos específicos para o público infanto-juvenil durante toda esta quarta-feira, 18. A ação faz parte da parceria da Funpapa com a Defensoria Pública do estado, em comemoração à semana do Defensor e vai oferecer atividades educativas, informativas e recreativas, prestação de serviços como emissão de documentos, corte de cabelo e distribuição de brinquedos.
As ações no Guamá serão concentradas no Lar Fabiano de Cristo, na Rua Barão de Igarapé Miri, 572, e na Escola Estadual Frei Daniel, na Tv. Liberato de Castro, 573, e tem também o objetivo de instruir o cidadão vítima de violência sobre como proceder e onde buscar ajuda. Um dos destaques da programação será o projeto intitulado “Criança e Adolescente: Eu defendo, eu protejo” em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado nesta quarta-feira, 18.
Toda a equipe técnica do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Guamá estará envolvida na programação com a distribuição de material educativo e orientações contra exploração sexual infanto-juvenil, além de apoio de psicólogos e assistentes sociais para vítimas e famílias que queiram denunciar esse tipo de crime. O atendimento será realizado de 8h às 17h. Os interessados nos serviços devem adquirir as senhas pela manhã.
O serviços oferecidos pela programação serão emissão de carteira de identidade, 2ª via da certidão de nascimento, CPF, carteira de trabalho, meia passagem e passe livre, além de orientações e ações jurídicas consensuais como divórcio, reconhecimento voluntário de paternidade, retificação de registros de nascimento, casamento e óbito.
A Semana do Defensor Público acontece até a próxima quinta-feira, 19. Além da Funpapa, a Defensoria Pública trabalha em pareceria com as Secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa) e de Meio Ambiente (Sema), Fundação Santa Casa de Misericórdia, Programa Pró-Paz, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito (Detran), Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon), Fundação Hemopa, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Polícia Militar, Polícia Civil, Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), Tribunal de Justiça do Estado (TJE), Ministério Público, Serviço Social do Comércio (Sesc), Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) e Associação dos Notários e Registradores do Pará (Anoreg).
--
Texto: Ascom Funpapa
Edição: Comus
Nenhum comentário:
Postar um comentário