Total de visualizações de página

segunda-feira, maio 02, 2011

Gestores da Educação Tecnológica participam de capacitação

O aperfeiçoamento da educação profissional com a consolidação de políticas públicas foi objeto de discussão do 1º curso de Especialização para gestores que atuam no ensino profissionalizante das redes estaduais de ensino de todo o Brasil, realizado de 25 a 29 de abril, no Paraná. O curso faz parte do Programa Brasil Profissionalizado (PBP), promovido pelo Governo Federal desde 2008.
Gestores de oito estados, entre eles, o Pará, participaram do curso, uma parceria das secretarias estaduais de Educação com o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). Em um primeiro momento, 42 gestores, cinco deles paraenses, foram capacitados na modalidade presencial, com 120 horas/aula. Nos meses de julho e outubro acontecem as outras etapas de formação presencial, com 120 horas/aula, e à distância com 240 horas/aula. A meta do Programa é capacitar cerca de 400 gestores.
Na ocasião, foram firmados entre os estados participantes, convênios da ordem de R$ 718,9 milhões. Desde que foi implantado, o PBP já aplicou R$ 1,5 bilhão em reformas, ampliações e construções de escolas tecnológicas. Somente no Pará, 11 delas serão construídas e 14 já promovem a formação de mais de 10 mil estudantes, distribuídos na Região Metropolitana e interior do estado.
Para a coordenadora das escolas tecnológicas estaduais, Márcia Ribeiro, o Pará está alavancando o ensino profissionalizante, que é uma das metas prioritárias assumidas pela nova gestão. “O Pará já tem um caminho consolidado para as escolas tecnológicas, que são fundamentais no processo de desenvolvimento do estado”, afirmou.
Nas 360 horas de aula, foram ministrados, dentre outros temas, noções de política e legislação da educação profissional e tecnológica, gestão educacional e fundamentos da gestão estratégica.

Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...