Total de visualizações de página

segunda-feira, maio 16, 2011

GP de Atletismo mobiliza a economia paraense



O Grande Prêmio Interrnacional de Atletismo não movimenta só o esporte em Belém, mas também toda a cadeia produtiva da economia, destacando a geração de emprego e renda temporários para os setores de prestação de serviços, transporte, hotelaria, segurança, vestuário, turismo, além de promover intercâmbio cultural entre os paraenses e as personalidades que ficaram hospedadas na capital paraense durante cinco dias.
O secretário Marcos Eiró, titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), parceira da Confederação Brasileira de Atletismo na realização do evento, acredita que nesse período, foram injetados mais de R$ 1 milhão de reais no comércio de Belém, incluindo a compra do carro zero quilômetro que foi sorteado ao final da competição, no último domingo, 15.
O Grande Prêmio trouxe a Belém 132 atletas de 25 nacionalidades diferentes. Um público de 26.305 pessoas prestigiou a festa. Milhares de profissionais trabalharam no evento, entre operários, professores de educação física, árbitros, engenheiros de som, de informática, técnicos, servidores da Seel, policiais militares, bombeiros, agentes da Polícia Federal, intérpretes, jornalistas e gente de apoio da logística geral.
O governador Simão Jatene, que também acompanhou o evento, adiantou que o Governo vai continuar trabalhando pelo o que ele chama de “pacto pelo esporte”, no qual estão incluídas outras atrações internacionais como um jogo da Seleção Brasileira antes da Copa de 2014, por exemplo. “O governador é apenas um instrumento para realização dos anseios do povo paraense. Eu quero ser um bom instrumento para continuar trabalhando em prol dos grandes eventos esportivos”, disse.
Para realizar o Grande Internacional de Atletismo em Belém, o Governo do Estado investiu R$ 1 milhão de reais. Todo esse recurso, excetuando a premiação dos atletas, foram gastos totalmente no Pará a partir da contratação direta de serviços nos segmentos de transporte, hotelaria, segurança, prestação de serviços, entre outros. “Nossa observação é que o GP é um exemplo real da intenção do Governo em promover não só o espetáculo, mas também a geração de emprego e renda”, disse o secretário.
Empresário festeja a volta dos grandes eventos esportivos
O empresário Eliseu Nazareno Araújo, da empresa Shalon Turismo, que venceu a licitação realizada pela Confederação Brasileira de Atletismo para prestar serviços na área de transporte, festejou a volta dos grandes eventos esportivos em Belém. Ele disse na manhã desta segunda-feira, 16, que o governador Simão Jatene está de parabéns por ter proporcionado aos empresários de alguns segmentos a possibilidade de gerar emprego e renda. Para garantir o serviço exigido pela CBAT, o empresário contratou 12 pessoas a mais para dar conta do trabalho.
A frota alugada somou seis ônibus e sete vans com padrão “luxo-turismo”. Mais de 20 motoristas e auxiliares foram contratados para atender um super-esquema de condução das estrelas do atletismo. “Foi um trabalho excelente, de alto padrão, e nós só temos a agradecer ao governador Simão Jatene e a equipe da Seel pela oportunidade”, disse o empresário Eliseu Nazareno.
Para Rafael Hamada, gerente de recepção do hotel Crowne Plaza, que se transformou na casa dos atletas em Belém, a experiência em hospedar as delegações foi única. “Aprendemos muito com eles. Os grupos foram ótimos com os funcionários do hotel. Nós estamos muito gratos por tudo”, disse, ressaltando ainda que um dos itens mais delicados na lista de recomendações foi a alimentação, “extremamente balanceada, à base de legumes e verduras”, completou o gerente.
O cardápio ainda foi regado a muitos sucos de frutas e sobremesas especiais. O açaí, segundo o gerente Hamada, não foi servido. “Eu acredito que pelo fato de ser um suco um pouco pesado para os padrões estrangeiros, os atletas preferiram não arriscar, mas se pedissem certamente estaríamos prontos para atender”, completou.
Grande Prêmio está garantido para 2012
O Grande Prêmio Internacional de Atletismo de 2012 está garantido. Segundo o secretário Marcos Eiró, a decisão em realizar um novo Meeting Internacional foi tomada logo após o evento no domingo, 15. “Queremos assegurar que o GP de 2012 está definido. Belém será novamente a sede de mais um grande evento esportivo ano que vem”, garantiu o secretário, após avaliar positivamente o Meeting de 2011, que integra o circuito do Brazilian Athletic Tour, considerado o maior da América Latina.
Selma Amaral - Ascom Seel

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...