A campanha iniciou com a distribuição de botons aos servidores e visitantes da Santa Casa, assinatura simbólica de comprometimento da prática de higienização das mãos. A equipe de sensibilização percorreu todo o hospital visitando os departamentos e enfermarias aconselhando como higienizar as mãos corretamente. A ação teve a participação do palhaço Sorriso, que de maneira lúdica também participou das orientações para a lavagem correta das mãos.
Irna Carneiro, médica infectologista da CCIH da Santa Casa, destaca que a campanha, além de promover a sensibilização dos profissionais de saúde e usuários do hospital para reduzir os riscos às infecções, marca os dias mundiais de Higienização das Mãos (5 de maio) e Controle às Infecções Hospitalares (15 de maio). “hoje é o lançamento da campanha, mas a preocupação com a educação de higienizar as mãos continua durante o ano todo” diz a infectologista.
Ela ressalta ainda que, apesar dos profissionais de saúde terem consciência dessas informações, a rotina sobrecarregada de atividades faz esquecer a prática de higienização das mãos e que a ação de lavar as mãos deve ultrapassar os muros dos hospitais e ir até as residências. “O hábito de lavar as mãos depois de chegar da rua e antes de se alimentar pode evitar a diarréia, infecções respiratórias e a pneumonia” conclui a médica.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, as mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismo durante a assistência prestada ao pacientes, pois a pele é um possível reservatório de diversos microorganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminadas.
Como higienizar corretamente as mãos – molhe as mãos com água potável corrente, passe sabão líquido e esfregue entre os dedos, nas costas da mão, punhos e sob as unhas. Lave por pelo menos 30 segundos e, em seguida, seque as mãos com uma toalha limpa.


Nenhum comentário:
Postar um comentário