Total de visualizações de página

terça-feira, maio 17, 2011

Polícia Civil apreende sete armas de fogo e drogas no sudeste do Pará

A Polícia Civil do Pará já apreendeu sete armas de fogo ilegais dentro de áreas de ocupação de trabalhadores rurais sem-terra na região sudeste do Pará. Um traficante de drogas foi preso em flagrante com mais de 200 gramas de maconha. Os policiais localizaram nessas áreas um suspeito da autoria de três homicídios no interior de São Paulo. Os dados divulgados nesta terça-feira (17) são resultados da operação "Cangalha", iniciada semana passada.
Até o momento, a Polícia Civil já fez vistorias nas áreas das fazendas Cruzeiro Novo, Riachuelo, Complexo Jacutinga e Jahu, localizadas em Santa Maria das Barreiras e Conceição do Araguaia. A ação policial tem por objetivo levar tranquilidade e paz ao campo, por meio de ações educativas, ostensivas e repressivas, para evitar conflitos armados e outras práticas criminosas.
A operação tem mais de 25 policiais civis das Delegacias de Conflitos Agrários (Decas) de Marabá, Redenção e de Belém, comandados pelos delegados Luiz Paulo Galrão Filho; José Humberto de Melo Júnior e Clóvis César Bueno, com apoio da Diretoria de Polícia do Interior (DPI) e Superintendência Regional da Polícia Civil no Araguaia Paraense. Segundo os policiais, as áreas das fazendas estão em situação de litígio com a presença de sem-terras ao redor das propriedades rurais ou no interior dos terrenos.
Na fazenda Jahu, os policiais fizeram buscas em pessoas que trafegavam pelas estradas vicinais no interior da área. Ao todo, durante as buscas, foram apreendidas seis espingardas de diversos calibres e uma pistola de calibre 9 milímetros, com 13 projéteis intactas. Ainda, durante a vistoria, as equipes das Decas encontraram aproximadamente 250 gramas de maconha em formato prensado.
As armas estavam em poder de Leonardo de Oliveira Lima que foi autuado em flagrante por porte ilegal de armas de fogo. Ele é suspeito de praticar pistolagem na região sudeste do Pará e de cometer três homicídios em Osvaldo Cruz, cidade da região Oeste do Estado de São Paulo, a 565 quilômetros da capital paulista. Já as drogas estavam com Alonso Pereira de Sousa que também está preso para responder por tráfico de entorpecentes. Ambos foram conduzidos para a Delegacia de Conceição do Araguaia, onde estão recolhidos à disposição da Justiça. A operação prossegue em toda região.
*****************************
Policiais civis impedem plano de
 fuga  de presos em Itupiranga
Policiais civis agiram rapidamente e conseguiram impedir um plano de fuga de presos na carceragem da Delegacia de Itupiranga, sudeste do Pará. Foi neste fim de semana. Os investigadores Josimar Costa e Álvaro Lobato, de plantão na unidade policial, perceberam que, estranhamente, os presos estavam em silêncio na ala carcerária. De imediato, os policiais comunicaram o fato ao delegado Sérgio Máximo, titular da delegacia, que solicitou apoio à Polícia Militar para procederem a uma averiguação nas celas.
Após o início da vistoria, os policiais descobriram que os presos tentavam cavar um buraco na parede da carceragem para tentar acesso à rua. Com eles, foram aprendidos dois vergalhões e uma chave de fenda. Apontado como responsável pelo plano de fuga, o preso identificado como Diego Soares Coutrim, 32, sem documento, nascido em Ilha Verde (MT), foi enquadrado no artigo 163, inciso III, do Código Penal Brasileiro, pelo crime de dano qualificado ao patrimônio publico estadual. Ao todo, nove presos estavam na carceragem.
Os policiais acionaram o juiz da Comarca de Itupiranga, Marcelo Andrei Simões, que determinou a imediata transferência de todos os detentos para unidades do Sistema Penitenciário do Pará em Marabá, na região. Através de ordem de missão, o delegado Sérgio Máximo determinou aos investigadores Josimar Costa e Álvaro Lobato, com apoio da PM de Itupiranga, a transferência dos presos.
Cinco deles foram levados ao Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crama), em Marabá, e outros quatro foram conduzidos ao Centro de Triagem de Marabá (CTM ). A Polícia Civil na região já tomou as providências para consertar os danos causados na cela pelos detentos e evitar que novas tentativas de fuga aconteçam no local.
Os presos transferidos são Diego Soares Coutrim, (artigos 155 e 163 do CPB - furto e dano qualificado); Raimundo Nonato da Silva (artigo 121 c/c 14 do CPB - homicídio); Leonardo Gomes Macena (artigo 155 do CPB - furto); Agatone Pereira dos Santos artigo 121 c/c 14 do CPB - homicídio); Geisi Barros da Silva (artigo 121 do CPB - homicídio); Jackson Siqueira dos Santos (artigo 155 do CPB - furto); Ricardo da Silva (artigo 33 da lei 11.343/2006 - tráfico de entorpecentes) e Sidney Cardoso da Silva (artigo 35 da lei 11.343/2006 - associação para fins de tráfico de drogas).

Walrimar Santos - Polícia Civil
***********************

Defensoria Pública ministra
 palestra em Marabá
Em atenção às comemorações da Semana do Defensor Público, que este ano adota como tema “Criança e Adolescente - Primeiro! Defensores Públicos pelos direitos e garantias da criança e do adolescente”, a Regional de Marabá realiza, até esta terça-feira, 17, palestras que terão como tema o Estatuto da Criança e do Adolescente, na Escola Plínio Pinheiro, e terá como palestrante a Defensora Pública Annalu Marinho Ferreira, atuante no Naeca.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...