Nesta sexta-feira (2), 35 profissionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) atuantes em 13 municípios da região de São Miguel do Guamá, no nordeste do estado, irão para Igarapé-Açu conhecer experiências bem-sucedidas conduzidas pelo escritório local da Empresa. O intercâmbio terá a presença da presidente da Emater, Cleide Amorim, do diretor técnico, Humberto Reale, e da prefeita de Igarapé-Açu, Sandra Uesugi - além de outras autoridades políticas, de representantes de instituições parceiras, como Banco do Brasil (BB), e de cerca de 50 agricultores.
Serão visitadas três propriedades familiares, em que as principais atividades são fruticultura irrigada e consorciada e cultivo de pimenta-do-reino. O chamariz de uma das áreas é uma unidade demonstrativa, instalada pela Emater em abril deste ano, de gliricídia como estaca viva para o plantio da trepadeira de pimenta, no lugar do uso de tutores mortos, em geral madeira de desmatamento sem manejo. A disseminação da tecnologia da gliricídia inclusive é uma das metas de convênio vigente entre a Emater e a ONG japonesa Amazon Agroforestry. O grupo também conhecerá dois projetos de hortas comunitárias, executados a partir da parceira entre a Emater e do programa Pará Rural, da Secretaria Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção.
A excursão encerrará com a visita a uma área de plantio da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), na qual se desenvolvem 680 pés de pimenta-do-reino sustentados por gliricídia. A atividade tem o apoio da Emater. De acordo com o engenheiro agrônomo Leandro Pinheiro, chefe do escritório local da Emater em Igarapé-Açu, o município é referência em alguns cultivos porque a economia ali tem motor fundamentalmente rural: “Pimenta-do-reino e fruticultura da agricultura familiar estão consideravelmente desenvolvidos aqui em Igarapé-Açu, com o uso expansível de tecnologia, organização social dos agricultores e capacitação contínua das comunidades”, diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário