Total de visualizações de página

terça-feira, agosto 30, 2011

Ações da Sespa marcam o Dia Nacional de Combate ao Fumo

Lembrado em todo o país em 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo foi referência de várias ações de conscientização realizadas nesta terça-feira, 30, pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) no hall de cardiologia da Unidade de Referência (URE) Presidente Vargas, que abriga o Centro de Referência em Abordagem e Tratamento do Fumante.
Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Raquel dos Anjos, as abordagens deste ano concentram o foco na relação entre o público juvenil e os chamados “cigarros aditivados”, ou seja, aqueles que apresentam sabores e aroma variados de chocolate, menta, cereja e canela, entre outros. “À primeira vista são inofensivos, mas a vilã está lá, a nicotina, pronta pra seduzir jovens, nossos focos de agora. Se pudermos evitar o início do vício, melhor ainda, pois futuras gerações não terão esse hábito", explica.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o consumo de cigarros aromatizados entre adolescentes de 13 a 15 anos e adultos e jovens de 17 a 35 anos no país chega a 44%. A pesquisa foi realizada entre 2002 e 2005. O adolescente A. B, de apenas 14 anos, está no Centro querendo se livrar justamente dos cigarros com aditivos. "Diziam que deixava um hálito bacana, que exercia sedução nas garotas, mas vejo que só tô me ferrando, pois ando sem pique e gripando muito fácil", relata. Durante a panfletagem no centro, a abordagem mais frequente dizia respeito à colocação de sabores nos cigarros como pretexto de fazer com que jovens não desistam de experimentar por causa do gosto ruim e do mal-estar das primeiras tragadas.
A diretora do Centro de Referência em Abordagem e Tratamento do Fumante, pneumologista Fátima Amine, afirma que a equipe multidisclipinar já está preparada para trabalhar com esse tipo de abordagem. "Esses cigarros que parecem ser saborosos liberam maior quantidade de nicotina livre, ou seja, são imediatamente absorvidos pelo organismo e causam maior impacto nos centros nervosos cerebrais", explica.
Durante a manhã, a equipe do Centro já atuava na capitação dos fumantes dispostos a procurar tratamento e que passavam pela calçada da própria avenida Presidente Vargas a conhecer o trabalho desenvolvido na URE. O autônomo João Batista, de 53 anos, foi um que buscou o programa, há algum tempo, ainda meio ressabiado. "Já havia tentado parar de fumar por meio de um tratamento particular, que me custou, na época, mais de 200 reais. Aqui foi tudo de graça e estou sem fumar há mais de um ano", disse ele, antes de receber um cerficado de abstêmio de uma das técnicas do Centro.
Quem procurou o Centro de Referência em Abordagem e Tratamento do Fumante pela primeira vez, aproveitou os serviços disponíveis especialmente para o evento. Houve distribuição de material informativo sobre a dependência do tabaco, feita pela Liga de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular do Pará, vinculada à Universidade do Estado do Pará (Uepa); verificação de pressão arterial e testes de glicemia ofertados pelo grupo Extrafarma; testes de dependência da nicotina e de níveis de monóxido de carbono nos pulmões realizados pela Action Laser, além de testes rápidos de HIV disponibilizados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante da Coordenação Estadual de DST/Aids.
O momento cultural ficou por conta de apresentações de grupo de dança do programa Maturidade Saudável, da Fundação de Seguridade Social (GEAP) do Pará; aeróbica para a melhor idade e dança de salão, com a equipe do Instituto Helena Coutinho, além de palestra sobre o marketing das indústrias de cigarro e certificação e depoimentos de ex-fumantes.
Em média, o Centro de Referência em Abordagem do Tratamento do Fumante atende diariamente de 50 a 100 pessoas que procuram os serviços da Unidade para tentar parar de fumar. "Muitos fumantes desejam parar, mas apenas 3% conseguem se livrar da nicotina por conta própria, sem recorrer a nenhum tipo de ajuda médica ou terapêutica", explica a pneumologista Fátima Amine.
A diretora orienta que quem decidir parar de fumar pode se inscrever no próprio Centro, sem necessidade de ser referenciado por unidade de saúde. Para demais orientações, o fumante pode procurar dicas pelo 0800-611997 ou pelo telefone do Centro: 3242-5645.

Mozart Lira - Ascom/Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...