Total de visualizações de página

segunda-feira, agosto 29, 2011

Idesp e Sinduscon/PA reúnem para avaliar ações de Termo de Cooperação

Qualificação foi a palavra-chave da reunião realizada na última sexta-feira, 26, entre o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Pará (Sinduscon/PA), representados respectivamente pela presidente, Adelina Braglia, pelo vice-presidente Fernando Teixeira e assessores técnicos. O encontro foi uma decorrência do Termo de Cooperação Técnica, assinado entre as entidades no final de 2010.
Esta cooperação prevê a troca de informações e dados e a execução de estudos, diagnósticos, pesquisas e análises destinados ao aprofundamento do conhecimento técnico-científico entre as partes. Para o assessor de economia e estatística do sindicato, professor José Roberto Rodrigues, o tema “qualificação” é prioridade. É consenso das instituições que a formação dos trabalhadores do setor deve ser mensurada e aprimorada. É preciso se fazer uma análise mais profunda das necessidades do mercado, do perfil dos cargos existentes e do nível de mão de obra atuante na área.
A presidente do Instituto, Adelina Braglia, esclareceu que o Idesp está apoiando, em articulação com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof), um fluxo sistemático de informações sobre as obras públicas no Estado, considerando o peso do setor no emprego da mão-de-obra, e propôs ao sindicato a extensão do termo de cooperação para a ampliação dos estudos propostos, bem como o apoio do Sinduscon para a pesquisa sobre a gestão ambiental das empresas do setor, o que teve imediata receptividade e apoio dos representantes.
Durante a reunião, o diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas e Análise Conjuntural do Idesp, Cassiano Ribeiro, destacou as fontes de pesquisa do Instituto para obter as informações apresentadas, como os núcleos de planejamento dos diversos órgãos do governo estadual, o Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado (FDE), a Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), a Secretaria de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Seidurb) e outros dados sobre obras em execução, fornecidos pela Sepof.
A entrega dos resultados animou a coordenadora do “Projeto Construir”, da Central de Serviços do Sinduscon/PA, Eliana Veloso, que reforçou a necessidade da entidade obter o máximo de informações sobre o setor de obras públicas, tendo em vista que o Pará é o oitavo empregador da construção civil do país e o décimo em termos de melhores salários.

Fernanda Graim - Ascom/Idesp

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...