Total de visualizações de página

segunda-feira, agosto 29, 2011

Programação orienta sobre o combate ao tabagismo




O tabagismo é um grave problema de saúde pública, responsável por mais de 50 diferentes doenças e mortes prematuras, em função de doenças pulmonares, infarto do miocárdio, derrames, assim com vários tipos de câncer, além de desencadear e agravar  hipertensão e diabetes, e aumentar o risco de pessoas desenvolverem e morrerem por tuberculose.
 Por causar tantos prejuízos à saúde e com a intenção de orientar jovens sobre cuidados com a saúde e males causados pelo tabagismo, durante a manhã desta segunda-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu palestras, debates, mostra de vídeos, além de depoimentos de ex-fumantes e distribuição de materiais educativos sobre o assunto.
 Cerca de 80 jovens das escolas municipais de Belém Amália Paungartten e João Nelson Ribeiro participaram da palestra educativa de combate ao tabagismo, realizada no Cine Olímpia. A ação faz parte da programação que foi montada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, comemorado no dia 29 de agosto. Os alunos fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE).
 Um dos assuntos discutidos na palestra foram os efeitos da poluição ambiental ocasionada pelo fumo, que podem gerar irritação nos olhos; manifestações nasais; tosse e cefaléia; aumento dos problemas alérgicos e cardíacos; redução da capacidade respiratória; infecções respiratórias em crianças; aumento do risco de aterosclerose (doença inflamatória crônica na qual ocorre a formação de ateromas dentro dos vasos sanguíneos); infarto do miocárdio; câncer; entre outros.
 Participaram da composição da mesa do evento Sylvia Santos (Secretária Municipal de Saúde de Belém), Rita Wanzeler (Chefe de Gabinete da Sesma), Maisa Gomes (Diretora em exercício do Núcleo de Promoção à Saúde-NUPS), Lindete Reis (Chefe da Divisão de Drogas e Medicamentos e diretora em exercício do Devisa) e Salenilde Pinheiro (Coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo da Sesma).
 De acordo com a secretária municipal de Saúde, Sylvia Santos, é importante trabalhar com a sensibilização “O ato de fumar prejudica nossa saúde, tanto de quem fuma, quanto de quem está por perto de quem fuma. Nosso papel é informar sobre os males que esse vício nos traz. Apelamos para que as pessoas reconheçam que esse hábito não é saudável. Temos um corpo técnico especializado para trabalhar com todos que tem interesse em parar de fumar. Nossa intenção é ajudar, sempre”, disse.



 Além da ação desta segunda-feira, foi realizado pelo Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) Sesma, na noite de sexta-feira (26), a operação “Fumaça Zero”, que visou fiscalizar bares de Belém, para certificar de que os estabelecimentos noturnos funcionam de acordo com a Lei Municipal nº 8.713, de 15 de setembro de 2009, que responsabiliza a Vigilância Sanitária pela orientação e fiscalização de ambientes de uso coletivo na prática do hábito de fumar. De nove bares visitados, quatro foram multados, por não seguirem corretamente a lei. A soma das penalidades totalizou em R$11 mil.
 Tabagismo - O Programa de Controle do Tabagismo funciona na Unidade Municipal de Saúde da Marambaia e na Unidade de Referência Especializada (URE) da Presidente Vargas. O tratamento tem a duração de três meses e a média de pacientes que param de fumar após o tratamento é de 80%. Os pacientes que participam do tratamento são de demanda espontânea e também referenciados da rede municipal. 
 Para participar, basta o paciente procurar uma das Unidades onde funciona o Programa. Ele será atendido primeiramente por um psicólogo ou enfermeiro, que fará o seu diagnóstico. Logo após, o paciente é encaminhado para a terapia de grupo, onde recebe instruções para parar de fumar. Se houver necessidade da administração de medicamentos, o paciente é encaminhado ao médico para a prescrição. Os medicamentos são fornecidos gratuitamente.

Texto: Denise Silva – Ascom Sesma
Fotos: Roberta Mendes

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...