Total de visualizações de página

quarta-feira, agosto 31, 2011

Uepa abre curso de qualificação para gestores do SUS

O início de uma grande jornada de troca de experiências e, principalmente, de um grande momento de múltiplos aprendizados. Durante a solenidade de abertura do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) II - Pará, realizada na manhã desta quarta-feira, 31, esse era o desejo expressado por todos os componentes da mesa, ocupados por representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), da Ensp/Fiocruz, do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/PA) e ainda da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que sediou a solenidade no auditório do Bloco D do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS - Campus II) e sedia a fase presencial do curso, que se encerra no dia 1º de setembro.
Rogério Pinto, representante do Cosems/PA, elogiou a iniciativa da universidade de iniciar oficialmente as atividades do curso. "Não é de hoje que vemos a Uepa como uma instituição que extrapola os muros do conhecimento e ela faz isso mais uma fez ao sediar esse encontro. Há quem diga que para os trabalhadores da área da Saúde, um momento como esse é perda de tempo, mas eu discordo. Troca de experiências é sempre algo muito válido, e para cuidar dos usuários do SUS precisamos, primeiramente, cuidar das pessoas que trabalham no SUS", discursou.
Representante do secretário de Estado de Saúde, Hélio Franco, que está em Marabá cumprindo agenda de governo, Síria Pimentel se disse emocionada em representar a Sespa pelo fato de ela mesma já ter sido aluna no mesmo curso. "Me emociona também ver a força de todos nós aqui, unidos em conduzir a Saúde Pública desse Estado", declarou. Vitor Grabois, que responde pela coordenação nacional do curso, lembrou que a fase presencial da programação também é um momento de confraternização, de celebração.
"Estamos aqui porque queremos, ninguém é obrigado a estar aqui, e o fato de vermos esse auditório lotado signfica que muitos buscam a qualificação, a qualidade do serviço ofertado pelo SUS, e isso é algo a ser comemorado. Que vocês tragam as vivências, as experiências de vocês durante esses seis meses de realização de curso, e que que vocês saiam dele como profissionais ainda melhores", desejou aos presentes durante sua fala.
Interiorização - A diretora do CCBS, Ilma Pastana, representando a reitora Marília Brasil, também ausente por estar em Marabá acompanhando a agenda do governador Simão Jatene, lembrou dos avanços da universidade nos últimos anos e saudou os 229 gestores participantes do curso. "Somos uma universidade com 20 Campi, presente em 50 municípios e com a saúde interiorizada em Santarém, Tucuruí, Conceição do Araguaia, Altamira e, a partir de 2012, em Marabá, com o curso de Biomedicina. Todos os projetos e ações estratégicas do CCBS são baseadas na ideia da integralidade, e por isso, desde o primeiro ano dos cursos de Saúde, os alunos entendem essa necessidade de atuação dentro e ao lado da Saúde Pública. Nós acreditamos e apostamos nesses momentos de troca de experiências que o curso de gestores vai proporcionar. Aproveitem os momentos, os espaços, a Uepa proporcionará momentos de contato entre os participantes e os tutores ao longo desses seis meses, aproveitem essa Universidade que é de vocês, que é de todo o Estado", disse, encerrando a solenidade.
Antes da primeira conferência do dia, sobre os desafios e potencialidades do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) II - Pará, ministrada por Vitor Grabois, os presentes, ainda no auditório, apreciaram a participação do Grupo de Cordas da Uepa, que executou peças clássicas de Vivaldi e outros compositores.
Até o fim da manhã, outras atividades como palestras e depoimentos de ex-alunos do curso foram realizadas no mesmo ambiente. Pela parte da tarde, a programação continuou em salas de aula e laboratórios do CCBS. A fase presencial do Curso de Gestores termina no dia 1o. de setembro, sendo a programação dessa data realizada entre 8h e 18h, também em salas de aula e laboratórios do CCBS e do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT).
Serviço: Curso Nacional de Qualificação de Gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) II - Pará. Fase presencial nos dias 31 de agosto no CCBS (Trav. Perebebuí, 2623 - Marco), das 8 às 18h30, e no dia 1º de setembro, no CCBS, e no CCNT (Travessa Enéas Pinheiro, 2626 - Marco), das 8 às 18h. Mais informações: (91) 3276-2023.
Carolina Menezes – Urpa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...