Total de visualizações de página

segunda-feira, agosto 29, 2011

Remanejamento de ambulantes marca início da revitalização do centro comercial



Começou nesta segunda-feira (29) o processo de remanejamento dos vendedores ambulantes da rua Santo Antônio para a Praça Barão do Guajará e Espaço Salmo 28, no centro comercial. A ação faz parte do Projeto de Revitalização das Ruas Santo Antônio e João Alfredo, visando o resgate do Centro Histórico de Belém.
 A Secretaria Municipal de Economia (Secon), responsável por coordenar o projeto, iniciou a instalação das primeiras barracas na praça Barão de Guajará, onde cerca de cem trabalhadores vão exercer suas atividades. O restante ocupará o Espaço Salmo 28, localizado na Travessa 28 de Setembro. Ao todo, 160 vendedores ambulantes serão remanejados da rua Santo Antônio no perímetro da Travessa 1º de Março e Avenida Presidente Vargas. O trecho se tornará a primeira Rua Coberta da capital, com cobertura específica e livre passeio de pedestres.
 De acordo com o diretor-geral da Secon, Luiz Carlos Silva, os três meses de negociações entre Prefeitura de Belém, Sindicato e Associação dos trabalhadores do Mercado Informal serviu para que o processo de remanejamento ocorresse sem confusões. “Apostamos desde o início no diálogo e há três meses intensificamos as reuniões com os trabalhadores informais. A partir de hoje, conseguimos dar um grande salto para que o Comércio de Belém volte a ser um grande centro como era antes. A ação acontece de forma tranqüila e ordeira. Quem ganha com isso é a cidade”, disse.
 A expectativa é que até sexta-feira, dia 2 de setembro, a Rua Santo Antônio seja completamente desobstruída. A partir de então, os lojistas começarão o processo de revitalização das fachadas dos prédios e adaptação de seus letreiros.  
 A categoria mostrou-se confiante no projeto e está disposta a acompanhar a evolução de perto. “Tudo foi acertado com a Prefeitura durante as reuniões para que essa transferência não ocorresse de forma violenta. O projeto de fazer uma galeria com condições adequadas e com atrativos para o consumidor no Espaço da 28 nos agradou muito, pois será uma boa opção para os trabalhadores. Vamos aguardar essa promessa para que os espaços fiquem prontos.”, disse Raimundo Raulino, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Mercado Informal de Belém.
 O Espaço Salmo 28 será o local definitivo para a instalação de todos os ambulantes da Santo Antônio, incluindo os que ficarão, provisoriamente, na Praça Barão de Guajará. O Espaço terá características de um shopping popular coberto com galerias e locais individuais para os trabalhadores. A previsão para a finalização do projeto do Espaço Salmo 28 é para o mês de julho do próximo ano. Já o Espaço Real, que está em construção, abrigará parte dos 220 ambulantes da rua João Alfredo, também incluída no projeto.
O direto da Secon lembrou que o projeto é uma iniciativa inédita da Prefeitura de Belém que só trará benefícios para a população. “Esse projeto não é apenas remanejamento de ambulantes. Ele se trata da revitalização do maior centro comercial da nossa cidade. É um projeto sustentável porque, além do benefício para a população e lojistas, queremos que os trabalhadores ambulantes tenham condições de ganhar sua renda. Queremos que toda a cidade ganhe com isso”, ressaltou.

Texto: Célia Fernanda - Ascom Secon
Fotos: Alzyr Quaresma

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...