Total de visualizações de página

quarta-feira, agosto 31, 2011

BO - BOLETIM DE OCORRÊNCIA

Casal é detido após
fazer sexo oral no
meio de rua no Paraná
iG São Paulo
Um homem de 43 anos e uma mulher de 37 foram detidos na noite de segunda-feira após serem flagrados praticando sexo oral no meio da rua na cidade de Rolândia, na região norte do Paraná.
Segundo informações da Polícia Militar, moradores da cidade que passavam pelo local, na Vila Oliveira, acionaram a corporação por volta das 22h.
Um equipe da PM foi enviada ao local para checar a denúncia. Após confirmar a veracidade da denúncia e pedir que o casal parasse com o ato, os policiais teriam sido xingados pelo casal.
Após isso, os dois foram levados para o 15º BPM, onde foi feito um termo circunstanciado por ato obsceno e desacato a autoridade.
Polícia prende
quadrilha que roubava
carros de luxo
em São Paulo
iG São Paulo


Uma quadrilha especializada em roubo e revenda de carros de luxo foi presa pela Polícia Civil, na madrugada de terça-feira, em São Paulo. Às 10h30, 11 homens já haviam sido encontrados pela polícia. As prisões ocorreram durante operação da Polícia Civil, com apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE).
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), após três meses de investigações, policiais cumpriram mandados de busca e apreensão e de prisão nesta manhã. Os detidos irão responder por roubo, receptação e formação de quadrilha.
Foram apreendidos pelo menos 15 veículos de alto padrão e material de clonagem. De acordo com a SSP, a operação ainda está em andamento. Os suspeitos envolvidos no bando estão sendo levados para o 7º DP, na Lapa, zona oeste da capital paulista. Segundo o delegado Rubens Eduardo Barazal Teixeira, o grupo agia em toda a capital e no ABC paulista. A polícia chamará as vítimas para reconhecimento dos veículos e dos presos.
Na semana passada, a Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou as estatísticas de criminalidade em São Paulo. Segundo estudo, nos sete primeiros meses de 2011, ainda foram registrados furtos e roubos de veículos no Estado. Em média, 500 veículos são roubados ou furtados diariamente na capital paulista.
PM do Pará participa
de curso internacional
de polícia comunitária
Três oficiais da Polícia Militar do Pará concluíram o curso Multiplicador Internacional de Polícia Comunitária. Em sua sétima edição, o treinamento, ministrado em São Paulo, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), já foi feito por 280 policiais militares de todo o país. A cerimônia de formatura teve a participação de 40 oficiais de onze Estados e do Distrito Federal.
A delegação paraense foi composta pelos capitão Mário Sérgio Martins e os tenentes Henderson Rodrigues e Allan Sullivan Dias de Souza. O curso é baseado na filosofia de polícia comunitária japonesa, denominada Koban, que visa aproximar a polícia da comunidade, aumentando assim a segurança em uma determinada localidade.
O curso, ministrado na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), em São Paulo, é uma parceria entre Senasp, Ministério da Justiça, Ministério das Relações Exteriores, Agência Internacional de Cooperação do Japão (Jica) e Polícia Militar de São Paulo.
O objetivo é capacitar agentes de segurança (oficiais, entre capitães e tenentes) para que eles possam difundir e replicar a filosofia de trabalho comunitário, principalmente nas regiões atendidas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. Os participantes fizeram várias visitas às bases comunitárias de segurança do Estado de São Paulo.
Os Estados que desejam participar do curso se comprometem a criar coordenações de Polícia Comunitária nas estruturas das Secretarias Estaduais de Segurança ou da Polícia Militar, com o objetivo de implementar ou ampliar suas ações de prevenção primária da violência. “Com essa parceria houve grande aproximação dos policiais dos diversos Estados envolvidos, que trocam experiências”, destaca o coordenador de Polícia Comunitária da Senasp, major da PM Cristiano Guedes.
O Japão acumula experiência de 130 anos em policiamento comunitário. As atividades são colocadas em prática por meio de postos policiais menores (Kobans) e maiores (Chuzaisho). Existem no país 6,5 mil Kobans e 8,1 mil Chuzaishos, com 8,4 mil policiais japoneses. Eles representam 40% da força policial do país, atuando, principalmente, na prevenção.

Leno Carmo – Polícia Militar
Programa da PM
contra as drogas é
tema de pesquisa
acadêmica
Uma bem-sucedida experiência da segurança pública do Pará ganhou destaque em eventos nacionais da área. Graças à pesquisa do sociólogo Hermes Corrêa Bessa sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar, a ação, cuja eficácia chega a 95%, ganhou reconhecimento no II Seminário Internacional de Violência e Conflitos Sociais: Prática de Extermínio, ocorrido em Fortaleza (CE).
O trabalho do pesquisador foi apresentado em outros dois eventos: o 15º Congresso Internacional Abed de Educação a Distância – A procura de inovação no processo ensino-aprendizagem em EAD, no Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais; e a VI Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica do Iespes.
A pesquisa do sociólogo teve repercussão relevante, uma vez que as intervenções sociais e os dados coletados destinam-se também a auxiliar os policiais militares no aprimoramento do Proerd, programa que leva a crianças carentes da periferia de Santarém, no oeste paraense, a consciência sobre a importância de não usar drogas.
Segundo a pesquisa, os professores do Proerd conseguem despertar essa consciência em cerca de 95% das crianças atendidas, o que torna o programa uma ferramenta eficaz de prevenção ao uso de drogas ainda na infância. A última turma foi formada em Santa Izabel do Pará, no último dia 26, com a presença de 525 crianças.
A solenidade ocorreu no Ginásio Poliesportivo Municipal e teve a participação de autoridades civis e militares, além de cerca de duas mil pessoas. O coordenador Operacional do Proerd, capitão da PM Marcos Formigosa, destacou a importância do programa na promoção da cidadania. O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Gilmar Melo, disse que a educação é um dos pilares da segurança pública.
Leno Carmo – Polícia Militar
Polícia Civil de Afuá
impede ação de
criminosos do
Estado do Amapá
Uma equipe de policiais civis comandada pelo delegado Edgar Henrique Monteiro, com apoio da Polícia Militar, conseguiu impedir a ação de criminosos vindos do Estado do Amapá no município de Afuá, na ilha do Marajó. A partir de uma denúncia anônima, foram presos Luan Sales da Silva, Edvan Alves de Brito, Roger Gomes Paiva e Jonielson Almeida Pantoja. De acordo com informações levantadas pelos policiais, todos os presos já possuem antecedentes criminais no Amapá por roubos e furtos. Jonielson Pantoja é apontado como o chefe da quadrilha. "Eles pretendiam assaltar comércios e roubar cerca de 30 mil reais em jóias de um morador no município", apurou o delegado. Ainda segundo Edgar Monteiro, os criminosos fretaram uma embarcação para seguir de Macapá, capital do Amapá, até o município de Afuá, onde planejavam praticar os crimes e depois retornarem ao estado vizinho.
Junto com os criminosos foram apreendidos dois revólveres calibre 38 e munição de fuzil. A ação policial foi bem sucedida. "Todos os membros da quadrilha foram autuados em flagrante delito pelos crimes de tentativa de roubo, formação de quadrilha e porte ilegal de arma de fogo e munição de uso restrito, estando todos recolhidos à disposição da Justiça", reiterou Edgar Monteiro. O delegado salienta que a Polícia Civil está atuando na região para combater as ações de bandidos procedentes do Amapá, cada vez mais frequentes.

Walrimar Santos - Ascom/Polícia Civil


Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...