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quarta-feira, agosto 31, 2011

Encontro de educadores discute propostas para melhorar o Ideb do Pará

Cerca de 150 professores participam, até quinta-feira (1º de setembro), em Altamira, sudoeste do Pará, do Encontro da Rede Pública Estadual. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), pretende provocar nos educadores uma reflexão sobre a prática pedagógica em sala de aula, durante o processo de preparação dos alunos para avaliações nacionais, como a Prova Brasil, que mede o desempenho dos estudantes e é um dos critérios que embasam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“Convido vocês a ingressar nesse sonho de melhorar o Ideb do Pará e transformar isso, no mês de novembro, em realidade”, disse a diretora do Ensino Fundamental e Infantil da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Ana Claúdia Hage, durante a abertura do encontro. “Hoje vivemos uma realidade em que a maioria dos nossos professores é graduada, mas esta melhoria na formação não foi acompanhada pelo bom desempenho dos nossos alunos nas avaliações nacionais, tanto que o Pará apresenta o pior Ideb do Brasil”, continuou.
Preparação – Segundo ela, a causa dessa queda no Ideb é “um descompasso metodológico, do que é ensinado pelos professores e do que é cobrado nas provas. Por isso a nossa proposta é estimular este professor a ensinar de maneira diferenciada”, explicou Ana Cláudia. A professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Brasil Novo Joana Lopes disse que o encontro a faz despertar para a realidade de que o bom desempenho de seus alunos depende, diretamente, de sua preparação.
“Aqui estamos descobrindo que o resultado do Ideb é a somatória de fatores como freqüência e distorção idade-série, entre outras coisas, além do bom desempenho na Prova Brasil. Estamos indo além, porque, entendendo a metodologia dessa avaliação, poderemos preparar melhor os nossos alunos para enfrentá-la”, ressaltou.
Esse entendimento também foi compartilhado pela representante da Secretaria Municipal de Educação de Altamira, Dulcicléia Almeida. Ela destacou que a melhoria da qualidade do ensino passa pelas condições que são dadas ao educador para que ele desenvolva o seu trabalho com segurança e comprometimento. “Temos que acreditar que uma educação de qualidade é possível, pois ela é a via para o desenvolvimento e o progresso do nosso Estado e da nossa nação”, afirmou.
Formação – O encontro surgiu da necessidade de elaborar uma formação voltada para professores da quarta, quinta e oitava séries do ensino fundamental. Ele representa um conjunto de ações voltado para a melhoria da prática educativa e, consequentemente, a elevação do Ideb. Em 15 dias de implementação das ações, o projeto já capacitou mais de 2,5 mil professores e cerca de 500 técnicos de 50 municípios. Mais de 54 mil alunos da rede pública já participaram do simulado da Prova Brasil.
O polo de Altamira reúne professores dos municípios de Senador José Porfírio, Anapu, Vitória do Xingu, Uruará e Brasil Novo. A programação foi aberta com a mesa temática “Ideb, contribuições pedagógicas para a qualidade do ensino e da aprendizagem da escola pública paraense”, seguida pela análise dos descritores de português e matemática e das oficinas, que encerraram este primeiro dia de encontro.
Danielly Gomes – Seduc

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