Total de visualizações de página

segunda-feira, agosto 29, 2011

Simão Jatene recebe delegação de deputados alemães



“Estamos certos de termos dado partida para novos horizontes”. A afirmação do deputado alemão Manfred Zölmer diz respeito à apresentação do governador Simão Jatene, realizada na manhã desta segunda-feira, 29, para a comitiva dos 15 integrantes do parlamento alemão em visita ao Estado. Além do Governador, o grupo também foi recebido pelos secretários especiais Sidney Rosa, Nilson Pinto e Helenilson Pontes, no Palácio dos Despachos.
Para o Governador Simão Jatene, “encontros dessa natureza são fundamentais nesses tempos, quando, ao invés de ressaltar as diferenças, devemos valorizar o que nos aproxima”. De acordo com ele, é fundamental a cooperação não apenas entre a Alemanha e o Brasil, mas sim da Alemanha com a Amazônia, foco no qual o Pará é ponto principal. Durante o encontro, o Governador realizou a explanação do programa Pacto pelo Pará, identificando os principais problemas, apontando as soluções e dizimando as dúvidas da comitiva em relação “às muitas Amazônias dentro da Amazônia”, explicou.
O Governador também ressaltou - como principal ação de mudança na estrutura econômica do Estado - o programa Municípios Verdes. Segundo ele, esta é a ferramenta para conseguir vencer os desafios de enfrentamento na implantação de políticas públicas que prezem pela economia sustentável, reduzindo a pobreza e desigualdade sem destruir a natureza. “Precisamos rediscutir o processo de ocupação da Amazônia, a partir da compreensão de que a Amazônia é uma bela unidade do diverso, e assim produzir preservando e preservar produzindo”, acredita. De acordo com Simão Jatene, essa meta de governo só será conseguida com a convocação de todos os municípios para a sustentabilidade, criando condições de transição econômica em cada localidade.
Para Manfred Zölmer, chefe da delegação alemã, a visita contribuiu para mudar a imagem da Amazônia no exterior; pois segundo ele, nem sempre corresponde à realidade. O senador acredita que os dois países (Alemanha e Brasil) devem cooperar ainda mais na solução de problemas globais e isso vale não apenas para as florestas, mas também na montagem de novas políticas de energia sustentável, especialmente neste momento quando a Alemanha tem como meta abandonar a energia nuclear até 2012.
O Governador Simão Jatene também afirmou que construir um pacto requer confiança, e para isso é importante “não sermos vistos de fora pra dentro”. A comitiva alemã se colocou disposta a firmar acordos de cooperação para o fortalecimento da educação e ensino no país, afirmando que "para isso é deveras importante conhecer melhor a Amazônia". Zölmer parabenizou aos paraenses "por ter um governante tão engajado e preocupado com seu Estado. Raras vezes vi um político que entendesse tão profundamente sobre os problemas de sua região e ainda apontasse as soluções para eles”, finalizou o deputado.
A comitiva do parlamento alemão está em visita ao Pará desde sábado, 27. Além de Belém, os deputados também conheceram a cidade de Paragominas. Nesta tarde a comitiva tem audiência na Assembleia Legislativa do Estado, quando levará as propostas de cooperação.

Dani Franco - Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...