Total de visualizações de página

quarta-feira, agosto 31, 2011

DIA DO NUTRICIONISTA: Fome, obesidade e desperdício são alvo de campanha


Uma criança morre a cada cinco minutos por causas relacionadas a fome no mundo, segundo dados da Unicef. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem 300 milhões de obesos no mundo, e destes, 6% estão no Brasil. Uma pesquisa realizada pela Embrapa constata que um brasileiro consome em média 35 kg de hortaliça por ano e joga no lixo 37 kg anualmente.
 Com o objetivo de orientar e discutir a fome, a obesidade e o desperdício no Brasil, o Conselho Federal de Nutricionistas realizou, na manhã desta quarta-feira (31), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a campanha “Fome, obesidade e desperdício. Não alimente esse problema”. A ação foi realizada na Praça Batista Campos em alusão ao Dia do Nutricionista, comemorado no dia 31 de agosto.


 A programação na praça ofereceu serviços de avaliação antropométrica, diagnóstico de Índice de Massa Corpórea (IMC), orientação nutricional, aferição de P.A., distribuição de material educativo e a degustação de alimentos naturais, dando ênfase na importância da alimentação saudável. Houve também abordagem de veículos, nos semáforos, nos arredores da Praça, com distribuição de lanches saudáveis e orientação sobre o assunto.
 A Secretária Municipal de Saúde, Sylvia Santos, esteve presente no evento e destacou a importância deste profissional da saúde que tem grande influência na promoção da vida. “Temos que valorizar este profissional, além de valorizar a qualidade de vida das pessoas. Todas as orientações repassadas pelos nossos nutricionistas são válidas, porque podem evitar que futuramente as pessoas desenvolvam problemas de saúde devido a má nutrição diária”, disse.
 De acordo com Mayra Coelho, Coordenadora da Referência Técnica Nutricional da Sesma, o dia do Nutricionista é de extrema importância para pontuar o problema da fome, obesidade e desperdício de alimentos. “40% da população de Belém está acima do peso. Além disso, as pessoas devem ir ao supermercado consciente do que querem comprar pra evitar que parte desses alimentos acabem no lixo. Enquanto uns sofrem com a falta de comida, há o problema do desperdício da mesma”, explicou.
 A nutricionista também deu dicas para prevenção e diminuição da obesidade. “É necessária a diminuição de consumo de doces, alimentos industrializados e fast food, que contém um valor calórico muito alto. Deve-se evitar ao máximo o consumo desses alimentos que só trazem prejuízos a nossa saúde e alimentar-se bem. Atividade física equilibrada com boa alimentação é a melhor dica”, disse.
 Debora Santa Brígida, nutricionista da Unidade Municipal de Saúde (UMS) do bairro do Condor, ressaltou que há partes de alimentos que não são valorizados, como cascas de alimentos, sementes e polpas, que são fontes de alimentos ricos em fibras e podem ser utilizados para fazer farofas, bolos, entre outros. “Hoje, por exemplo temos no nosso café da manhã um bolo de casca de banana. Tem um gosto bom, é muito nutritivo e surge da casca, que contém mais potássio do que a própria polpa da fruta, além de ser algo que sempre jogamos fora”, explicou.
 Atualmente a Sesma possui 70 nutricionistas, sendo que 43 estão distribuídos na rede de atenção básica, entre as 28 UMS. Além da Praça Batista Campos, também houve programação nas UMS Condor, Paraíso dos Pássaros, Tavares Bastos, Satélite, Telégrafo, Pratinha, Terra Firme, Icoaraci, Águas Lindas, Tapanã, Providência, Guamá, Cabanagem, Vila da Barca, Curió, Fátima e Outeiro.

Texto: Denise Silva – Ascom Sesma
Foto: Alzyr Quaresma

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...