Total de visualizações de página

terça-feira, agosto 30, 2011

Jatene inspeciona obras da Cosanpa em Marabá


A obra de expansão do sistema de água e esgoto da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), em Marabá, sudeste do Estado, deve atender a 33% da população da cidade até meados de 2012. A informação foi assegurada pelo governador do Pará, Simão Jatene, durante visita ao local das obras, na manhã desta terça-feira (30), no núcleo Nova Marabá, na programação do Governo Itinerante, que transferiu a sede administrativa paraense para a região.
Jatene desembarcou logo cedo no aeroporto de Marabá e foi recebido por autoridades locais, deputados, secretários de Estado e lideranças comunitárias. O governador recebeu o cumprimento de todos e seguiu para a visita às obras da Cosanpa, primeiro compromisso do Governo Itinerante.
Acompanhado do presidente da companhia, Antônio Braga, o governador verificou o andamento do projeto e conversou com os trabalhadores da obra. “É uma satisfação muito grande visitar uma obra dessas, pois, com certeza é muito importante para a população de Marabá. Serão 85 quilômetros de rede construídos, que vão melhorar a qualidade de vida dos moradores, influenciando diretamente na saúde de todos”, disse Simão Jatene.
As obras de implantação e expansão do sistema da Cosanpa em Marabá iniciaram em julho deste ano, com a construção de uma Estação de Tratamento, que vai atender o Núcleo Cidade Nova. Estima-se que 14 mil domicílios, aproximadamente 60 mil pessoas, receberão o serviço de coleta de esgoto através das estações elevatórias e de tratamento dos efluentes, com custos de cerca de R$ 86 milhões. Ainda nesta semana, a diretoria da Cosanpa fará uma reunião com a comunidade para apresentar e esclarecer dúvidas sobre o projeto físico e social das obras de água e esgoto que também são viabilizadas por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
Investimentos no sudeste do Estado
Durante a visita às obras de saneamento, Simão Jatene falou à imprensa e anunciou projetos e investimentos que serão implementados nos próximos dias de Governo Itinerante na região. Jatene adiantou que o Hospital Regional da cidade ganhará mais infraestrutura com a ampliação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e do número de leitos, além de oferecer outros serviços de média e alta complexidade, como cirurgias cardíacas e tratamento de hemodiálise. Outro projeto que Jatene adiantou é a construção do centro de convenções local, do qual o governador visita ainda nesta manhã o terreno onde será instalado o empreendimento.
O governador falou também sobre a implantação do curso de medicina em Marabá. Segundo ele, o governo está verificando com a Universidade Federal do Pará (UFPa) se há esta intenção por parte daquela instituição. “Estamos verificando com a UFPa se o curso será implantado por eles aqui. Caso não seja, o Estado garantirá a faculdade de medicina para a região. Se for implantada pela Federal, deveremos eleger outro município para ser beneficiado”, explicou Jatene.
O sudeste paraense será beneficiado também pelo programa estadual Municípios Verdes, um incentivo do Governo para o desenvolvimento sustentável. De acordo com o governador, o Pará conseguiu reduzir em 40% o desmatamento em seu território, segundo informações do instituto Imazon. Simão Jatene disse que “no governo passado fizemos o macrozoneamento do Estado e criamos unidades de conservação, definindo como se dá o uso da terra”. Assim, acredita o governador, reduz-se os conflitos agrários e se estimula o desenvolvimento sustentável, a exemplo o município de Paragominas, modelo do Municípios Verdes.
O governador lembrou que Marabá é a sede do Governo paraense até quinta-feira, 1º de setembro. Ao longo desses dias, Jatene e os secretários de Estado trabalham desenvolvendo projetos e políticas a partir das principais demandas da região. “A ideia é conversar também com a população, olho no olho com o povo. É uma oportunidade para ouvirmos os anseios de todos”, conclui.

Thiago Melo - Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...