Total de visualizações de página

quarta-feira, agosto 31, 2011

Seduc já dispõe de 21 lanchas escolares para atender alunos das ilhas





A partir de outubro, os cerca de 1.300 alunos da rede estadual que moram em 38 ilhas próximas a Belém serão transportados por lanchas escolares até as unidades de ensino, nos bairros localizados às margens da Avenida Bernardo Sayão. Serão 44 novas lanchas, das quais 21 foram entregues nesta quarta-feira (31). A entrega das demais será até o final do ano.
Os veículos foram doados por um termo assinado pelo secretário de Estado de Educação, Cláudio Ribeiro; por José Maria Rodrigues de Souza, coordenador do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e por Ricardo Barbosa de Barros, comandante da Base Naval de Val-de-Cães. As lanchas foram fabricadas pela Marinha do Brasil, com um investimento do Ministério da Educação de aproximadamente R$ 4,2 milhões - recursos do FNDE.
A aquisição da frota de transporte fluvial é uma inovação da atual gestão da Seduc. Os alunos serão conduzidos para 20 escolas localizadas em seis bairros: Cidade Velha, Jurunas, Cremação, Condor, Terra Firme e Guamá, e levados de volta para casa. As 21 primeiras lanchas atenderão cerca de 65% das 38 rotas executadas atualmente.
Os outros 35% serão cobertos com a entrega de mais 23 lanchas, que também permitirão a criação de novas rotas. As embarcações são construídas com alumínio naval e têm comprimento total de 7,3 metros, capacidade para aproximadamente 20 alunos, motor de popa de 90 HP 4t, rádio, motor reserva, e equipamentos de segurança. As primeiras lanchas entregues serão movidas a gasolina; as demais, a diesel.






Qualidade - A compra das lanchas é fruto de um esforço da Seduc para qualificar o serviço prestado pela instituição. “Essa entrega marca um novo tempo no MEC e no FNDE. É um reconhecimento às diferenças de nosso país”, disse o secretário Cláudio Ribeiro, ressaltndo a realidade da região amazônica e de outros Estados que dependem do transporte fluvial.
Apenas Belém (PA), Natal (RN) e Salvador (BA) contam com o serviço de construção de lanchas escolares, informou José Maria Rodrigues, que destacou o projeto apresentado pela Marinha. Segundo ele, “o MEC tem cumprido sua obrigação de melhorar as condições de acesso dos alunos”. Já são cerca de 400 lanchas entregues em Estados como Mato Grosso, São Paulo e Sergipe. “É um efeito social que não se pode avaliar”, afirmou o comandante da Base Naval, Ricardo Barbosa de Barros.
Para Pedro do Espírito Santo, 18 anos, aluno da Escola Professora Marta da Conceição, na Ilha do Combu, as lanchas darão mais segurança aos estudantes. “Vai ser ótimo, porque agora os alunos não irão mais usar transporte de linha ou alugado”, contou.
Na solenidade de entrega, além de gestores da Seduc e técnicos do FNDE, participaram alunos da Escola Almirante Guilhobel, que tiveram a oportunidade de testar o transporte nas lanchas.
Sérgio Chene – Seduc

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...