Total de visualizações de página

quarta-feira, agosto 31, 2011

Sespa realiza minicurso sobre contagem de carboidratos

Profissionais de nutrição e interessados no controle do diabetes e do peso terão um encontro, nesta quinta e sexta-feira (1º e 2 de setembro), com a nutricionista Daniela Lopes, que ministrará um minicurso sobre a utilização prática do Manual Oficial de Contagem de Carboidratos, lançado pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). A atividade acontecerá na sede do Grupo Educacional CBES, em Belém, onde também acontecerá o pré-lançamento da publicação, que oficialmente estará à venda na Feira do Livro, no dia 09, no estande da Editora da Universidade do Estado do Pará (Eduepa).
O manual, que serve de base para os profissionais de saúde, foi elaborado com a orientação de ser adaptado a cada Estado e região, tornando a alimentação o mais próximo possível do habitual para o paciente diabético. Com esse propósito, Daniela Lopes, Elenilma Barros e Rahilda Brito elaboraram um trabalho de adaptação do Manual, inserindo os alimentos e as preparações culinárias de uso comum na dieta do paraense, trabalho que serviu de suporte ao desenvolvimento da tese de mestrado em Psicologia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), da nutricionista Daniela Lopes.
Segundo informações da Coordenação Estadual de Nutrição, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o foco principal do Manual é o auto-cuidado, que deve ser cada vez mais estimulado nas ações de atenção primária de saúde, uma vez que o departamento reproduziu o material e já iniciou um trabalho de sensibilização dos nutricionistas para utilização do conteúdo com portadores de Diabetes mellitus atendidos na rede pública de saúde do Estado.
Em nota, a Coordenação de Nutrição informa que o Diabetes mellitus (DM) é um grupo heterogêneo de distúrbios metabólicos, os quais apresentam em comum a hiperglicemia, resultante de defeitos na ação ou secreção de insulina, ou em ambos. Seu tratamento envolve tanto a utilização de medicamentos quanto a educação dos pacientes, tendo como objetivo estimular sua autonomia e responsabilidade, e assim utilizar o sistema de saúde apenas como recurso esporádico. "Um dos instrumentos de auxílio no tratamento dos pacientes é o método de Contagem de Carboidratos, um plano de refeição usado por indivíduos portadores de diabetes, que focaliza o total de carboidratos ingerido nas refeições e nos lanches", assinala a publicação.
Serviço: O minicurso a ser ministrado pela nutricionista Daniela Lopes será realizado nos dias 1º e 02 de setembro, das 8 às 12h, na sede do Grupo Educacional CBES, situado na Avenida Magalhães Barata, 551, esquina com a Travessa 09 de Janeiro, altos do HC Pneus. Mais informações pelos fones: 3249-4884 e 4006-4291.

Mozart Lira – Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...