Total de visualizações de página

quarta-feira, agosto 31, 2011

Médicos discutem relação entre consumo de drogas e doença mental



Começa nesta quinta-feira (1º), às 19h, no auditório do Cesupa (Centro Universitário do Pará), a X Jornada de Psiquiatria, que debaterá alguns dos principais aspectos da relação entre o consumo de drogas e doenças mentais. O evento, promovido pela Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, prosseguirá até sábado (3), com o tema “Interdisciplinaridade em drogadição na Região Norte”. O médico José Manoel Bertolote, um dos maiores especialistas do assunto no país, abrirá a jornada com a conferência “Política de Saúde Mental no Brasil nas Drogadições”.
Paralelamente à X Jornada de Psiquiatria, acontecerão a X Jornada Norte de Psiquiatria, a X Jornada Paraense de Psiquiatria e a I Jornada da Liga Acadêmica de Psiquiatria. Os principais objetivos dos eventos são proporcionar discussões para a melhoria da qualidade da atenção em saúde mental e psiquiátrica na região, trocar experiências e ampliar informações entre os profissionais da área.
Crescimento - Nos últimos anos vem sendo registrado um crescimento significativo no consumo de substâncias psicoativas, principalmente entre jovens, o desenvolvimento de novas substâncias e vias de administração alternativas de produtos já conhecidos, com aumento no potencial de desenvolvimento da dependência, como pode ser notado no consumo de cocaína pela via pulmonar, na forma de crack.
Muitos trabalhos de pesquisa têm mostrado uma prevalência (de 13%) na associação entre doença mental e uso abusivo de drogas. Nos pacientes em tratamento psiquiátrico, tanto ambulatorial quanto em internação hospitalar, encontra-se de 20% a 50% de co-morbidade entre as variadas doenças mentais com o alcoolismo e o abuso de outras drogas.
Felipe Gillet - Hospital de Clínicas

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...