Total de visualizações de página

terça-feira, agosto 30, 2011

Marabá terá duas noites de Terruá Pará

Depois do sucesso em São Paulo e Belém, o Terruá Pará chega ao município de Marabá. O show será apresentado nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, às 20h, na Praça São Félix, na orla da cidade. O público poderá conferir o show na íntegra, com 45 artistas das mais variadas vertentes musicais. A cultura marabaense será representada pelo boi-bumbá Estrela Dalva, um dos mais reconhecidos grupos da região, que fará uma participação especial no show.
Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Rede Cultura de Comunicação, o Terruá Pará integra a política pública de difusão e circulação da música paraense contemporânea. O projeto nasceu em 2006, quando foi apresentado em São Paulo, com grande repercussão nacional. Retomado em 2011, o Terruá Pará tem novamente conquistado a crítica musical e o público. Foram duas apresentações em São Paulo, no mês de junho, no Auditório Ibirapuera, com a cobertura dos principais veículos de comunicação do País.
Em julho o show foi apresentado em Belém, com enorme sucesso de público. A procura foi tão grande que, além das três apresentações programadas, foram realizadas mais duas sessões extras, somando cinco sessões para mais de 2,5 mil pessoas, no Teatro Margarida Schivasappa, do Centur, com entrada franca.
Estão no Terruá Pará Gaby Amarantos, Edilson Moreno, Felipe e Manoel Cordeiro, Mestre Solano, Lia Sophia, Luê Soares, Sebastião Tapajós, Charme do Choro, Dona Onete, Pio Lobato, Gang do Eletro, Orquestra de Violoncelistas da Amazônia, Carimbó Uirapuru de Marapanim e Paulo André Barata. Eles são acompanhados por uma banda base, formada por alguns dos melhores instrumentistas paraenses: Luiz Pardal (maestro e arranjador), Félix Robatto e Pio Lobato (guitarra), Adriano Sousa (bateria), Calibre (baixo), Esdras Souza (saxofone) e Trio Manari (percussão).
Adelaide Oliveira, presidente da Rede Cultura de Comunicação, ressalta a importância de circular com o Terruá Pará. “São Paulo é uma antena do Brasil, por isso foi fundamental estrear o show na capital paulistana e depois em Belém. Mas também estamos levando o Terruá a outras cidades paraenses que são referência, como Marabá e Santarém”, diz ela.
Marabá é uma cidade com tradição musical, como comprova o Festival da Canção, realizado há 16 anos. Este ano o evento contou com a parceria da TV e da Rádio Cultura, que transmitiram o festival para todo o Estado.
A participação do boi-bumbá Estrela Dalva é uma das novidades do show. “Poucas pessoas sabem que Marabá também possui a tradição do boi-bumbá, então será uma chance do Pará conhecer essa manifestação da cultura marabaense”, observa Adelaide Oliveira.
Outra novidade é a apresentação do Terruá Pará num espaço aberto, já que o show foi concebido para a estrutura de um teatro. “Será um desafio e também um aprendizado fazer o show numa praça pública, mas vamos manter a iluminação e a troca de cenários do projeto original”, completa.
O show do dia 1º terá transmissão para mais de 100 municípios através da TV Cultura e será realizado em parceria com a prefeitura e o projeto Conexão Vivo, que fará uma programação no mesmo local, nos dias 2 e 3 de setembro. Ainda em setembro, o Terruá Pará será apresentado em Santarém, durante a programação do Çairé.
Prêmio
O Terruá Pará está entre os finalistas do 7° Prêmio Bravo! Bradesco Prime, um dos mais importantes da cultura brasileira. Além do Terruá, concorrem na categoria Melhor Show o rapper paulistano Criolo e a banda mineira Pato Fu. Segundo o material divulgado pela coordenação do prêmio, o Terruá “é a maior amostra da importante cena musical do Estado nortista”.
“Estamos muito felizes com a indicação”, diz Adelaide Oliveira. Para ela, a partir de agora a música paraense terá ainda mais repercussão no cenário nacional. “A ideia é essa: que as pessoas tenham curiosidade e percebam a nossa música. Foi esse o objetivo de apresentarmos o show primeiro em São Paulo”, ressaltou.
Adelaide Oliveira observa que a indicação é resultado de um trabalho que começou meses antes da realização do espetáculo. “Tivemos todo o cuidado com a produção, com o cenário, com o formato do show, para que o Terruá Pará tivesse forma e conteúdo”.
A indicação também tem sido festejada entre os artistas. Para Felipe Cordeiro, um dos músicos que integram o projeto, esse reconhecimento já era, de certa forma, esperado. “O show tem uma qualidade incrível, tanto pelo naipe de artistas, quanto pela equipe técnica. O roteiro é inteligente e dinâmico: são mais de duas horas de apresentação e ninguém fica cansado. É um show de padrão internacional, capaz de fazer bonito em qualquer lugar do mundo”, observa.
Para a cantora Gaby Amarantos, a indicação representa um posicionamento merecido da música paraense no cenário nacional. “Estamos numa nova fase, com a música paraense sendo reconhecida e premiada lá fora. Formadores de opinião como Nelson Motta e Hermano Vianna têm apontado a nossa música como a mais vibrante do Brasil na atualidade”, diz ela.
Serviço: Terruá Pará em Marabá. Dias 31 de agosto e 1º de setembro, às 20h, na Praça São Félix, na orla da cidade. Entrada franca.

Márcia Carvalho - Ascom/Funtelpa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...