Total de visualizações de página

terça-feira, agosto 30, 2011

Próximas 24 horas serão decisivas para Ricardo Gomes

Quadro estável pode possibilitar início da
retirada de aparelhos no último dia
 de espera do pós-operatório
Hilton Mattos, iG Rio de Janeiro

As próximas 24 horas serão de apreensão no pós-operatório de Ricardo Gomes. Na tarde desta terça-feira, o técnico do Vasco foi avaliado pelos médicos do Hospital Pasteur, onde está internado desde domingo, e seu quadro permanece estável. Diferentemente da manhã, quando foi feita uma angiotomografia que afastou de vez a possibilidade de nova cirurgia, não havia exame específico programado para a segunda visita do dia. Apenas os de rotina, como sangue, urina, pressão e eletroencefalograma. Não houve sequer boletim médico.
Na manhã desta quarta, ele será examinado entre 9h30 e 10h. Se o quadro se mantiver estável, à noite é possível que os médicos já comecem a reduzir a sedação. Aí, sim, haverá novidade.
Ricardo segue em coma induzido, e somente nesta quarta-feira a junta médica que o operou para drenagem de um coágulo de 80 ml no cérebro – fruto de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico durante o clássico contra o Flamengo - deve iniciar a retirada dos medicamentos e dos aparelhos. A resposta clínica e neurológica do paciente é que determinará se vai haver ou não sequelas.
Embora o quadro ainda seja de risco, a boa notícia é a sua reação nos dois primeiros dias do pós-operatório. De acordo com os médicos, em casos de lesão grave como a do treinador, não costuma haver evolução neste período mais crítico, e sim piora. A angiotomografia mostrou que não houve má formação no cérebro e o risco de aneurisma, por isso não há a necessidade de novo procedimento cirúrgico.
“Já passou mais da metade do período crítico. Não aconteceu nada de ruim até agora. Esperamos que não aconteça. Isto é bom”, comentou o médico Fábio Miranda Guimarães.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...