Total de visualizações de página

terça-feira, agosto 30, 2011

Feira Vocacional da Uepa orienta alunos do Ensino Médio

Estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas lotaram o ginásio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) na manhã desta terça-feira, 30, durante a realização da Feira Vocacional 2011, que segue até as 17h, no Campus II da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
A Feira é a oportunidade de os visitantes conhecerem um pouco de cada curso de graduação ofertado nos Processos Seletivos 2012 da Uepa, tirar as dúvidas, trocar experiências ou até mesmo confirmar a escolha antes do ingresso no Ensino Superior. Na abertura do evento, a pró-reitora de Graduação, Ionara Terra, deu as boas-vindas aos visitantes. “De eventos como este é que precisamos para divulgar os nossos cursos e tirar as dúvidas na escolha da profissão”, disse a pró-reitora, que agradeceu a participação de alunos e servidores no evento.
“Os alunos se organizaram e se prepararam. A resposta da comunidade está aí. Estando dentro de um campus da Uepa podemos mostrar os laboratórios. Os visitantes já entram no clima de universidade, absorvendo e compartilhando conhecimento”, disse a diretora do Centro anfitrião da Feira, Ilma Pastana.
Um dos estandes mais movimentados na manhã desta terça-feira era o do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião. Caracterizados de ícones das religiões cristã, de matrizes africanas e islâmicas, os alunos da Uepa conseguiram envolver os visitantes, que ouviam atentos as explicações. “Eu escolhi fazer o curso numa feira dessas, em 2008, e acho muito bacana receber esse tipo de orientação. Eu sei como é estar na pele deles”, contou o aluno da Uepa, Rangel Carvalho, vestido de padre. “Para mim, o Curso é perfeito. É para a vida toda e não só para a vida profissional. Você aprende a ter mais respeito com as diferenças. Eu recomendo”, afirmou Carvalho.
Os cursos da área da Saúde – Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física e Enfermagem – também foram bastante procurados pelos alunos do Ensino Médio, além do Curso de Ciências Naturais, que realizava experimentos e chamava atenção do público.
Teste Vocacional - O serviço oferecido gratuitamente pela Uepa era um dos mais procurados pelos visitantes da Feira. Filas se formaram desde cedo, por alunos em busca de orientação. Com o teste em mãos, mas ainda sem conferir o resultado, a dupla de estudantes do Colégio Tiradentes II, Caio Rodrigues e Felipe Soares, já tinha certeza de que o Curso de Licenciatura em Música era a escolha certa.
“Eu vou fazer música. Sou músico, gosto muito e estou aqui para confirmar e ver os instrumentos e cursos relacionados”, disse Felipe Soares. “A gente precisa da parte teórica e vamos nos aperfeiçoar”, completa Caio, que participa de aulas de violão junto com o amigo, antes das provas dos Processos Seletivos da Uepa.
A vestibulanda Ananda Ribeiro, 17 anos, também já sabe qual carreira seguir. “Eu já escolhi. É Engenharia Ambiental. A Feira ajudou a confirmar”. Já a sua amiga Samatha de Oliveira, 18, precisou de ajuda do Teste Vocacional para decidir entre dois cursos. “Eu me inscrevi em Pedagogia, mas cada vez mais vejo que não é isso. Se eu passar, eu vou cursar e faço o Vestibulinho. Mas acho que minha área mesmo é Design”, contou a estudante, momentos antes de fazer o teste.
Orientações – A Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da Uepa, organizadora da Feira Vocacional, também está com estande montado no ginásio do CCBS, no qual é possível verificar a pontuação, consultar a demanda de anos anteriores e se informar sobre as datas e prazos dos Processos Seletivos 2012. Técnicos da Diretoria estão à disposição do público também pelo telefone (91) 3299 2216.
Serviço: A Feira Vocacional da Uepa acontece em Belém somente nesta terça-feira, 30, até às 17h, no ginásio do CCBS (Travessa Perebebuí, 2623 – Marco). Entrada franca.

Ize Sena - Ascom/Uepa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...