Total de visualizações de página

quarta-feira, agosto 31, 2011

Governo do Estado inaugura biblioteca em Itupiranga


O município de Itupiranga, no sudeste paraense, ganhou nesta segunda-feira, 29, a sua primeira biblioteca pública. O espaço foi totalmente equipado para atender a população com as mais variadas formas de linguagem e cultura. O projeto foi desenvolvido pela Fundação Tancredo Neves, por meio do programa estadual Mais Biblioteca, e contou com a parceria do Ministério da Cultura e da prefeitura local.
A inauguração foi feita pelo diretor-presidente da Fundação, Nilson Chaves; o diretor de Leitura e Informação, Sérgio Massoud; e pela diretora de Interação Cultural, Lucinha Bastos. Segundo Nilson, a ideia do programa desenvolvido pela Fundação é a de zerar o déficit de bibliotecas públicas no interior do Estado e modernizar os espaços de leitura já existentes.
“Até o fim do ano deveremos alcançar a nossa meta. Já inauguramos treze espaços como este, de Itupiranga, e faltam mais sete para zerarmos o déficit de bibliotecas públicas nos municípios paraenses”, assegurou Nilson Chaves, que na segunda de manhã também inaugurou outra biblioteca, desta vez em Eldorado dos Carajás.
O acervo da biblioteca pública de Itupiranga conta com três mil títulos, a maioria de literatura brasileira. Mas os visitantes poderão encontrar livros didáticos e periódicos também. Além dos espaços de leitura, com salas individuais de estudo, um míni palco e uma ‘bilioteca virtual’, equipada com 11 computadores, a nova biblioteca dispõe de equipamentos de vídeo, áudio e multimídia.
De acordo com Lucinha Bastos, além de instalar as bibliotecas nos municípios, o programa do Governo do Estado também capacita os profissionais que vão atuar nesses locais, capacitando-as a utilizar todas as possibilidades que esses espaços oferecem.
“Com a implantação das bibliotecas a população tem acesso a outras linguagens que não apenas a leitura. Elas podem receber palestras, oficinas, peças de teatro, sessões de vídeo, enfim, são espaços multiculturais, onde todos têm a possibilidade de ampliar seus conhecimentos”, explicou a diretora.
Sérgio Massoud ressalta que a inauguração da biblioteca de Itupiranga, assim como as outras que já foram ou ainda serão instaladas neste ano, resulta de um parceira entre o Governo do Estado, o Ministério da Cultura e as prefeituras municipais. Cabe a essas últimas a cessão do espaço e do pessoal para trabalhar, e ao Estado viabilizar a infraestrutura e os equipamentos junto ao MEC, além de capacitar e acompanhar o gerenciamento do espaço. “Recebemos relatórios mensais sobre o funcionamento das bibliotecas e procuramos fazer um acompanhamento permanente, verificando se estão sendo utilizadas em toda a sua potencialidade”.
A servente Catiane Neves, 29 anos, levou a filha Tatiana, de 2 anos, à inauguração da biblioteca de Itupiranga e aproveitou para estimular a menina a praticar a leitura. “Nunca pensei que fosse existir uma biblioteca dessas aqui na cidade. Quando eu estudava não tinha nada disso”, conta a mãe, que estudou até o primeiro ano do Ensino Médio. “Tenho vontade de voltar a estudar e acho que a biblioteca me dará motivação pra isso, pois eu adoro ler, e também vou incentivar meus filhos a virem sempre aqui”, garante Catiane.




Thiago Melo - Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...