Total de visualizações de página

terça-feira, agosto 30, 2011

Alunos da rede estadual participam do simulado da Prova Brasil

Quase 22 mil alunos da rede pública estadual e municipal fazem na manhã desta terça-feira, 30, o simulado da Prova Brasil. A avaliação, promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), é uma das ações de formação e qualificação destinada a professores e estudantes matriculados na 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano. Este ano, os alunos serão avaliados nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Em Belém, aproximadamente 12 mil alunos de 110 escolas estaduais farão a prova, que será aplicada somente aos alunos da 8ª série/9º ano. Os alunos que cursam a 4ª série/5ºano, na capital, realizaram o simulado no final do mês de junho. Os 10 mil alunos restantes farão a prova em 14 municípios (Belém, Castanhal, Barcarena,Marituba,Santa Maria das Barreiras, São Domingos do Araguaia, Bom Jesus do Tocantins, Itupiranga, Rondon do Pará, Jacundá, Piçarra, Conceição do Araguaia, Eldorado dos Carajás, Marabá e Brejo Grande do Araguaia). Os estudantes terão duas horas e meia para responder 43 questões de múltipla escolha e marcar um cartão-resposta. O simulado será aplicado no horário normal de aula.
As questões recorrem bastante ao uso de imagens, que fazem referência a ações do cotidiano, entre outros aspectos. Em geral, a prova de Língua Portuguesa é voltada para a leitura e interpretação e a prova de matemática traz como prioridade a interpretação para a resolução de problemas.
Através da Prova Brasil e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são desenvolvidos diagnósticos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) que têm o objetivo avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro.
A partir destas informações, o MEC e as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação podem definir ações voltadas à melhoria da qualidade da educação no país e à redução das desigualdades, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas prioritárias. As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Fabianna Batista - Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...